Roadster de visual retrô e vocação off-road é inspirada em modelo icônico dos Anos 80. Seu motor boxer de 1.170 cc entrega 107,3 cv, traz três modos de pilotagem e ABS de curva.
A BMW Motorrad anunciou o lançamento da nova R 12 G/S, uma motocicleta que combina o charme retrô das roadsters com a capacidade off-road das adventure bikes. Inspirada na clássica R 80 G/S de 1980, a R 12 G/S chega ao mercado europeu com preço inicial de £ 14.420, ou R$106.746,90 (na conversão direta, sem impostos brasileiros).

Equipada com o já conhecido motor boxer bicilíndrico de 1.170 cm³, refrigerado a ar/óleo, a R 12 G/S entrega 107,3 cv de potência a 7.000 rpm e um torque robusto de aproximadamente 11,7 kgf.m a 6.500 rpm. O conjunto mecânico é complementado por um câmbio de seis marchas, com pedal de câmbio ajustável para acomodar botas off-road.
O chassi tubular de aço utiliza o motor como elemento estrutural, incorporando um subchassis traseiro tubular aparafusado e pontos de fixação para bagagem. A suspensão dianteira conta com garfos invertidos totalmente ajustáveis de 45 mm, oferecendo um curso de 210 mm, enquanto a traseira dispõe de um monoamortecedor ajustável com 200 mm de curso, conectado ao tradicional braço oscilante Paralever.



As rodas raiadas são dimensionadas para o uso off-road, com 21 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira, equipadas com pneus 90/90-21 e 150/70-17, respectivamente. O sistema de freios inclui discos duplos de 310 mm na frente, com pinças flutuantes de dois pistões, e um disco único de 265 mm na traseira, ambos assistidos por ABS de curva.
A R 12 G/S oferece três modos de pilotagem de série: Rain, Road e Enduro. Para os entusiastas do off-road, há o pacote opcional Enduro Pro, que adiciona um modo de pilotagem adicional, permitindo a desativação do ABS traseiro e minimizando a intervenção de controles como o anti-wheelie.

O assento individual padrão está a 860 mm do solo, podendo ser elevado para 875 mm com o pacote Enduro Pro. Opcionalmente, a configuração Rallye Seat eleva a altura para 880 mm com a roda traseira de 17 polegadas e para 895 mm com a roda traseira de 18 polegadas.
Com um tanque de combustível de 15,5 litros e peso em ordem de marcha de 229 kg, a R 12 G/S promete ser uma opção atraente para motociclistas que buscam uma moto com estética clássica e desempenho off-road competente. A data de chegada ao mercado brasileiro e os preços locais ainda não foram divulgados pela BMW Motorrad.

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.
Let’s go together!