Embora seja visualmente parecido com a primeira geração, nova scooter de entrada da marca dos três diapasões passou por um processo de mudança que a alterou do farol à lanterna.
Texto: André Ramos Fotos: Stephan Solon/Divulgação Yamaha
À primeira vista, você pode pensar que a NMax 160 ABS 2021 não mudou muito, mas não se deixe enganar: é uma nova scooter. Apesar do visual não ter sofrido uma profunda alteração, este está mais fluido, com menos quinas; a iluminação agora é em LED, com a nova lanterna bebendo na fonte da irmã maior XMax 250 ABS – os piscas dianteiros também mudaram seu desenho mas continuam com lâmpadas halógenas, entretanto, agora contam com pisca-alerta.
Agora o painel é retangular em LCD, muito mais informativo e fácil de ler. Agora, toda a comutação de informações é feita através de uma chave no punho esquerdo. Estão presentes hodômetro total e dois hodômetros parciais, relógio e o computador de bordo indica o consumo instantâneo de combustível, nível de carga da bateria, temperatura do motor e a hora da troca da correia do CVT. Além disso, o painel traz informações curiosas, como o momento em que o sistema de válvulas variável (VVA) está funcionando.
Agora a NMax 160 ABS passa a contar com chave keyless, eliminando o contato/ignição: para ligar a NMax agora, basta estar com a chave no bolso.
Novo motor
Embora não tenha recebido alteração em sua cilindrada, o motor da NMax 160 ABS 2021 foi totalmente reformado. Para atender à norma Euro 5, ele ganhou aumento na taxa de compressão e melhorias no sistema de arrefecimento. Outra novidade foi a adoção do sistema “Stop & Start”, (que pode ser desligado pelo condutor) que desliga a scooter após 1,5 s de paralisação. Para implantar o sistema, a Yamaha eliminou o motor de arranque e adotou uma central eletrônica batizada de SGCU (Unidade de Controle de Geração de Energia e Partida), que através de um estator, inverte a polaridade do motor, fazendo-o entrar em funcionamento.
Outras novidades são o assento mais amplo, tanque 0,5 litro maior (de 6,5 litros para 7,1 litros), novo porta-objetos com tampa, tomada 12V e novas rodas, mais leves que as anteriores (dianteira – 530g | Traseira – 710g).
Um novo chassi também foi adotado. Com novo desenho e fabricado com tubos mais grossos, reduziu o número de soldas para ampliar a rigidez torsional, além de conferir mais espaço para os pés na plataforma. De quebra, as suspensões foram recalibradas e novos amortecedores traseiros, adicionados.
A NMax 160 ABS 2021 será vendida em três cores: o azul metálico (Navy Blue), o preto fosco (Midnight Black) e o branco (Sports White), e chegará à rede de concessionárias da Yamaha na primeira quinzena de dezembro ao preço público sugerido de R$ 14.990 + frete.