O aparato consegue detectar obstáculos e potenciais riscos na pista e funciona com conexão 5G

O leilão de 5G no Brasil ocorreu há pouco tempo e já estamos pensando no que virá à partir disso. Ainda vai levar um tempo até que a rede toda de antenas necessárias para expandir a cobertura seja implementada, mas algumas empresas já estão contando com a tecnologia no futuro e desenvolvendo aparatos que possam tirar proveito dela. É o caso do trio belga que iremos mostrar aqui.

A Promixus, uma empresa de comunicação e serviços digitais, fez parceria com a Saroléa, outra fabricante belga de motocicletas elétricas, e a ML6, uma empresa de tecnologia especializada em IA, para desenvolver uma solução futurística que evita colisões. Para isso, uma motocicleta elétrica Saroléa foi equipada com um modem 5G e uma câmera HD que permitie identificar obstáculos e pedestres por meio de um algoritmo de IA.

A forma como funciona é relativamente simples, embora a configuração seja altamente dependente do sinal 5G, algo que ainda não é onipresente em todo o mundo. Basicamente, uma câmara frontal transmite imagens em tempo real por meio do modem 5G para a nuvem. A nuvem, na qual o programa de inteligência artificial é carregado, processa e analisa as imagens em tempo real e envia os dados de volta para o sistema de informações da moto. O programa de IA foi desenvolvido pela ML6, empresa que construiu sua reputação com aplicativos de IA.

A etapa seguinte seria integrar o sistema aos recursos de segurança da moto, como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma e avisos para evitar colisões. Talvez o ponto principal deste sistema seja que ele é mais barato e compacto que um sistema de radar e é muito menos delicado, pois é basicamente uma câmera de ação conectada a um modem. Dito isso, ainda falta um bom tempo até que tal aparato possa ser utilizado, pois depende 100% de um bom sinal de 5G para funcionar, algo ainda distante da realidade da maioria dos países no mundo. Mas é legal ver como a nova rede ultrarápida pode ser utilizada para ajudar motociclistas e previnir acidentes de trânsito.

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas

Let’s Go Together! 

Deixe uma resposta