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Dispositivo funciona aquecendo a viseira e promete eficiência mesmo em condições severas. Bateria dura oito horas.

A viseira do capacete embaçada é, na melhor das hipóteses, inconveniente e, na pior, totalmente perigosa. O remédio onipresente é uma inserção de Pinlock e, embora ajude, ainda haverá ocasiões em que você terá que abrir um pouco para dissipar a névoa. 

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Há uma nova solução de uma marca britânica chamada Visin que pretende utilizar um método tecnologicamente mais avançado para resolver o problema e para avaliar se o dispositivo realmente funciona, nossos colegas da Visordown.com colocou o produto em um capacete Shark Spartan GT por vários milhares de quilômetros para ver se o resultado.

Como funciona a inserção da viseira aquecida

O sistema de viseira aquecida Visin é composto por dois componentes principais – o próprio anti-embaçante e uma bateria / unidade de controle de íons de lítio que vai no bolso da jaqueta / calça ou talvez em uma bolsa de tanque. Uma pequena carga de eletricidade é retirada desse pacote e passada através da superfície transparente e condutora da inserção da viseira, aquecendo-a e eliminando o embaçamento. 

Isso realmente funciona? 

Sim. Muito bem, na verdade – é visivelmente mais eficaz do que uma inserção Pinlock, e você logo se verá contando com o Visin, especialmente quando as temperaturas começam a cair e/ou está chovendo. Há algo bastante satisfatório em ver as partes da viseira além da inserção completamente transparente ainda embaçadas, mostrando que a configuração está fazendo o que deveria. 

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A afirmação da Visin de que o sistema limpa um visor embaçado em 20 a 60 segundos parece precisa, assim como a duração da bateria de oito horas. Nesse aspecto, o indicador da bateria é bastante simples – há um LED vermelho que só acende quando faltam 30 minutos de vida útil, acompanhado pela vibração da unidade de controle três vezes. Então, se você estiver planejando um passeio mais longo e perdeu a noção de quanto usou, vale a pena colocá-lo no comando com antecedência para ter certeza de que vai durar definitivamente. 

O botão grande no controlador é fácil de usar através de uma jaqueta grossa (desde que você não o tenha enfiado no bolso do jeito errado!), e o feedback de vibração significa que você sabe que está definitivamente ligado. Desde que o nível da bateria esteja acima de 20%, o padrão é o modo boost de 40 segundos, antes de mudar para o modo ‘Padrão’. O Boost pode ser reativado uma vez a cada 10 minutos pressionando o botão uma vez, enquanto mantê-lo pressionado o desliga, o que é indicado pela vibração da unidade de controle três vezes. 

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A fonte de alimentação é bastante espessa e não é a coisa mais esteticamente agradável, graças à sua caixa de plástico cinza de aparência industrial. Enquanto isso, os fios marrons/azuis que entram na inserção fazem com que pareça um pouco ‘tosco’. Falando com o desenvolvedor Jason Eite, que dirige a controladora Diamons Coatings, ele parecia aberto a ajustes para tornar as versões futuras do produto um pouco mais agradável ​​aos olhos.

O que dificilmente mudará é a espessura da ‘moldura’ ao redor da pastilha. É certo que, embora visível no início, você se acostuma com a presença dela e, eventualmente, torna-se menos perceptível. 

A adaptação é simples e o Visin tem um guia de vídeo prático que é fácil de seguir, e há um encarte de papel incluído na embalagem elegante, quase totalmente sem plástico. No entanto, é necessário cuidado, pois uma vez preso, se não estiver bem colocado, não é possível ‘refazer’ sem estragar o adesivo e potencialmente vincar a inserção. 

Veja o que diz o autor do teste, Matt Robinson: “minha inserção no Shark foi instalada pela Visin em um evento de imprensa, mas para obter a experiência de propriedade adequada, instalei outra em uma viseira Arai e encontrei muito pouco espaço para manobrar graças às aberturas de ventilação”. 

Você deve comprar uma viseira aquecida Visin? 

Os motociclistas de verão, cujas motos desaparecem quando fica frio e/ou molhado, podem ficar felizes em optar por um Pinlock mais barato e mais simples, dispensando as despesas extras e o trabalho pré-passeio de rotear o cabo de alimentação e conectá-lo antes do passeio. Aqueles que estão em cima do muro podem querer esperar e ver se o produto fica um pouco mais bonito de se ver. 

Mas se você gosta de pilotar o ano todo ou acha que o embaçamento é um problema específico, vale a pena considerar o Visin. Certamente faz um trabalho melhor do que um Pinlock, mas é mais caro, com a bateria e um inserto custando £ 179,95 (R$ 1.112,09, ao câmbio de 29/12/2023, sem os impostos brasileiros). As inserções adicionais custam £ 45 (R$ 278) para os estilos ‘esporte’ e ‘enduro’.

Aqui no Brasil não há este produto à venda, mas pode ser adquirido no site da empresa Diamond Coats, acrescentando, claro, o frete para o Brasil, mas a pergunta que fica é: você acha que vale o investimento? Você tem alguma alternativa? diz aí.

Fonte: Visordown

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.

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