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Surgem rumores de que uma nova esportiva baseada na nova Hornet pode estar em desenvolvimento.

Desde o lançamento da nova Honda Hornet 750 na gringa, existem rumores sobre um modelo mais esportivo que a Honda estaria desenvolvendo. 

Mas agora está começando a parecer que esses rumores são bem fundamentados com o surgimento de um pedido de patente mostrando uma moto com carenagem baseada no motor e chassi do Hornet.

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A Honda é um mestre na arte do compartilhamento de plataforma, criando vários modelos distintos a partir dos mesmos fundamentos. Existem exemplos em toda a linha da empresa, como as linhas CB500, CB 300F/XRE 300 e NC700X/750X, que foram usadas para criar motos incrivelmente diversas em torno de um conjunto comum de componentes. 

Embora a Africa Twin também esteja se mostrando notavelmente adaptável, gerando lá fora a NT1100 e a cafe racer Hawk 11, desde o primeiro dia, a Hornet seguiu a mesma cartilha com o surgimento da Transalp – que está certo de vir para cá em 2024 – com a qual compartilha o mesmo motor bicilíndrico paralelo de 755 cc e chassi com estrutura de aço.

Uma olhada na linha CB500 dá uma indicação clara do que mais poderia ser desenvolvido. Além da roadster CB500F, há a crossover CB500X e a esportiva CBR 500R (ao menos em alguns mercados internacionais), sem mencionar as Rebel 500 e SCL500 motos de caráter custom que usam o mesmo motor em um quadro diferente. 

No Japão, tem-se falado de uma CBR750R com carenagem completa e de uma Hawk 750 mais retrô, com meia carenagem, baseada no chassi e no motor do Hornet, e a nova patente parece estar conectada a uma ou ambas as motos.

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A novidade coberta pela patente revela detalhes relacionados ao posicionamento do tanque de combustível, caixa de ar e fiação eletrônica na área atrás do guidão. O próprio texto também faz referência específica a uma “carenagem dianteira… fixada de forma removível à estrutura da carroceria do veículo usando elementos de fixação” para indicar que a patente não se refere à Hornet 750.

Embora a carroçeria mostrada na patente possa não ser representativa do estilo real da moto, o fato de se referir a uma forma de envolver a caixa de ar e o tanque de combustível de forma mais eficiente parece ser relevante. Quando sobrepomos o desenho da patente sobre uma fotografia da Hornet, a maioria dos elementos-chave do quadro, suspensão e motor se alinham perfeitamente, mas o tanque de combustível da moto com carenagem é muito mais compacto, diminuindo seu perfil para se adequar a um estilo carenado.

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A caixa de ar mostrada na patente também parece ser feita sob medida para uma moto com carenagem, com entradas que se estendem para dentro da carroceria em direção à sua frente, as quais não estão presentes na Hornet.

A ilustração também mostra um assento mais alto, sem o degrau exagerado entre o piloto e o passageiro que está presente na Hornet. Vale lembrar que a Transalp também apareceu em pedidos de patente antes de seu lançamento oficial.

Não há dúvidas de que a Honda tem a MT-07 da Yamaha como rival de sua Hornet 750, e com a Transalp rivalizando com o Ténéré 700 e com a adição de carenagem e guidão baixo, a mesma estrutura poderia facilmente se tornar um modelo “CBR750R” convincente para rivalizar com a Yamaha YZF-R7.

Dada a propensão da Honda de maximizar as gamas de modelos que fabrica a partir de cada nova plataforma, os seumi-guidões e o tanque de perfil mais baixo ilustrados aqui também poderiam ser usados ​​em uma eventual Hawk 750 mais retrô e parcialmente carenada, com estilo semelhante à Hawk 11 exclusiva para o Japão, lançada no ano passado.

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Fonte: Cycle News