POR REDAÇÃO

FOTOS: DIVULGAÇÃO

No próximo sábado, dia 23, acontece no Centro de São Paulo um dia inteiro de moto e aventura na casa dos pioneiros da motovelocidade brasileira. Nomes como Edgard Soares, Denísio Casarini, Tucano, Felipe Carmona, Claudio Girotto, Alexandre Barros, entre tantos outros que fazem o orgulho do motociclismo nacional, são todos pilotos com DNA de origem no templo das motos da capital paulista: a rua General Osório e ruas do entorno.

Chamada de “Boca das Motos” ou “Ruas das Motos”, a região é hoje o maior polo comercial de peças e acessórios de motocicletas da América Latina, com mais de 300 lojas, e busca sua revitalização para se tornar também polo cultural e turístico. Um dos caminhos para atingir este objetivo acontece no sábado, em uma semana que São Paulo se transforma na capital da motocicleta (com Salão Duas Rodas – SP Expo/Água Funda – e Feira de Negócios – Shopping Moto e Aventura/Centro).

Pela manhã, os apaixonados por motos têm como opção gratuita a festa da Associação Ruas das Motos. A porta de entrada para a 4º Edição da Festa das Ruas das Motos é a rua General Osório. Os organizadores esperam superar a marca de 15 mil visitantes (número da edição anterior), num dia totalmente dedicado à confraternização de motociclistas, com atrações para toda a família.

O evento traz ações sociais, brindes, grandes marcas, ídolos da motovelocidade, e este ano destaca a participação das mulheres sobre “duas rodas”, que já representam 25% dos pilotos habilitados para motos no Brasil. Entre os nomes femininos que fazem a história do motociclismo nacional estão confirmadas as presenças de Ana Lima, primeira campeã de motovelocidade no país; as mulheres que viveram a aventura de sair do Brasil de moto para conhecer o Deserto do Atacama, no Chile, projeto Rosas do Deserto; Valéria Solitária do Asfalto, que depois de um acidente onde quase perdeu a perna, se recuperou após cinco anos sem poder andar e bateu o recorde nacional numa moto 125cc, rodando 200 mil quilômetros por todos os estados brasileiros; entre outras.

A festa também reúne vários stands de expositores como o da Polícia Militar, que expõe suas motos do policiamento diário (ROCAM), o stand educacional da CET, o de empreendedorismo do Sebrae, exposições de motos antigas, exposição de fotos em homenagem a Airton Senna e grandes nomes do automobilismo, artistas pintando quadros com a temática das motos, exposição de motos customizadas, e personagens que unem amor e relacionamentos pessoais, com suas possantes.

O evento conta ainda com a presença de garotos, portadores de Síndrome de Down, que participam do “Projeto Down é Up”, que usam bicicletas estilizadas e decoradas por artistas renomados para vender doces e gerar sua própria renda. O clima de aventura da festa se completa com manobras radicais da equipe Força e Ação, entre 11h e 13h. Enfim, um sábado completo para os amantes das motocicletas.