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Esta é a preocupação do presidente europeu da Yamaha, quando o assunto é o combustível do futuro.

Com o esforço contínuo para atingir o “net zero” e a proposta de proibição da venda de novas motocicletas movidas a gasolina até 2035 na Europa, o interesse nos combustíveis do futuro nunca foi tão grande.

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Mas com poucas motos “verdes” ainda disponíveis e, entre as “Quatro Grandes” marcas japonesas, apenas a Kawasaki oferecendo motocicletas elétricas e híbridas, ainda não está claro que tipos de motos amigas do planeta podemos esperar dos maiores fabricantes do mundo e quando elas podem estar prontas para se tornarem factíveis.

Para descobrir onde a Yamaha se enquadra na equação, a reportagem da revista britânica Motorcycle News bateu um papo com o presidente europeu da marca, Eric de Seynes – que se tornará presidente do conselho de supervisão da empresa a partir de 2024 – pra procurar entender para onde a empresa está apontando sua visão do futuro da combustão tradicional, juntamente com soluções alternativas mais sustentáveis.

Em maio, a Yamaha anunciou uma parceria com Suzuki, Honda e Kawasaki para o desenvolvimento de futuros motores de combustão a hidrogênio, com apoio adicional vindo da Toyota e Kawasaki Heavy Industries.

Então, no início de dezembro, foi anunciado ainda que a Yamaha apresentará um protótipo de motor de popa V8 a hidrogênio na Miami International Boat Show, de 15 a 18 de fevereiro.

“O hidrogênio é obviamente uma tecnologia de próxima geração, mas requer muita energia [para ser produzido]”, disse de Seynes à MCN. “Portanto, até que o mundo produza mais energia, energia mais limpa, energia verde, o hidrogênio é um sonho.

“Sabemos como fazer uma scooter funcionar com hidrogênio, como funciona e podemos geri-lo. Mas torná-lo real para nossos clientes é outra história. E não estamos sozinhos.”

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Estes desafios também incluem o armazenamento, uma vez que o hidrogênio gasoso exige atualmente três vezes o espaço de um tanque de combustível convencional – um luxo que não está disponível em muitos tipos de motocicletas se quisermos uma autonomia realista.

Da mesma forma, se quiser usá-lo na forma líquida, ele tem um ponto de ebulição natural de -252,9°C, o que significa que precisa ser armazenado criogenicamente, causando problemas de peso e embalagem.

De Seynes continuou: “É também por isso que participamos neste consórcio [de hidrogênio], porque é uma tecnologia avançada e é melhor partilhá-la.

“Faz sentido formar um consórcio e trabalhar em conjunto até que o mercado esteja pronto. Mas, a curto prazo, o motor de combustão interna é a melhor tecnologia que se pode obter. Isso é um fato.”

O chefe da Yamaha também acredita que a eficiência ambiental dos motores de combustão convencionais poderia ser aumentada com a mudança para combustível sintético – mantendo os mesmos motores, mas reduzindo os níveis de poluição criados durante a fase de produção de gasolina.

“A Associação Japonesa de Fabricantes de Automóveis fez um estudo para avaliar o benefício do combustível sintético e [descobriu] que se você usa combustível sintético em vez do mineral há uma redução de 50% da pegada de CO2 do combustível antes mesmo de ser utilizado.

“Assim, podemos reduzir em 50% a pegada de CO2 da tecnologia [atual] nos mesmos motores, se produzirmos gasolina sintética com energia verde perto de onde será consumida.”

Ele continuou: “Acho que continuaremos a melhorar a eficiência dos motores de combustão. Esta é a direção da Euro5 e da Euro5+, e da Euro6… torná-lo cada vez mais limpo.

“Paralelamente estamos desenvolvendo novas tecnologias. Poderia ser hidrogênio; poderia ser eletricidade . Se houver um avanço que possa ser alcançado, especialmente com baterias, então, de repente, será aceitável apostar nisso durante os próximos 50 anos.“Precisamos encontrar o próximo passo. Melhoramos, mas ainda não é suficiente considerar que pode ser uma tecnologia única. É por isso que espero que os governos compreendam e considerem a proibição de 2030/2035, porque todos ficarão encurralados e será difícil. Hoje, não é realista.”

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Solução silenciosa

Apesar de ver mais quilometragem em motores de combustão, Eric de Seynes acredita que há um forte argumento para motocicletas elétricas no centro da cidade .

Ele explica: “Estou convencido de que devemos nos mover com eletricidade nos veículos de mobilidade – na cidade. Por duas razões: primeiro, limitamos as emissões de CO2 onde as pessoas vivem, em termos de saúde. E o principal benefício é o silêncio.

“O ruído é uma verdadeira poluição que temos de controlar melhor. Assim, pelo menos resolvemos o silêncio e as emissões de CO2 onde as pessoas vivem, o que faz sentido.

“Além disso, a tecnologia [elétrica] é mais ou menos aceitável. Se você percorrer de 50 a 80 km por dia, é administrável. E é por isso que, creio, todos os fabricantes irão finalmente acelerar nesta perspectiva”, concluiu.

Fonte: Motorcycle News

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