producao-de-motocicletas-registra-140-mil-unidades-em-setembro

Ano deve fechar com 1,56 milhão de motos produzidas. Setor de delivery e alta cilindrada foram dois dos responsáveis pelo bom desempenho.

O setor de motocicletas deve fechar 2023 com 1,56 milhão de unidades produzidas, o que representa um aumento de 10,6% em relação ao ano de 2022. Esse desempenho, explica o diretor do SIMEFRE (Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários), Hilario Kobayashi, deve-se ao fato de cada vez mais a motocicleta ser sinônimo de acessibilidade, economia e agilidade nos centros urbanos, sendo o modal de mobilidade urbana que mais cresceu em 2023.

industria-produz-mais-de-meio-milhao-de-motocicletas-em-quatro-meses

Para Kobayashi, a manutenção da demanda por logística urbana (delivery) foi um dos responsáveis por este impulsionamento do mercado. Para 2024 as expectativas continuam positivas, uma vez que o cenário macroeconômico aponta para uma melhoria no ambiente de negócios e, aliado a isso, há a expectativa de crescimento do PIB e de menor inflação para o ano.

Outro mercado que reagiu positivamente foi o de alta cilindrada, que registrou crescimento de 13,5% de janeiro a outubro de 2023, na comparação com o mesmo período de 2022, representando um aumento de 3,3% de participação.

Por sua vez em termos de postos de trabalho, o mercado registrou, em relação ao último número divulgado pela SUFRAMA (2022), um acréscimo de 1 mil vagas em 2023, representando um aumento de mais de 6%.

As exportações não seguiram o desempenho da produção. Na comparação com 2022, o número de motocicletas exportadas vem caindo. “Acreditamos que isso se deve ao cenário econômico pelo qual atravessam os países na América do Sul, principais consumidores dos nossos produtos”, comenta. 

industria-produz-mais-de-meio-milhao-de-motocicletas-em-quatro-meses

Até outubro/2023 foram exportadas 30.426 unidades, um recuo de 36% em relação ao mesmo período do ano anterior. A projeção é fechar 2023 com 49.000 unidades exportadas.

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.

Let’s go together