yzf-r1-e-yzf-r1m-podem-estar-com-os-dias-contados

Segundo a imprensa britânica, icônicas esportivas podem deixar de ser fabricadas por conta de limitações para atenderem à Euro5+

Foi relatado que a Yamaha pode descontinuar a produção de sua icônica superbike YZF-R1 na Europa, incluindo o modelo R1M, que vem equipado de fábrica com itens especiais de competição. Esta decisão foi atribuída à falta de atualizações para cumprir os últimos regulamentos Eu5+. Se confirmada, esta mudança marcaria o fim da icônica R1, lançada pela primeira vez em 1998, e poderia deixar a Yamaha sem um modelo de produção na categoria de litros num futuro próximo.

yzf-r1-e-yzf-r1m-podem-estar-com-os-dias-contados

De acordo com um comentário oficial citado em vários relatórios da Yamaha UK (Reino Unido), foi dito que: “a Yamaha Motor Group tomou a decisão de não desenvolver uma versão EU5+ da Yamaha R1 ou R1M, concentrando-se em outras estratégias de negócios e produtos de médio prazo que fornecerão oportunidades futuras.”

O prazo para a venda de motocicletas que não cumpram a norma Euro5+ será 2025, enquanto a regulamentação Euro6 não deverá chegar muito mais tarde nesta década.

Isso não significa que as motos de corrida baseadas na R1 desaparecerão tão cedo. A Yamaha R6 foi descontinuada em 2021 como modelo de estrada, mas ainda está disponível para venda como moto de pista no Reino Unido, sublinhando a sua popularidade entre os entusiastas de track-day e de corridas graças ao seu fácil manuseio e regimes de motor de alto desempenho.

yzf-r1-e-yzf-r1m-podem-estar-com-os-dias-contados

O mesmo poderá ser o futuro da Yamaha R1 e R1M, visto que são muito populares em diversos campeonatos internacionais, como WSBK, BSB e MotoAmerica . O tempo dirá para que lado sopra o vento, considerando que alguns regulamentos exigem aprovação de estrada para competir no campeonato. 

Mais detalhes provavelmente serão revelados nos próximos meses.

Nós, que há muitos anos já não contamos com a R1 entre nós, não nos afetará em nada, mas será uma pena se este ícone do mundo da velocidade deixar as linhas de produção.

Não acha? Diz aí.

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.

Let’s go together!