O final do Rally Dakar 2022 em Jeddah, Arábia Saudita, encerra a histórica associação de 44 anos da Yamaha com a classe de motos de 450cc no Rally Dakar e no Campeonato Mundial de Rally Cross-Country da FIM.

A Yamaha é a única marca que esteve em todos os Rally Dakar desde o seu início, com o francês Cyril Neveu a conquistar a vitória aos comandos de uma Yamaha XT500 na primeira edição, em 1979, em em 1980 também! A lenda do Dakar Stéphane Peterhansel obteve um recorde de seis vitórias para a Yamaha na década de 1990, com o italiano Edi Orioli acrescentando ao sucesso da Yamaha na África com a vitória na edição de 1997.

Nos anos mais recentes, a exclusiva WR450F 2-Trac obteve sucesso na categoria de Super Production 400cc, terminando como o melhor da classe nas corridas de 2004 e 2005 com David Frétigné. Na primeira edição sul-americana de 2009, com a moto em terceiro lugar na geral, Hélder Rodrigues também terminou no pódio em 2011 e 2012, antes de Olivier Pain ficar em terceiro, em 2014. Para 2015, a Yamaha trouxe uma novíssima WR450F Rally, com o Monster Energy Yamaha Rally Team chegando perto do pódio em várias ocasiões, com Adrien Van Beveren perdendo a vitória da edição de 2018 a poucos quilômetros do final.

Com 44 Ralis Dakar no currículo, a Yamaha deixará de correr no evento com a Rally WR450F, mas continuará a marcar presença na categoria SSV apoiando os pilotos com o seu protótipo YXZ1000R, que correu nas edições de 2021 e 2022 do Rally Dakar, terminando em 2º e 6º como parte do programa de desenvolvimento contínuo. Em duas rodas, o foco mudará para atender aos requisitos em evolução dos clientes no setor off-road, considerando a futura introdução no novo Ténéré World Raid.

A Yamaha gostaria de agradecer a todos os envolvidos na organização do Rally Dakar, a equipe, os pilotos e os patrocinadores que trabalharam com o fabricante nas últimas quatro décadas e trouxeram tanto sucesso e muitas emoções.

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas

Let’s Go Together!