Yamaha-YZF-R3-Monster-Edition

Uma esportiva versátil e pronta para encarar as pistas ou os desafios do dia a dia.

Texto: André Ramos

Fotos: Edgar Klein/divulgação

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A versão Monster Edition reproduz o espírito racing do Mundial de MotoGP nas ruas

Nos últimos 15 anos, o mercado brasileiro experimentou um boom no número de modelos oferecidos ao consumidor. Hoje existem opções para agradar a praticamente todos os tipos de motociclistas e bolsos de clientes e entre estas, hoje falaremos da Yamaha YZF-R3, em especial, da versão Monster Edition.

Esta, na verdade, é a segunda geração da moto, que foi lançada inicialmente em 2015 no Brasil em evento que contou à época, com a presença do bicampeão mundial de MotoGP Jorge Lorenzo, que veio ao país especialmente para prestigiar a chegada da motoquinha e dar uma força em sua campanha de marketing.

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A primeira YZF-R3 já chegou com visual irado e um pacote muito equilibrado, que fez dela a campeã de vendas de sua categoria

Mas a moto não se destacava somente por sua propaganda – muito pelo contrário! Trazendo um visual bastante agressivo, o modelo carenado carregava a herança da linhagem YZF, destinada às motos de alto desempenho esportivo da marca, que automaticamente, conectava-se à memória afetiva dos brasileiros pela R1.

A receita ciclística era simples, mas eficiente: quadro tubular de aço, suspensão dianteira telescópica e traseira monoamortecida, rodas de alumínio de 17″ calçadas com pneus 110/70 na dianteira e 140/70 atrás, enquanto que os freios contavam com discos nas duas rodas. À época, ainda havia a versão com ABS, que tinha preço diferenciado em razão do diferencial. Uma carenagem se encarregava de envolver todo o pacote, arrematando o conjunto e dando aquela pitada esportiva à motocicleta.

Mas nada disso adiantaria ou faria sentido, se o motor não tivesse o fôlego esperado, mas tão logo os brasileiros começaram a experimentá-la, vieram os elogios. Seu coração mecânico era um bicilíndrico de 320,6 cm3, arrefecido a líquido e alimentado por injeção eletrônica, que entregava generosos 42,01 cv a 10.750 rpm e torque máximo de 3,02 kgf.m a 9.000 rpm, números suficientes para proporcionar muita diversão tanto a quem já tinha intimidade com tocadas esportivas, como para quem estava começando, bem como àqueles que queriam apenas ter uma moto de caráter esportivo para agradar a sua predileção por este tipo de moto mas que nunca tinha conseguido por conta do preço e da manutenção das superesportivas.

Foi um sucesso! Provando ser uma moto esperta o bastante para dar canseira em motocicletas maiores em pistas e em estradas curvilíneas, a YZF-R3 tornou-se uma das queridinhas deste mercado, conquistando o seu espaço neste segmento bastante concorrido e solidificando-se como um importante modelo dentro do line up da marca aqui no Brasil. Nos últimos anos, assumiu a liderança como a esportiva mais vendida, segundo o ranking da Fenabrave e até novembro de 2020, mantém-se no topo, com 1.406 unidades comercializadas.

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Segunda geração

E foi justamente esta importância para a marca e reconhecimento do público que fizeram a Yamaha apresentar ano passado a segunda geração da motocicleta, o que aconteceu em agosto do ano passado.

As mudanças tiveram o poder de deixar a motocicleta com uma aparência ainda mais agressiva e bastante contemporânea. A carenagem foi redesenhada, ganhando novos faróis com lâmpadas em LED – mesmo tipo de iluminação empregada na lanterna e nos piscas. Mas a mudança não foi somente estética: inspirado na YZR-M1 do Mundial de MotoGP, o novo design melhorou sua penetração aerodinâmica, o que resultou em um aumento na velocidade final de 8 km/h, mesmo sem qualquer alteração no motor.

Os semi-guidões também tiveram papel nesta equação, já que foram rebaixados em 22 mm, deixando a posição de pilotagem um pouco mais agressiva. O tanque de combustível também foi modificado e ficou 31,4 mm mais largo, para melhorar o contado das pernas do piloto com a motocicleta, embora não tenha sofrido aumento em sua capacidade volumétrica e continuar recebendo até 14 litros de gasolina.

Um novo e moderno painel foi adotado para marcar esta nova geração da moto. Totalmente digital e oferecendo excelente legibilidade, passou a trazer shiftlight para ajudar o piloto a realizar as trocas de marcha.

Mas tão impactante quanto estas mudanças – ou até mais, dependendo do ponto de vista e do uso a ser dado à moto – foi sua suspensão dianteira. No lugar do garfo convencional, entrou uma invertida com as canelas superiores pintadas de dourado, que ampliaram ainda mais a vocação racing da pequena esportiva.

Utilizado em motos de alta performance, tanto on como off-road, este tipo de suspensão é menos sujeito a sofrer torções em trocas de direção, ampliando a estabilidade da motocicleta e apresenta 130 mm de curso.

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Monster Edition

Para esta nova geração da moto, a Yamaha não preparou um novo motor e nem alterações no âmbito mecânico, mas para reforçar a alma esportiva da motocicleta e deixar seus fãs ainda mais conectados com o mundo das pistas, a marca passou a oferecer aqui no brasil a versão especial Monster Edition, que complementa as duas de série oferecidas nas cores azul ou vermelha fosco.

Mesclando o preto com o azul, esta série traz em sua carenagem um conjunto de gráficos alusivos à equipe Yamaha Racing que compete no Mundial de MotoGP, apresentando seus principais patrocinadores. Além da garra verde da marca norte-americana de energéticos, também estão presentes no livery a petroleira Eneos e a Yamalube, empresa de lubrificantes que pertence à Yamaha e segundo a Yamaha, esta versão custa R$ 500 a mais que a standard: R$ 24.490, contra R$ 23.990.

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O médico ortopedista Aleksandro Ferreira escolher recomeçar no mundo das duas rodas com a R3 Monster Edition. “Tem o estilo esportivo que gosto, mas ao mesmo tempo, é uma moto fácil de conduzir”

Recomeçando

O médico ortopedista Aleksandro Ferreira, de 39 anos, sempre gostou do estilo das motos esportivas. Fã declarado da MotoGP, começou a andar de moto no interior em motocicletas fora de estrada e após muitos anos afastado do mundo das duas rodas, encontrou na YZF-R3 Monster Edition a possibilidade de reencontrar-se com a paixão da sua juventude.

“Essa é a minha primeira motocicleta e escolhi esta moto porque é bonita, tem o estilo esportivo que gosto, mas ao mesmo tempo, é uma moto fácil de conduzir, por ser leve, baixa e com um motor com entregas dóceis em baixa, mas vigoroso em alta”, analisa.

“Ela me acolhe em todos os sentidos e eu não poderia ter começado melhor. Ela me atende em tudo, vai para onde quer que eu vá, o que me dá a confiança necessária para este meu recomeço, sem contar que tem este design da equipe oficial da Yamaha”, encerra.

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Puro sangue racing

Mas se por um lado a YZF-R3 atende quem está voltando a dar suas primeiras aceleradas, transmitindo a confiança necessária que este período requer, por outro, a moto é capaz de transformar-se em uma verdadeira moto de competição com pouquíssimas alterações e assim, oferecer a performance exigida por quem busca os mais altos níveis de entrega que uma competição exige.

E foi para provar que sua motocicleta seria capaz de transitar em universos tão distintos que a Yamaha criou a Yamalube R3 bLU cRU Cup, competição destinada a pessoas de todas as idades, tanto para quem esta começando, como para quem já tem bastante experiência em pista.

Para começo de conversa, as motos não ficam com os pilotos ou suas equipes: para evitar que algum espertinho promova mudanças que podem alterar o equilíbrio da categoria, todas as motos ficam sob responsabilidade da AD78, empresa que pertence ao ex-piloto Alan Douglas, que se encarrega de guardá-las e levá-las às provas.

Falando em mudanças, as poucas possíveis de aconteceram estão na carenagem, linhas de freio, pedaleiras, semi-guidões e mesas, escapamentos e pneus: os originais são substituídos pelo Pirelli Super Corsa. Um protetor de manete é instalado no freio, para impedir que algum toque eventual venha provocar uma freada involuntária. E só!

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“O motor da motocicleta já oferece a performance que buscamos, pois se começássemos a mexer nele, ficaria uma categoria muito cara e este não é nosso objetivo: o objetivo aqui é formar pilotos”, afirma Alexandre Ramos, responsável pela área de treinamento e de preparação de motocicletas da Yamaha.

“É uma moto muito confiável, que você consegue fazer o que quiser em cima dela”, garante Enzo Maccapani, de 16 anos, que é um dos pilotos que brigam pela ponta da categoria. “Os freios são muito confiáveis, as suspensões são muito boas, transmitindo segurança nas curvas e estabilidade em retas e a cada vez que ando, sinto-me mais seguro e preparado para brigar pela vitória”, assegura a jovem promessa das pistas.

É por tudo isso que a Yamaha YZF-R3 Monster Edition é uma motocicleta que caiu no gosto do brasileiro; uma moto versátil, leve, fácil de pilotar nas ruas mas que com sutis mudanças, já se torna uma máquina de competição, pronta para entregar performance de sobra para quem busca por diversão com segurança e muito estilo.

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