Setembro: um lindo mês para visitar vinícolas chilenas

Nessa época, os vinhedos que emolduram a Matetic começam a ficar mais vistosos e os hóspedes do Hotel La Casona acompanham as celebrações em torno das Fiestas Patrias, evento mais importante do país

Texto: Redação
Fotos: Divulgação

Hotel La Casona

Com a proximidade da chegada da primavera, os vinhedos chilenos ficam mais verdes e vistosos, e o aumento da temperatura é mais do que um convite para explorações nas lindas áreas do país tomadas por plantações de uvas. Envolto por parreirais que se espalham por um terreno de 16 mil hectares, o equivalente a 16 mil campos de futebol, a Viña Matetic, com seu hotel-boutique La Casona, no Vale do Rosário, região vitivinícola a 1h20 de carro de Santiago, é justamente um desses destinos tranquilos e charmosos para desfrutar na estação mais aprazível e florida do ano, seja fazendo cavalgadas e passeios de bicicleta ou degustando alguns dos grandes vinhos produzidos ali mesmo.

O dia 18 de setembro também marca o feriado mais importante do Chile, as Fiestas Patrias (festas pátrias), que celebra a primeira forma autônoma de governo surgida no país, a qual foi o primeiro passo para a independência chilena, em 1818. Assim, além de descansar, bebericar e curtir os atrativos do hotel – como a piscina com vista para os vinhedos – os hóspedes do La Casona poderão participar dos festejos, que na propriedade incluem a apresentação de algumas atividades rurais tradicionais. É o caso da “muestra de riendas”, em que os huasos (a versão local dos gaúchos existentes em países como Brasil e Argentina), vestindo seus belos trajes típicos, mostram a profunda relação entre homem e cavalo. Jogos tipicamente chilenos, voltados tanto aos adultos como às crianças, música folclórica e degustação de pratos como “cordero al palo” (cordeiro no espeto) também estão na programação oferecida pelo empreendimento.

Com apenas oito acomodações que levam o nome de cepas de uvas, o La Casona ocupa um casarão colonial centenário que foi cuidadosamente remodelado e elegantemente decorado. E como tudo ali gira em torno do vinho, os visitantes da Matetic têm à disposição um wine bar e uma loja que vende os vinhos da marca e uma série de produtos relacionados, bem como o restaurante Equilibrio. Situado junto a um lago, o espaço capitaneado pelo chef Francisco Guzmán serve comida típica chilena e carnes, tudo preparado com produtos orgânicos colhidos na horta do complexo e que contam com sugestão de harmonização com os vinhos da casa. E, como não poderia deixar de ser, são oferecidos tours diários, com direito a degustações.

Mais informações sobre o La Casona Hotel e a vinícola Matetic podem ser obtidas no site: www.matetic.com, no telefone +56 (2) 2611.1520, no e-mail info@matetic.com ou com os principais operadores e agências de turismo brasileiras.

VEJA TAMBÉM: Sonho e superação: Viagem de moto para o Deserto do Atacama, Chile.

DEIXE UMA RESPOSTA