Nova Yamaha Factor 150 chega ao mercado esbanjando economia. A moto é divertida, fácil de pilotar e possui freios seguros

TEXTO: GUILHERME DERRICO

FOTOS E EDIÇÃO DE VÍDEO: EDGAR KLEIN

Tivemos a oportunidade de testar a nova Yamaha Factor 150. É isso mesmo, afinal, Moto Adventure não roda só motocicletas de alta cilindrada, as médias e baixas também merecem nosso respeito e admiração. Ficamos com a máquina durante uma semana e, a princípio, gostamos do design dela, que é bastante moderno e adequado aos novos padrões. Ela vem de série com freios UBS e rodas de alumínio, o que proporciona mais segurança, junto com pneus Metzeler sem câmara.

O painel é um dos mais completos da categoria e tem indicador de marcha e de combustível, Fuel Trip (sistema que mostra você ainda pode rodar), função ECO (indicação de pilotagem mais econômica), além de velocímetro e conta-giros. A lanterna é um show à parte! Inspirada em motos esportivas de maior cilindrada, a lanterna bipartida é integrada à rabeta, resultando em um design exclusivo.

MAIS ECONOMIA

Com uma ergonomia bastante acertada, a moto possui uma posição de pilotagem mais relaxada. O banco em 2 níveis e espuma de mais densa, é bastante anatômico para piloto e garupa, o que colabora para o um conforto maior. O motor de 150cc também tem seu destaque e é muito econômico. Com opção de uso de gasolina ou álcool em qualquer proporção, possui pistão em alumínio e tecnologia de fundição Cooper Grip, que colabora com a dissipação do calor do motor, melhorando a performance.

Ele gera uma potência máxima de 12,2cv (7.500 rpm), com toque máximo de 1,3 kgf.m / 5.500 rpm, usando gasolina; e 12,4cv (7.500 rpm), com mesmo torque máximo, quando abastecido a álcool. A embreagem é do estilo multi-disco, úmida, contando com um câmbio de 5 velocidades. Vem com sistema de partida elétrica. A transmissão primária é feita por engrenagens, enquanto a secundária roda através de correntes. O peso líquido é de 127 kg. A capacidade do tanque é de 16 litros, sendo 2,2 de reserva. O preço: R$ 9.790,00.

FICHA TÉCNICA:

MOTOR

Tipo SOHC, 2 válvulas, 4 tempos, Refrigeração a Ar

Quantidade de cilindros – 1

Cilindrada real – 150 CC

Diâmetro x curso – 57,3 X 57,9 mm

Taxa de compressão – 9,6 : 1

Potência máxima – Gasolina: 12,2cv (7.500 rpm) | Álcool: 12,4cv (7.500 rpm)

Torque máximo – Gasolina: 1,3 kgf.m / 5.500 rpm | Álcool: 1,3 kgf.m / 5.500 rpm

Sistema de lubrificação – Cárter Úmido

Embreagem – Multi-disco | Úmida

Câmbio – 5 velocidades

Sistema de partida – Elétrica

Transmissão primária – Engrenagens

Transmissão secundária – Corrente

Combustível – Gasolina/Álcool

CHASSI

Tipo do chassi – Diamante

Suspensão dianteira / curso – Garfo telescópico / 120 (suspensão) / 120 (roda) mm

Suspensão traseira / curso – Balança traseira / 92 (suspensão) / 111 (roda) mm

Freio dianteiro – Disco hidráulico | 245 (Ø externo) mm

Freio traseiro – Tambor mecânico | 130 mm

Pneu dianteiro – METZELER/ME STREET 2,75-18M/C (42P)

Pneu traseiro – METZELER/ME STREET 90/90-18M/C (57P)

DIMENSÕES

Comprimento x largura x altura – 2.015 X 735 X 1.095 mm

Distância entre eixos – 1325 mm

Altura do assento – 785 mm

Altura mínima do solo – 175 mm

Peso líquido – 127 kg

Capacidade do tanque de combustível – 16L (2,2L)

GERAL

Cores – Black Eclipse (preto sólido) / Red Hot (vermelho metálico) / Sports White (branco)

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VEJA O VÍDEO QUE FIZEMOS: