Mais atraente, nova Yamaha MT-07 apresenta muita força no torque, leveza e facilidade na condução. As primeiras impressões de pilotagem a bordo dessa máquina você acompanha agora, em Moto Adventure

POR GUILHERME DERRICO E JAN TERWAK

FOTOS: VINÍCIUS ANDRADE / DIVULGAÇÃO

A nova MT-07 (Master of Torque) foi apresentada pela Yamaha à imprensa e a alguns convidados especiais no dia 09 de outubro. Os pilotos foram recebidos no hotel Blue Tree Paulista, em São Paulo, e, de lá foram conduzidos até o centro da cidade, onde uma surpresa os aguardava: um evento com inspiração asiática, com comidas típicas, decoração impecável e o melhor de tudo: várias MTs estacionadas, só esperando a chegada de seus “domadores”.

“Foi um evento fantástico, uma experiência totalmente inovadora. Sobre a moto, podemos dizer que ela é leve e forte o bastante, tanto para andar na cidade quanto para realizar algumas viagens. A segurança que ela passa ao piloto merece destaque. É uma moto muito fácil e divertida de se guiar e conta com freios mais que confiáveis”, diz Laertes Torrens Filho, jornalista que participou da apresentação representando Moto Adventure.

UM POUCO DE HISTÓRIA

A Yamaha MT-07, lançada no Brasil em 2015, chega à sua segunda geração completamente remodelada. O novo design possui linhas arrojadas e agressivas e a proposta é garantir mais conforto ao condutor, com um banco mais largo e ergonômico. O torque, associado ao menor peso da categoria, garante acelerações e retomadas empolgantes, além de agilidade e estabilidade nas manobras.

DETALHES

Disponível nas cores Racing Blue (azul metálico), Matt Gray Fluo (cinza metálico fosco) e Matt Black (preto fosco), a MT-07 2019 estará disponível na rede de concessionárias Yamaha a partir do dia 20 de outubro, com o preço sugerido de R$ 33.790,00 (mais o frete).

O motor é umbicilíndrico em linha, com 689cc do tipo DOHC da MT-07 2019. Possui dois comandos e oito válvulas no cabeçote. Arrefecido a líquido e alimentado por sistema de injeção eletrônica, é capaz de desenvolver uma potência máxima de 74,8 cv a 9.000 rpm e o torque máximo de 6,9 kgf.m a apenas 6.500 rpm. Vale destacar que o motor conta com a tecnologia Crossplane, a mesma utilizada na M1 do multicampeão de MotoGP, Valentino Rossi, que foi pensada para melhorar o torque e a entrega de potência.

PAINEL

O painel e seu posicionamento ao centro do guidão se tornou uma das marcas registradas do modelo. Ele tem display em LCD, é iluminado por LED e totalmente digital. Possui relógio, indicadores de marcha e combustível, conta-giros, hodômetro total e parcial, consumo médio, consumo instantâneo, F-trip (hodômetro parcial de reserva de combustível), temperatura do líquido de arrefecimento, temperatura do ar de admissão e o indicador “Eco”, que mostra quando a motocicleta está consumindo de maneira eficiente o combustível considerando a rotação do motor, ângulo de abertura da borboleta, velocidade e indicador de marcha.

GIRANDO…

A Yamaha MT-07 impressiona! Não é à toa que o nome deriva do termo “Master of Torque”. O motor dessa máquina é muito forte: são dois cilindros em linha, de 689cc, que geram 74,8 cv a 9.000 rpm e torque de 6,9 kgf.m a 6.500 rpm. É um motor que despeja muita potência e torque ao menor giro do acelerador, e responde com maestria aos comandos do piloto. O baixo peso – 183 kg em ordem de marcha – desaparece quando colocamos a moto em movimento e, aliado à cavalaria, resulta em uma ótima relação peso/potência.

A motocicleta é muito fácil de conduzir, seja na cidade, no trânsito pesado, ou nas estradas. A vibração que o motor emite é muito pequena, e até mesmo nas mais elevadas rotações seu comportamento instiga a acelerar cada vez mais. O câmbio é macio, bem escalonado, preciso e definido, aliado à maciez da embreagem, possibilita um uso tranquilo em qualquer situação.

Para testarmos ao máximo a nova MT-07, nada melhor do que colocá-la em estradas sinuosas. Ela desenvolve uma qualidade excepcional quando o assunto é contornar as curvas, resultado do chassi, da curta distância entre eixos e trail, que permite manobras rápidas. A estabilidade em altas velocidades é tão grande quanto a maneabilidade ao fazer as curvas. As suspensões dianteiras têm um acerto firme, enquanto a traseira possui ajuste do retorno e compressão da mola, possibilitando um acerto mais “fino”, o que resulta em maior estabilidade. O conjunto de suspensões copia muito bem as irregularidades do terreno, transmitindo pouco impacto ao condutor.

Os freios param a moto com muita eficácia e segurança. Na frente, são dois discos flutuantes de 282 mm, enquanto na traseira o disco é de 245 mm, equipados com sistema ABS. Pode confiar no sistema de frenagem, que atua com muita agilidade e precisão. A Yamaha MT-07 é uma moto bem acertada em todos os sentidos, adequada à sua proposta, com ótima ciclística, divertida e potente.

COM A PALAVRA, RAFAEL PASCHOALIN!

Em 2019, o piloto Yamaha Racing de corridas de rua, Rafael Paschoalin, chegará à sua quarta participação na subida de montanha Pikes Peak, guiando uma nova Yamaha MT-07. De acordo com Paschoalin, ele optou por competir com essa motocicleta devido à sua agilidade e rapidez.

“A moto é muito estável e firme na trajetória. Com ela, consigo ser bastante rápido e competitivo no trecho sinuoso formado por mais de 20 cotovelos ao longo dos 20 km do percurso do Pikes Peak. Outro ponto que contou a favor da MT-07 é seu baixo peso aliado ao motor cheio de torque. Essa combinação faz com que eu ganhe preciosos segundos nas acelerações ao sair das curvas e, também, contribui para que eu ganhe velocidade, com maior rapidez. A MT-07 é ‘monstra’! Aposto nela para vencer o Pikes Peak”.

FICHA TÉCNICA:

Peso em ordem de marcha (kg): 183

Motor: 4 Tempos / DOHC 8 válvulas / Arrefecimento líquido

Cilindradas (cm³): 689

Torque máximo (kgf.m/rpm): 6,9 / 6.500

Potência máxima (cv/rpm): 74,8 / 9.000

Tipo de combustível: gasolina

Capacidade do tanque: 14 (2,7L)

Câmbio: 6 velocidades

Preço sugerido: R$ 33.790,00 (mais o frete)