ricky-brabec-segue-liderando-o-dakar

Piloto da Honda Racing está apenas 42 segundos à frente do piloto de Botsuana, Ross Branch, com a surpreendente Hero 450RR.

Em um ano, onde o Brasil não conta com representares na categoria Motos, o Dakar 2024 segue muito emocionante pelas areias da Arábia Saudita.

ricky-brabec-segue-liderando-o-dakar

A cinco dias do final, a Honda coloca três motos entre as quatro primeiras posições. Após a etapa desta segunda-feira (15/1), Ricky Brabec (Monster Energy Honda) permanece na frente, com vantagem de apenas 42 segundos sobre o surpreendente piloto de Botsuana, Ross Branch (Hero Motorsport Team Rally). Em terceiro vem o chileno José Ignacio Cornejo (Monster Energy Honda), em quarto, o francês Adrien Van Beveren (Monster Energy Honda) e em quinto, o argentino Kevin Benavides (Red Bull KTM Factory Racing), com a KTM mais bem colocada.

O ‘menu’ da Etapa 8 de hoje, com 220 km de ligação e uma especial de 458 km entre Al Duwadimi e Saudar, o rali prosseguia desde o centro em direção ao norte da Arábia Saudita. O início seria em terreno arenoso, mas depois o cenário mudaria, para dar lugar a um terreno rochoso, muito acidentado e com pedras onde seria importante evitar furos.

ricky-brabec-segue-liderando-o-dakar

No primeiro ponto intermediário, Ricky Brabec registrou o melhor tempo provisório com uma vantagem de mais de um minuto sobre os seus perseguidores mais próximos, Toby Price (KTM) e Luciano Benavides (Husqvarna). Abrindo a especial, Nacho Cornejo já tinha perdido mais de dois minutos (mas ganhou 38” de bônus). Um olhar atento teria de ser mantido sobre Pablo Quintanilla, o último dos pilotos do GP de Rally a largar. O chilleno que ontem sofreu problemas mecânicos e perdeu mais de 2 horas e 35 minutos, alcançou o segundo melhor tempo aos 51 km, 58s atrás do líder Ricky Brabec. Ross Branch, que estava apenas um segundo atrás de Ricky Brabec na classificação geral no início da etapa 8, perdia quase dois minutos para o rival americano nesse primeiro ponto intermediário, após 51 km. No segundo ponto intermediário (após 111 km), Nacho Cornejo já perdia quase 5 minutos para Ricky Brabec. O chileno ainda abria o caminho sozinho e com isso somava 1m47’s de bônus de tempo.

BRABEC DILATA DIFERENÇA PARA BRANCH

Na classificação geral virtual, Brabec aumentou a vantagem de um segundo sobre Branch para 3m04s, com 10m11s sobre Cornejo e 15m57s sobre Van Beveren. Os quatro primeiros ainda estavam um pouco à frente dos pilotos das equipas austríacas KTM, GasGas e Husqvarna. As primeiras motos já tinham percorrido 344 km e estavam prontas para iniciar a segunda parte da especial do dia.

ricky-brabec-segue-liderando-o-dakar
16 BRANCH Ross (bwa), Hero Motorsports Team Rally, Hero, Moto, FIM W2RC, action during the Stage 2 of the Dakar 2023 between Sea Camp and Al-‘Ula, on January 2nd, 2023 in Al-‘Ula, Saudi Arabia

Luciano Benavides iniciou a segunda parte da especial abrindo caminho sozinho, ganhando 20 segundos extras após 366 km. Nacho Cornejo, o primeiro piloto a largar esta manhã, foi alcançado pelo argentino após 120 quilômetros e ficando para trás Nacho deixava de receber  bónus. Após 366 km, Ricky Brabec ainda ostenta o melhor tempo com Adrien Van Beveren atrás; o francês recuperou quase 30 segundos sobre o seu companheiro de equipe, ficando 1m29s atrás do americano da Honda.

Mas ao final da etapa, a vitória ficou mesmo com Kevin Benavides (KTM), seguido por seu irmão Luciano Benavides (Hunsqvarna Factory Racing) e com Van Beveren na terceira posição, com Brabec fechando o dia em sétimo.

RICKY BRABEC AINDA LÍDER POR 42 SEGUNDOS

Embora parecesse bem preparado para abrir uma vantagem sobre Ross Branch na classificação geral – uma diferença de apenas um segundo no início da etapa 8 – Ricky Brabec perdeu tempo nos últimos 50 quilômetros. Depois de ter ostentado uma vantagem de mais de 3 minutos sobre Branch no início da especial, no final o americano terminou 41 segundos à frente do piloto da Hero. Na classificação geral, a diferença passou para 42s entre os dois primeiros da classificação geral após oito etapas.

Nesta terça-feira os competidores do Dakar terão pela frente mais 639 km, dos quais, 417 serão cronometrados, entre Hail e Alula.

ricky-brabec-segue-liderando-o-dakar
42 VAN BEVEREN Adrien (fra), Monster Energy Honda Team, Honda, Moto, FIM W2RC, Motul, action during the Stage 5 of the Dakar 2023 around Hail, on January 5th, 2023 in Hail, Saudi Arabia – Photo Florent Gooden / DPPI

Nota: A classificação é ainda provisória, estando dependente de eventuais penalizações e créditos.

Resultado da Etapa 8

1. Kevin Benavides (RA), KTM, 3:35,03 horas
2. Luciano Benavides (RA), Husqvarna, +31 seg
3. Adrien Van Beveren (F), Honda, +1:27 min
4. Jose Cornejo (CHL) , Honda, +1:41
5. Toby Price (AUS), KTM, +2:18
6. Rui Gonçalves (P), Sherco, +2:24
7. Ricky Brabec (EUA), Honda, +4: 08
8 Ross Branch (BW), Hero, +4:49
9. Daniel Sanders (AUS), KTM, +5:10
10. Stefan Svitko (SK), KTM, +5:28

Classificação Geral (após 8 etapas)

1. Ricky Brabec (EUA), Honda, 36:16,31 horas
2. Ross Branch (BOT), Hero, +42 seg
3. Jose Cornejo (CHL), Honda, +4:21 min
4. Adrien Van Beveren (FRA) , Honda, +11:58
5. Kevin Benavides (ARG), KTM, +20:31
6. Toby Price (AUS), KTM, +29:10
7. Daniel Sanders (AUS), GASGAS, +38: 43
8 . Luciano Benavides (ARG), Husqvarna, +39:35
9. Stefan Svitko (ESL), KTM, +1:11,53 h

Fonte: Motosrsport.com

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.

Let’s go together!