Com tanque duplo que resulta em 40 litros de capacidade, aventureira promete ainda desempenho e conforto para longas aventuras.
O segmento de motos de aventura de médio porte está em constante expansão em todo mundo e na última edição do EICMA (Salão de Milão), o fabricante espanhol Rieju revelou ao mundo sua mais recente aposta, a Adventura 500, que apresenta como grande destaque sua incrível autonomia de 1.000 km!
Custando 7.531,30 euros (R$ 40038,65 na conversão direta), a Aventura 500 vem equipada com um bicilíndrico paralelo de cerca de 47 cv, e se em termos de desempenho não enche os olhos, encaixa-se perfeitamente na proposta de ser uma moto de longo alcance.
Graças à configuração de tanque duplo, há um volume total de 40 litros para brincar, isso significa que a Aventura foi construída para cobrir mais distâncias do que qualquer outra moto de produção entre reabastecimentos.
O motor de 500 cc da moto é fabricado pela Loncin, um fabricante bem estabelecido que constrói pequenos motores para a BMW desde 2007. É uma cópia direta do testado e comprovado bicilíndrico paralelo de 500 cc da Honda usado na linha CB .
Compartilhar a mesma arquitetura de um motor estabelecido deve fornecer confiabilidade mecânica sólida ao motor, embora não esteja comprovado quão bem o resto da moto resistirá ao uso a longo prazo.
A marca Rieju tem quase um século de história, começando como fabricante espanhol de bicicletas, antes de passar para a produção de ciclomotores em 1945.
Apesar desta ascendência europeia, a Aventura 500 é decididamente de origem chinesa, parecendo ser uma cópia direta da Chongqing Hengjian HJ500-8, uma aventureira exclusiva do mercado chinês.
A moto espanhola traz suspensões totalmente ajustáveis, oferecendo 190 mm de curso em ambas as extremidades, fornecendo regulagens de compressão, retorno e pré-carga ajustáveis – especificações impressionantes dado o preço, embora um pouco menos de curso do que alguns concorrentes.
A altura do assento é razoavelmente baixa, 840 mm – apenas 10 mm mais alta que a Honda NX500. Apenas duas opções de cores estão disponíveis; vermelho ou cinza, e qualquer uma das opções acompanhará rodas calçadas com pneus sem câmara com raios dourados configuradas em off-road, uma combinação de 18/21 polegadas .
O peso seco é estimado em 190 kg. Embora este número ainda não tenha sido confirmado, parece impressionante, dada a instalação padrão de uma proteção do cárter em alumínio, barras do motor, proteções para as mãos apoiadas em alumínio, cavalete central e proteção do radiador.
Infelizmente, nós, brasileiros, apenas sonharemos com esta longa autonomia, afinal, a marca nào tem planos de vender seus produtos no Brasil.
Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.
Let’s go together
fonte: Motorcycle News