Pela primeira vez na história, uma equipe oficial de Big Trails encarou a maior prova de regularidade do off-road nacional.
A equipe Ride Off California fez história ao se tornar a primeira equipe oficial de motos Big Trail a competir no Enduro da Independência, uma das provas de regularidade mais tradicionais e exigentes do motociclismo nacional. A estreia aconteceu na edição de 2025, realizada entre os dias 4 e 7 de setembro, com um trajeto que cruzou diversos municípios de Minas Gerais e apresentou desafios variados ao longo de quatro dias de competição intensa.

Composta pelos pilotos Ney Couto, Danilo Schnetzler, Anderson Oliveira e o convidado especial Gustavo Narciso — que também atuou como embaixador oficial do evento —, a equipe utilizou exclusivamente a Ducati DesertX, modelo que se destacou pelo desempenho robusto e estabilidade, mesmo nos terrenos mais exigentes.
Sob a liderança do chefe de equipe Leandro Camargo, e com suporte técnico de Rodrigo Lima, Eduardo Couto, Edna Oliveira e Juliana Camargo, a Ride Off California obteve resultados expressivos logo em sua primeira participação:

- Ney Couto — campeão de rally e atual vice-líder da categoria Big Trail Pro do campeonato BITES — conquistou o 2º lugar na categoria Big Trail Pro.
- Gustavo Narciso ficou com a 4ª colocação, mesmo em sua estreia em provas de regularidade, destacando o equilíbrio da moto equipada com suspensão Showa Rally Pro e pneus Mitas com mousse.
- Danilo Schnetzler, que finalizou o Rally dos Sertões deste ano na categoria Selfie Big Trail, ficou com a 5ª colocação.
- Anderson Oliveira, em sua primeira prova de regularidade, surpreendeu ao conquistar o vice-campeonato na categoria Big Trail.

Para Leandro Camargo, o feito vai além dos resultados:
“Trazer pilotos para o desafio do Enduro da Independência é mais do que organizar uma equipe, é proporcionar uma experiência inesquecível. Nossa missão é oferecer toda a estrutura de apoio necessária para que cada competidor tenha apenas uma preocupação — acelerar forte e sentir a emoção da prova.”
Além do desempenho dos pilotos, a Ducati DesertX foi um dos destaques da prova. Segundo Guimarães, o modelo se mostrou uma verdadeira máquina de competição:

“A DesertX transita com maestria entre mundos distintos. Seja na rotina urbana, em expedições de aventura ou em situações extremas como um rally ou o próprio Enduro da Independência, ela mostra por que é uma moto extraordinária, pronta para qualquer desafio, sem perder o estilo e a alma Ducati.”
Ney Couto, que terminou como vice-campeão da categoria Big Trail Pro, também celebrou a experiência:
“Foi uma experiência incrível participar pela primeira vez do Enduro da Independência e um prazer enorme representar a Ride Off com a Ducati DesertX. Depois de uma forte queda na 1ª etapa, consegui fazer uma corrida de recuperação, vencendo 5 das 8 especiais e carregando o jaleco de líder por dois dias. No último dia, por apenas um segundo adiantado, acabei perdendo três pontos que me custaram o título. Ainda assim, finalizo com muita alegria, cercado de amigos, risadas, adrenalina e belas paisagens.”

Gustavo Narciso, que foi convidado pela organização como embaixador do evento, celebrou a oportunidade:
“Foi uma honra participar do Enduro da Independência como embaixador e também como piloto da Ride Off California. A moto teve um comportamento exemplar, a equipe foi impecável e o resultado, para uma primeira participação, foi muito acima das expectativas.”
Danilo Schnetzler, que finalizou em 5º lugar, destacou a tradição e a estrutura do evento:
“O Enduro da Independência surpreendeu pela organização e segurança. A estrutura foi muito bem montada, e a presença da equipe médica acompanhando os pilotos durante o percurso fez toda a diferença. Para as Big Trails, os dois primeiros dias foram sem dúvidas os mais empolgantes, com trechos realmente desafiadores, enquanto o terceiro e quarto ficaram um pouco mais leves nesse aspecto. Ainda assim, é uma prova que honra toda a fama e tradição que o seu nome carrega.”
Anderson Oliveira, que conquistou o vice-campeonato em sua categoria, também destacou o apoio da equipe:
“Minha primeira vez em uma prova de regularidade e já tive a chance de estrear no Enduro da Independência. O apoio da Ride Off foi completo, e a DesertX surpreendeu pela potência e ciclística espetacular. Finalizar em segundo lugar foi a cereja do bolo.”
Com uma estreia histórica, resultados expressivos e o reforço de uma máquina consagrada, a Ride Off California não apenas entra para os livros do Enduro da Independência, como também abre caminho para uma nova fase do motociclismo de aventura no Brasil.
Ride Off Califórnia tem patrocínio Mitas / JLCF Seguros / Floweng Engenharia / FLW Indústria / Vila Craton
Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.
Let’s go together!