O evento, o maior da América Latina e um dos maiores do mundo, vai até domingo (24) no São Paulo Expo

POR REDAÇÃO

FOTOS: DIVULGAÇÃO

As principais novidades e apostas do mundo das motocicletas estão sendo apresentadas no Salão Duas Rodas, maior evento do setor da América Latina, que ocupa pela segunda vez o São Paulo Expo. Para os mais apaixonados, é um momento único de ver e admirar as máquinas mais potentes e desejadas da atualidade. O Salão, além de trazer as novidades do setor, também encanta os fãs do universo das motos com diversos clássicos. Confira algumas das principais atrações:

Triumph – Nova Rocket 3 R – Dona do maior motor em produção do mundo, com 2.458 cm³, e 22,5 Kgf.m de torque a 4.000 rpm, a renovada Rocket 3 R tem 11% a mais de potência que a última versão, são 167 cv. Seus dois faróis característicos agora iluminam por LED e a ergonomia traz conforto e atitude na pilotagem. O requinte do modelo pode ser visto ainda nos coletores de escape esculpidos e nas belas rodas de alumínio fundido.

Honda CBR 650R – É uma máquina com DNA de competição. A nova carenagem integral, com conjunto óptico de dois faróis de LED e a rabeta mais curta e estreita, oferece melhor rendimento aerodinâmico. O motor de 649 cm³ tem desempenho para empolgar qualquer piloto, chegando ao pico de 88,4 cv a 111.500 rpm de potência, enquanto o torque está totalmente disponível (6,13 Kgf.m) a 8.000 rpm. Entre as novidades tecnológicas destacam-se a embreagem assistida deslizante, controle de tração, bengalas invertidas, pinças de freio radiais e painel digital colorido. A CBR 650R é uma máquina para quem curte a pilotagem esportiva em estradas ou em track days.

Um dos destaques no estande da Honda é a RC213V, moto campeã do MotoGP pilotada pelo espanhol Marc Márquez, que possui seis títulos do campeonato mundial de motovelocidade.

Outra moto que chama muita atenção é a Hayabusa, da Suzuki. Ideal para a estrada, possui um design robusto e arrojado. Seu motor entrega muito torque e aceleração sem esforço. De acordo com Diego Toledo, proprietário de uma das concessionárias da Suzuki em São Paulo, a implementação de controle de ABS e controle de potência são os diferenciais. “Isso faz com que ela seja ideal para pilotos mais e menos experientes, além de trazer muito conforto. A moto está entre as três mais rápidas do mundo, com motor original de fábrica. Ela é 2.9 segundos”.

CUSTOMIZAÇÃO

As motos customizadas também tem espaço no Salão Duas Rodas, como vários modelos de Harley-Davidson. A Joe King, que tem como seu grande diferencial a utilização de peças vintage, trouxe para esta edição dois modelos personalizados pelo californiano Max Schaaf.

A Panhead 1957, apesar de contar com motor de 1200 cilindradas e quadro originais, sendo o primeiro igual ao do filme Easy Rider, é totalmente customizada com peças da época. O objetivo é manter o padrão e a estética das motos dos anos 60, porém com um design diferente do que foi comercializado antigamente. Já a Knucklehead 1946 é um modelo muito raro do início dos anos 40, que veio diretamente da Califórnia. Após a customização, ganhou diversos prêmios, incluindo o de melhor moto no The Born-Free Motorcycle Show em 2012. 

A TMC Dumont, projetada por Tarso Marques e sua equipe, ganha nome em homenagem a Santos Dumont. O modelo tem o custo estimado de 1 milhão de dólares. A moto possui motor de avião, design futurista com fibra de carbono, cromados e ligas metálicas nobres em todo o conjunto. Rodas de 36 polegadas totalmente vazadas, pneus de perfil baixo e motor aeronáutico Rolls-Royce Continental V6 da década de 1960 com 300cv de potência, e que motivou o nome da máquina. A moto mais cara do SDR 2019 ganhou o prêmio Daytona Bike Week, evento mais expressivo de customização do mundo.

Teydi Deguchi, sócio-fundador da Shibuya Garage, conta que antigamente era mais comum reproduzir e usar referências internacionais. Hoje o processo é mais artístico, voltado para moda e tendência. “O diferencial é que nenhuma moto minha por exemplo tem a assinatura Shibuya Garage e todo mundo conhece, sabe que nós fizemos, conseguimos criar uma identidade única”.

DREAM LOUNGE

O Dream Lounge, sucesso na última edição do Salão Internacional do Automóvel, ganhou uma versão especial para o Salão Duas Rodas 2019. O espaço tem a participação das marcas: Mercedes-Benz, Shibuya, Johnnie Wash, Audi, Suzuki, Yamaha, Kawasaki e Tarso Marques.

A Ninja H2R da Kawasaki é um dos modelos estrelados no dream lounge –  bateu recorde mundial de velocidade atingindo 337 km por hora. Para pilotar a Ninja H2R a ajuda da eletrônica é fundamental. Para arrancar, conta com o controle de largada, que impede de dar um salto mortal para trás, quando o manete da embreagem é liberado. Tem ajuda do controle de tração em vários níveis, para se adequar a diferentes situações de aderência do piso, minimizando a tendência da roda traseira patinar. Tem também o limitador de velocidade final, regulado em cerca de 315 km/h, embora tenha fôlego para ultrapassar a marca e chegar aos 400 km/h. O banco conta com encosto lombar, prendendo o corpo nas acelerações. O para-brisa é bem inclinado, para ajudar a vencer a barreira do ar, exigindo postura mais inclinada. Mas a posição de pilotagem não exige contorcionismos. Na verdade, é muito confortável, permitindo maior intimidade com o modelo e controle da adrenalina.

Outro modelo destaque do Dream Lounge é a ZUKA – YAMAHA 150cc que teve inspiração na Yamaha Factor 150cc e BMWs R100. O resultado foi seu estilo Brat Style, mistura das motocicletas tipo Cafe Racer e Bobber, populares nos Estados Unidos e Japão.

Os ingressos estão disponíveis no site www.salaoduasrodas.com.br, no site www.totalacesso.com.br e nas bilheterias oficiais da Total Acesso.

ESTACIONAMENTO

Motos – Haverá um bolsão gratuito fora do edifício-garagem, ao lado direito do prédio (haverá sinalização específica). Caso ele lote, haverá um estacionamento exclusivo para motos no 2º andar do edifício-garagem, que é pago: R$ 25. Também haverá uma capaceteria gratuita.

Carros – Carros pagam R$ 55 para estacionar no edifício-garagem, com capacidade para 4,5 mil veículos.

Bicicletas – O local tem um bicicletário gratuito para 431 unidades.

SERVIÇO:

Salão Duas Rodas 2019

De 19 a 23 de novembro (terça-feira a sábado): 14h às 22h.

Dia 24 de novembro (domingo): 11h às 19h, com entrada até às 17h.

São Paulo Expo Exhibition & Convention Center (Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5 – São Paulo/SP). 

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS: