Recém-lançada no mercado nacional, a clássica Triumph Speed Twin esbanja beleza, potência e segurança

TEXTO: GUILHERME DERRICO

FOTOS: EDGAR KLEIN / DIVULGAÇÃO

Na metade do mês de junho foi lançada a nova Triumph Speed Twin no mercado brasileiro. Fomos convidados pela marca para participar de um evento voltado aos jornalistas de todo o País, onde a moto foi divulgada. No mês seguinte, tivemos a oportunidade de testar a motocicleta, e as primeiras impressões foram as melhores possíveis. Logo de cara, ao ligar a máquina, já podemos perceber uma coisa: ela não é para qualquer um! Por uma série de detalhes que vamos te contar agora, a nova Speed Twin é recomendada para pilotos experientes.

A moto está equipada com motor de 1200 cc e chega para se juntar ao time de clássicas da Triumph Motorcycles. Podemos dizer que se trata de uma roadster moderna e customizada. Ela oferece uma ergonomia que, combinada com os garfos dianteiros de alta especificação e a suspensão traseira dupla com ajuste de pré-carga, proporciona uma pilotagem bastante divertida. No sistema de freios, as pinças axiais duplas de alta especificação e quatro pistões Brembo na frente com discos duplos e uma pinça flutuante de dois pistões e um disco único na traseira proporcionam um excelente poder de parada.

Para você conhecer mais da nova Speed Twin, vamos destrinchar alguns itens: as rodas são de alumínio fundido de sete raios, com 17 polegadas; pneus Pirelli Diablo Rosso III de alta especificação; ela tem controle de tração comutável e freios ABS padrão; posição de pilotagem confortável, guidão cônico, novos tubos de elevação e novo garfo superior; um novo assento de banco com uma altura baixa, de 807 mm, tornando a moto acessível para todos os tipos de pilotos. Além de tudo isso, a moto teve uma significativa redução de peso de 10 kg.

DESEMPENHO

A nova Triumph Speed Twin conta com um propulsor de 1200 cc High Power 8, um motor duplo paralelo Bonneville, especialmente atualizado para esta versão. Esse motor possui uma manivela de baixa inércia e alta cabeça de compressão. Outras atualizações do motor incluem: nova tampa de magnésio do came, conjunto da embreagem revisado e novas tampas do motor com massa otimizada.Com potência de pico de 97 cv (a 6.750 rpm), a máquina atinge um aumento de 76% em relação à Street Twin de 2016/17 e de 49% em relação à Street Twin 2018. Fora isso, oferece um pico de torque de 112 Nm (a 4.950 rpm).

Os silenciadores ascendentes duplos com envoltório pintado de cetim preto e tampas de extremidade de aço inoxidável, proporcionam um ronco inconfundível. Nesta motocicleta, há um sistema de refrigeração líquida integrado cuidadosamente para minimizar seu impacto visual no estilo retrô, ao mesmo tempo em que obtém emissões limpas e aumenta a eficiência do combustível.

TECNOLOGIADE PONTA

A Speed Twin apresenta um conjunto de respeito em tecnologias voltadas para o piloto, o que ajuda a proporcionar mais controle e segurança na condução. São três modos de pilotagem (Sport, Road e Rain) vinculados ao sistema de aceleração ride-by-wire. Cada um deles possui mapas de aceleração e definições do controle de tração específicas para cada situação. O sistema de freios ABS é muito eficiente. Sobre a iluminação, a moto vem com Farol LED DRL. Os indicadores e a luz traseira LED oferecem uma iluminação bastante eficiente.

O sistema de embreagem foi otimizado para proporcionar toque e sensação de leveza, para facilitar a pilotagem e gerar mais conforto por mais tempo de rodagem.A troca de marchas apresenta controles simples na ponta dos dedos para facilitar o acesso aos principais recursos dos novos mostradores duplos. Tem, também, uma tomada USB para carregar os dispositivos eletrônicos. O painel é um show à parte e seus principais recursos são: configuração do modo de pilotagem; indicador de posição da marcha; hodômetro; configurações de viagem; indicador de serviço; autonomia do tanque de combustível; nível do combustível; consumo de combustível médio e atual; acesso para desligar os controles de tração, relógio, Indicador TPMS e indicador de manoplas aquecidas.

E TEM MAIS…

Essa clássica da Triumph possui um tanque de combustível de 14 litros. O assento do banco tem um estilo customizado. E ainda: configuração mínima do para-lama dianteiro e traseiro com pequena luz traseira; painéis laterais com detalhes de insígnia de alumínio; silenciadores esportivos duplos ascendentes e retrovisores de extremidade de guidão.

A nova Speed Twin está disponível em três cores: Silver Ice/Storm Grey, Korosi Red/Storm Grey e Jet Black. E quanto custa tudo isso? Para ter uma desta você terá que desembolsar a quantia de R$ 47.990,00.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS:

Veja Também