Para marcar a data, a lendária motocicleta ganhou pintura laranja e emblemas alusivos à data
Há 25 a Suzuki revelava a GSX1300R Hayabusa que com ela fez surgir a categoria Ultimate Sport da noite para o dia. Batizada em homenagem ao falcão peregrino japonês – cujo mergulho de caça vertical pode atingir velocidades de 325 km/h por hora – o primeiro quatro cilindros em linha de 1.299 cc da Hayabusa registrou uma impressionante velocidade máxima de 312 km/h, explodindo 0-60 mph (96 km/h) em 2,75 segundos e 0-100 mph (160 km/h) em 5,01 segundos.
Em 1999, isso se traduziu em um título instantâneo de “motocicleta de produção mais rápida do mundo”, embora os últimos anos de padrões de regulamentação tenham de certa forma desafinado um pouco as notas desta melodia.
Seu legado, no entanto, permanece intocado.
a Suzuki Hayabusa 2024 retorna com o 1340cc refrigerado a líquido em linha transversal com DOHC e quatro válvulas por cilindro. Quando testamos a Hayabusa 2022 na estrada, ela produziu 173 cavalos de potência a 9.800 rpm e 106 lb-ft de torque a 6.900 rpm no dinamômetro da roda traseira do Jett Tuning.
“Embora a ergonomia da Hayabusa não seja ideal para longos dias na sela, seu motor macio e cremoso transmite muito pouca vibração ao motociclista e seus enormes silenciadores quadrados reduzem o ruído a um rugido maçante”, escreveu nosso revisor. “Quando está acelerando, o quarteto toca uma música animada, mas, fora isso, o Suzuki soa relaxado e subestimado.”
A Suzuki Hayabusa 2024 também possui uma caixa de câmbio de 6 marchas acoplada a um sistema de embreagem estilo SCAS, entradas Suzuki Ram Air Direct para indução de ar pressurizado, ride-by-wire, o Suzuki Intelligent Ride System com auxílio eletrônico ao piloto, incluindo controle de cruzeiro e o sistema quickshifter bidirecional de três modos e três modos de condução predefinidos e três personalizáveis, entre uma série de outros recursos. A moto tem suspensão KYB ajustável, pinças Brembo Stylema de montagem radial de 4 pistões mordendo discos duplos flutuantes de 320 mm na frente e uma pinça Nissin de 1 pistão e disco de 260 mm na parte traseira. O ABS é padrão.
Exclusivo para o modelo do 25º aniversário do ponto de vista de emblemas e marcas, há um emblema do 25º aniversário e logotipos da Suzuki em relevo no tanque de combustível, logotipos do 25º aniversário gravados em cada silenciador e o logotipo kanji da Hayabusa aplicado às placas da corrente de transmissão. A moto também tem carenagem em preto brilhante, porta-rotores de freio anodizados em ouro e ajustadores de corrente de transmissão, além da carenagem de assento único.
O Modelo do 25º Aniversário Hayabusa vem na combinação de cores Glass Blaze Orange & Glass Sparkle Black, reminiscente de uma das paletas de cores mais populares do modelo Gen II, também destacada com um gráfico especial vermelho em forma de V.
Moto Adventure, a Revista dos Melhroes Motociclistas.
Let´s go together!