temendo-avanco-da-royal-enfield-honda-vai-lancar-rivais

Imagens que vazaram na imprensa internacional mostram modelos nitidamente inspirados na Classic 350 e na Himalayan 411.

Há alguns anos, a ideia de que a Honda seguiria as dicas da Royal Enfield no desenvolvimento de novos modelos teria sido ridícula, mas tal é o sucesso recente experimentado pelos recentes lançamentos acessíveis da Royal Enfield que fez acender um sinal de alerta na casa de controle da marca japonesa. 

temendo-avanco-da-royal-enfield-honda-vai-lancar-rivais

A Honda já compete com a RE na Índia com a linha CB350, mas agora parece que há planos para expandir a linha para mercados mais amplos.

Os modelos do mercado indiano consistem na CB350 de estilo retrô que rivaliza com o Royal Enfield Bullet 350 , o estilo mais ‘padrão’ H’Ness CB350, além da CB350RS de aparência mais resistente, que compete com a Royal Enfield Hunter 350. E todos estes são conhecidos como modelos GB350 em outros países mas que, por enquanto, não são comercializados por aqui.

Mas agora, a Honda parece ter a Himalayan 411 e a Scram 411 em sua poderosa mira, uma vez que imagens recentes que vazaram na mídia internacional revelam que a marca está desenvolvendo modelos inspirados nestas motocicletas, as quais apareceram em pedidos de patente que podemos revelar aqui.

temendo-avanco-da-royal-enfield-honda-vai-lancar-rivais

Embora a Royal Enfield tenha introduzido recentemente a Himalayan 450, uma moto muito mais sofisticada que sua irmã 411, com um monocilíndrico refrigerado a água de 40 cv, é a Himalayan 411 refrigerado a ar de 24 cv e a despojado Scram 411 que os novos designs pretendem fazer frente

Ambos os novos modelos parecem compartilhar o mesmo chassi de aço e motor monocilíndrico refrigerado a ar de 348 cc com a linha CB350 existente, o que significa que podemos esperar modestos 20 cv a 5.500 rpm e cerca de 2,5 kfm. a 3.000 rpm de torque, junto com pesos de ordem de marcha de cerca de 180kg. 

temendo-avanco-da-royal-enfield-honda-vai-lancar-rivais

Esses números não prometem desempenho espetacular, mas, como a Himalayan e a Scram, essas motos terão mais a ver com confiabilidade e acessibilidade robustas do que com velocidade ou manuseio.

A versão de aventura rival da Himalayan vista nos documentos de patente da Honda apresenta um para-brisas elevado e painéis laterais, bem como um para-lamas dianteiro alto e rodas raiadas. Uma estrutura resistente envolve o farol e é aparafusada solidamente ao chassis, também fornecendo proteção para os painéis laterais à frente do tanque de combustível. Qualquer semelhança Não é mera coincidência.

temendo-avanco-da-royal-enfield-honda-vai-lancar-rivais

A versão rival da Scram, por sua vez, fica sem a tela ou essas caixas e dispensa o para-lamas alto. É ilustrado com rodas de liga leve em vez de raiadas, mas apresenta o mesmo tanque de combustível e design de assento mostrado na outra versão. 

Eles acabam com o estilo retrô dos outros modelos CB350, trocando-os por um formato mais angular e um tanque mais largo e de maior capacidade. As patentes da Honda destacam os suportes laterais aparafusados ​​que podem ser adicionados às laterais do tanque, mostrando três soluções de armazenamento diferentes usando os mesmos acessórios.

temendo-avanco-da-royal-enfield-honda-vai-lancar-rivais

Mais ou menos na mesma altura em que estes pedidos de patente foram apresentados no Japão, a Honda elaborou a papelada para registar a marca ‘GB350 S’ no Reino Unido, bem como na Europa, sugerindo que pelo menos um dos modelos GB350 está a caminho para cá. 

A Honda não quis comentar o assunto quando a reportagem da MCN perguntou sobre os planos. 

Mas e aí, o que achou disso? Deixe nos comentários.

Fonte: Motorcycle News

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.

Let’s go together