SuperBike Brasil 2017: O bicho vai pegar!

Diversas corridas no mesmo dia misturando várias categorias trazem maior emoção ao SuperBike Brasil

Texto: Guilherme Derrico
Fotos: Gilmar Rose/Luis Felipe/VGCom

Temporada 2017

Os fãs brasileiros de velocidade sobre duas rodas podem comemorar, pois o SuperBike Brasil 2017 vai começar. Serão oito etapas, que vão do dia 23 de abril a 03 de dezembro, a serem disputadas nos autódromos de Interlagos, em São Paulo, Curitiba, no Paraná, e Goiânia, Goiás, podendo sofrer alterações até o final do campeonato. A Copa Pirelli, evento considerado como uma espécie de treino oficial para os pilotos, já começou, e teve as primeiras aceleradas em janeiro. Na ocasião, o campeão foi Danilo Lewis, da equipe Tecfil Racing Team, que somou 66 pontos na tabela classificatória. “Só tenho a agradecer minha equipe, que teve muito trabalho em busca do melhor acerto para a moto. Agora, é ajeitar os detalhes e me dedicar ao máximo para acelerar muito e brigar novamente pelo título”, afirmou Lewis.

Pelas mídias sociais, a Tecfil comemorou o resultado. “Lewis largou em segundo (na 2ª etapa), impôs um bom ritmo no início da prova, mas a partir da quarta volta teve problemas no freio dianteiro e na aderência traseira da moto. Apesar disso, conseguiu o terceiro lugar no pódio, que, somando com o primeiro lugar da última corrida, trouxe a conquista do título da Copa Pirelli SBK 2017!”, divulgou.​

Campeão SuperBike Pro Danilo Lewis (#17), equipe Tecfil Racing Team

Para o SuperBike serão disponibilizados diversos tipos de ingressos, sendo desde as arquibancadas, que são gratuitas, até a visitação aos boxes, que é liberada durante todo o dia da corrida, no valor de R$ 40,00. Pagando essa taxa, os apaixonados pela categoria terão a oportunidade de ver os pilotos de perto e acompanhar a movimentação das equipes. Haverá, também, uma praça de alimentação.

Novas categorias embalam a disputa

Um das novidades para este ano é que diversas corridas serão realizadas no decorrer do mesmo dia, que vão desde a Honda Junior Cup (categoria de 160 cc para crianças de 8 a 16 anos) até a SuperBike – 1.000cc, que é a principal corrida do evento, na qual os pilotos mais conhecidos e experientes, como o campeão da temporada passada, Diego Faustino, e José Luiz Cachorrão, ambos pilotos oficiais da Honda Racing, vão desfilar todo o seu talento. As outras categorias são: SuperSpor 600cc, Copa Kawasaki Ninja 600, Copa Honda CBR 500R, Copa Yamaha R1, Copa Kawasaki Ninja 300, SBK Light e a SBK Master.

Equipes carimbadas da motovelocidade, como a Kawasaki Racing, com os pilotos Wesley Gutierrez e Bruno Corano, também vão marcar presença. A organização fica por conta da Associação dos Pilotos da Motovelocidade (APM).

Iniciantes terão tratamento especial

Para 2017, o SuperBike Brasil terá algumas mudanças, como o lançamento de algumas categorias, sendo a SuperBike Evolution, que andará junto com a SuperBike Light, na qual os pilotos que irão descer da categoria principal vão atuar.

Para os iniciantes, haverá duas categorias, uma de 600 cc e outra de 1.000 cc, chamadas de “Categoria Escola”, destinada especialmente a quem está começando no mundo da pilotagem competitiva e tem o objetivo de evoluir e se desenvolver no ramo.

O evento também conta com duas categorias Stock, uma de 600 cc e outra de 1.000 cc, em que qualquer piloto, independente da experiência, poderá se inscrever, desde que sua moto seja praticamente original.

CALENDÁRIO DE PROVAS – SUPERBIKE BRASIL 2017

23/04 –       1ª etapa – São Paulo/SP – Autódromo de Interlagos

28/05 –       2ª etapa – São Paulo/SP – Autódromo de Interlagos

25/06 –       3ª etapa – São Paulo/SP – Autódromo de Interlagos

23/07 –       4ª etapa – São Paulo/SP – Autódromo de Interlagos

27/08 –       5ª etapa – São Paulo/SP – Autódromo de Interlagos

24/09 –       6ª etapa – Paraná/PR – Autódromo de Curitiba

22/10 –       7ª etapa – Goiás/GO – Autódromo de Goiânia

03/12 –       8ª etapa – São Paulo/SP – Autódromo de Interlagos

(Datas e praças sujeitas à alteração).

DEIXE UMA RESPOSTA