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Marca está desenvolvendo dois modelos com foco no mercado chinês.

Numa era em que o panorama do motociclismo está em constante evolução, a Gilera prepara-se para escrever um novo capítulo na sua ilustre história. A marca do Grupo Piaggio que possui um passado glorioso, planeja um renascimento ousado, ainda que no mercado chinês. Esta estratégia é implementada em colaboração com a joint venture com a Zongshen Piaggio Foshan, que já produz uma gama de motocicletas sob outros nomes do Grupo Piaggio.

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O interesse pela Gilera reacendeu-se em março de 2022, quando surgiram detalhes de um novo projeto que incluía o design de uma motocicleta Gilera equipada com motor V-twin DOHC de 896 cc da Aprilia, anteriormente utilizado nos modelos Shiver e Dorsoduro (agora não mais em produção).

Este motor, alojado num chassis derivado da Shiver, já tinha surgido sob a marca Cyclone da Zongshen (agora Zonsen) através do conceito RA9, iniciando o caminho para a produção de um modelo mecanicamente semelhante com a marca Gilera e um design diferenciado.

Em 2022, foram avistados na China protótipos que pareciam a antiga Aprilia Shiver, mas com a marca Gilera escondida sob fita adesiva. Posteriormente, duas patentes de design foram registradas para uma motocicleta Zongshen-Piaggio.

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Renascimento da Shiver 900?

O primeiro design, semelhante aos protótipos do ano anterior, era praticamente indistinguível da versão mais recente da Aprilia Shiver 900, que saiu de produção no início de 2021 devido aos regulamentos de emissões Euro 5. A patente de design, depositada em junho de 2023 e publicada em novembro, descreve-a como a Shiver 900, revivendo uma motocicleta que estava desaparecida há quase quatro anos.

A segunda patente de design, depositada na mesma data em junho e publicada juntamente com a primeira em novembro, é mecanicamente idêntica, mas apresenta uma aparência revisada, embora com um mínimo de novos componentes.

A seção traseira da moto, o chassis em aço, o motor V-twin, o braço oscilante de alumínio e até o garfo e freios são iguais aos da Shiver. O tanque de 15 litros é o mesmo, mas é reforçado por novos painéis laterais de plástico que se estendem para frente e para baixo, escondendo as laterais do radiador e conferindo à moto um visual mais moderno e agressivo.

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Gilera GLR900

O segundo design, denominado GLR900, não deixa dúvidas de que terá a marca Gilera quando entrar em produção. Possui um novo farol, com duas luzes lado a lado em uma unidade mais compacta do que o par empilhado verticalmente da Shiver original. Há também uma carenagem, acima do farol, que envolve o mesmo conjunto de instrumentos utilizado nas versões mais recentes do modelo da Aprilia.

Embora os tubos de escape sob o assento continuem a ser uma referência a um design de uma época passada, a GLR900 representa um avanço em relação ã Shiver 900.

É improvável que a Gilera traga ambos os modelos ao mercado, pois são mecanicamente idênticos e sem diferenças dos anteriores, levando em consideração a posição de condução, pedais ou guidão, no entanto, parece que a empresa está considerando duas opções de estilo para o modelo de produção.

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Características

Em termos de desempenho, a Shiver 900 original oferecia 96 CV de potência e 9,0 kgf.m de torque máximo e não há razão para acreditar que uma versão remodelada será substancialmente diferente. Se for aprovado para venda globalmente, espera-se que cumpram os regulamentos de emissões mais recentes, o que pode resultar numa ligeira redução no desempenho. No entanto, por ser produzido na China e não na Itália, o que faria co que os custos sejam muito inferiores aos da Aprilia Shiver. 

Resta agora saber se a nova Gilera será vendida globalmente.

Fonte> Moto.it

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas

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