Imagens que vazaram na imprensa internacional mostram modelos nitidamente inspirados na Classic 350 e na Himalayan 411.
Há alguns anos, a ideia de que a Honda seguiria as dicas da Royal Enfield no desenvolvimento de novos modelos teria sido ridícula, mas tal é o sucesso recente experimentado pelos recentes lançamentos acessíveis da Royal Enfield que fez acender um sinal de alerta na casa de controle da marca japonesa.
A Honda já compete com a RE na Índia com a linha CB350, mas agora parece que há planos para expandir a linha para mercados mais amplos.
Os modelos do mercado indiano consistem na CB350 de estilo retrô que rivaliza com o Royal Enfield Bullet 350 , o estilo mais ‘padrão’ H’Ness CB350, além da CB350RS de aparência mais resistente, que compete com a Royal Enfield Hunter 350. E todos estes são conhecidos como modelos GB350 em outros países mas que, por enquanto, não são comercializados por aqui.
Mas agora, a Honda parece ter a Himalayan 411 e a Scram 411 em sua poderosa mira, uma vez que imagens recentes que vazaram na mídia internacional revelam que a marca está desenvolvendo modelos inspirados nestas motocicletas, as quais apareceram em pedidos de patente que podemos revelar aqui.
Embora a Royal Enfield tenha introduzido recentemente a Himalayan 450, uma moto muito mais sofisticada que sua irmã 411, com um monocilíndrico refrigerado a água de 40 cv, é a Himalayan 411 refrigerado a ar de 24 cv e a despojado Scram 411 que os novos designs pretendem fazer frente
Ambos os novos modelos parecem compartilhar o mesmo chassi de aço e motor monocilíndrico refrigerado a ar de 348 cc com a linha CB350 existente, o que significa que podemos esperar modestos 20 cv a 5.500 rpm e cerca de 2,5 kfm. a 3.000 rpm de torque, junto com pesos de ordem de marcha de cerca de 180kg.
Esses números não prometem desempenho espetacular, mas, como a Himalayan e a Scram, essas motos terão mais a ver com confiabilidade e acessibilidade robustas do que com velocidade ou manuseio.
A versão de aventura rival da Himalayan vista nos documentos de patente da Honda apresenta um para-brisas elevado e painéis laterais, bem como um para-lamas dianteiro alto e rodas raiadas. Uma estrutura resistente envolve o farol e é aparafusada solidamente ao chassis, também fornecendo proteção para os painéis laterais à frente do tanque de combustível. Qualquer semelhança Não é mera coincidência.
A versão rival da Scram, por sua vez, fica sem a tela ou essas caixas e dispensa o para-lamas alto. É ilustrado com rodas de liga leve em vez de raiadas, mas apresenta o mesmo tanque de combustível e design de assento mostrado na outra versão.
Eles acabam com o estilo retrô dos outros modelos CB350, trocando-os por um formato mais angular e um tanque mais largo e de maior capacidade. As patentes da Honda destacam os suportes laterais aparafusados que podem ser adicionados às laterais do tanque, mostrando três soluções de armazenamento diferentes usando os mesmos acessórios.
Mais ou menos na mesma altura em que estes pedidos de patente foram apresentados no Japão, a Honda elaborou a papelada para registar a marca ‘GB350 S’ no Reino Unido, bem como na Europa, sugerindo que pelo menos um dos modelos GB350 está a caminho para cá.
A Honda não quis comentar o assunto quando a reportagem da MCN perguntou sobre os planos.
Mas e aí, o que achou disso? Deixe nos comentários.
Fonte: Motorcycle News
Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.
Let’s go together