Pilotando uma Harley-Davidson Road Glider Special 2019, Oswaldo Fernandes Junior, o Ozzy, descreve a emoção de mais uma grande viagem pelas regiões da Alta Mantiqueira

TEXTO E FOTOS: OSWALDO FERNANDES JR.

A lendária fabricante de motocicletas americana, Harley-Davidson, desenvolveu significativas melhorias para sua linha “Touring 2019”. Demonstrando que em time que se ganha sempre cabe uma renovação, a linha 2019 da Road Glide Special, recebeu melhorias e adequações que proporcionaram melhor ciclística, equilíbrio e controle. A motocicleta recebeu adequações de chassis, acabamentos refinados, tecnologia em faróis “Daymaker” com sistema de ajustes automatizados de angularidade e posicionamento automáticos.

Foi incorporado um novo sistema “Boom Box GTS” de informação e navegação, compatível com o Apple CarPlay, com excelente sistema de sonorização, proporcionando total conectividade aos smartphones. O novo painel TFT colorido agora conta com mais informações, como nitidez, acessibilidade e refinado acabamento. Também foi disponibilizado novas cores contrastantes, modernas rodas e suspensão Showa.  Tudo isto com um “motorzão” Milwaukee-Eight 114, de 1868 cm3, torque de 16,7 kgf.m a 3000 rpm, que empurra toda esta beldade de aproximados 400 kg de peso.

O estilo é de motos com visual contemporâneo, que ultrapassa gerações devido à tecnologia embarcada. Oferece conforto para longas viagens e muita tradição às novas conquistas e aventuras de apaixonados pela vida nas estradas, o verdadeiro jeito americano de se viver a vida. E assim foi comigo.  Aquela primeira volta ao redor, o coração bate forte, a respiração fica descompassada, o suor escorre da testa e a emoção explode. Assim mesmo dou partida aos prazeres e estradas da vida.

CONHECENDO A MÁQUINA

Saindo da grande São Paulo sigo pela rodovia Dutra rumo a região de “Terras Altas da Mantiqueira”, no sul de Minas Gerais.  Ao sair da grande metrópole, é possível perceber e viver as mudanças realizadas na linha 2019 – na verdade todos ao redor percebem, a moto chama a atenção por onde passa e proporciona conversas e novas amizades.  O roteiro possui boas estradas e, ao entrar pela região mineira, as paisagens tornam-se deslumbrantes.

A serra da Mantiqueira possui contrastes de colinas, vales, montanhas, lagos, cachoeiras, tudo isso com um clima agradável, excelente gastronomia, aromas peculiares, com destaque, também, para a fauna e flora regional.  Os mineiros empenham-se em receber bem os visitantes. Povo de fala mansa, com toda calma do mundo e com muita curiosidade sobre a motocicleta, assim vou “proseando” sobre a vida em duas rodas.    Percorridos aproximados 300 km da grande São Paulo até a cidade de Pouso Alto (MG), diversas paradas foram necessárias para curtir e viver sensações de prazer, unindo o motociclismo a novas aventuras pelas estradas.

BELEZA ADMIRÁVEL

A chegada e estadias foram no Hotel SerraVerde, na cidade de Pouso Alto, calorosamente recebido pelo grande amigo e motociclista Carlos, proprietário do estabelecimento. O hotel campestre SerraVerde possui acomodações 5 estrelas em plena área de vegetação nativa, animais silvestres, muita beleza natural em área de preservação ambiental, mas com todo conforto de quem deseja a comodidade de piscina térmica, sauna, passeios a cavalo, trilhas naturais, práticas de esportes e requintada gastronomia. O hotel SerraVerde proporciona merecidos momentos e descanso para renovar energias.

Em 5 dias de viagem, pilotando a HD Road Glider Special foi possível conhecer e desfrutar ainda mais o universo motociclístico pela região mineira. Com a motocicleta, pude visitar e conhecer o parque das águas de São Lourenco, o entardecer pelas colinas de São Sebastião do Rio verde, o mirante de Caxambu, o santuário de Nhá Chica em Baependi, o Morro do Papagaio em Aiuruoca, o Parque Nacional de Itatiaia na divisa com Rio de Janeiro, e claro, percorrer trechos da famosa e histórica estrada Real, onde, por vários quilômetros, a Road Glider Special foi colocada à prova, percorrendo algumas dezenas de quilômetros em estradas e vias de terra, proporcionando ainda mais emoção e aventura.

A serra da Mantiqueira é uma região de beleza natural, boas estradas, inúmeras curvas, intermináveis subidas e descidas, e realmente proporciona grande momentos de introspecção ao pilotar uma grande, em todos os sentidos, grande motocicleta. A sensação de ter total controle da moto, sentir o vento, admirar a beleza da natureza e poder viver tudo isto, acelerando, sabendo que momentos são para serem vividos.  Assim guardo ótimas lembranças e sensações de “Terras Altas da Mantiqueira” a bordo da Road Glider Special. Realmente, experiências inesquecíveis.

É isto aí, nos encontramos pelas estradas, e aquele abraço!

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS:

Veja Também