A marca japonesa Yamaha apresentou a versão 2018 da YZF-R3 ABS, motocicleta que, além de ser vendida ao público, possui uma categoria especialmente dedicada a ela no SuperBike Brasil, maior campeonato de motovelocidade das Américas

POR GUILHERME DERRICO
FOTOS: ALEXANDRE MOREIRA/DIVULGAÇÃO

A Yamaha lançou no fim do mês passado a nova YZF-R3 ABS em um grande evento realizado no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, e Moto Adventure esteve lá! Essa superesportiva apresenta muito estilo, tecnologia e performance que emociona qualquer piloto. O modelo 2018 conta com melhor balanço entre desempenho e agilidade, perfeita para quem deseja mais esportividade no seu dia a dia.

Essa motocicleta traz ABS de série nas duas rodas e três novas combinações de cores: Racing Blue, inspirada nas motos de competição mais recentes da Yamaha; R-White, para quem deseja esportividade com um estilo mais elegante; e a nova cor Matt Black, que traz a tendência global da pintura fosca. A máquina também conta com a “Revisão Preço Fixo Yamaha”, e chega a partir de R$ 23.290,00. De acordo com o jornalista Marcos Barros, a moto é perfeita! “A motocicleta é muito boa. Os freios funcionam muito bem e a aceleração é bem forte. Chegamos aos 170 km/h no auge do teste ride. Para fazer curvas, a R3 é perfeita. O que mais gostei nela foi o equilíbrio apresentado entre todas as funções disponíveis”, afirma Barros.

Integrando os faróis duplos e uma luz de posição exclusiva, o design agressivo da carenagem dianteira foi desenvolvido em camadas, que percorrem pelas laterais direcionando o fluxo de ar com o mínimo de resistência, enquanto também arrefece o motor, que é um bicilíndrico de 321cc, 42cv e 3,02kg de torque, sendo 2 cilindros em linha 4 tempos, DOHC arrefecimento líquido, e 4 válvulas por cilindro. Ospistões são forjados em alumínio cilindro com tecnologia DiASil Yamaha: 80% de Alumínio e 20% de Silício.

Painel e chassi

O painel é iluminado por LED, Shift Light, tem conta-giros analógico, indicador de marcha, nível de combustível,temperatura da água, relógio, hodômetro total e dois parciais, indicador de troca de óleo e consumo médio e instantâneo de combustível.O chassi é do tipo diamante, fabricado com tubos de aço de alta qualidade, resistência e com ótimo acabamento. É leve, slim, compacto e sustenta o melhor equilíbrio entre força e rigidez, garantindo maior estabilidade.As linhas aerodinâmicas permeiam por toda a moto até a traseira, que exibe um recorte elevado, remetendo leveza e modernidade ao revelar sua lanterna em LED.

FICHA TÉCNICA:

MOTOR

Tipo – DOHC, 4 tempos, 8 válvulas, comrefrigeração líquida

Quantidade de cilindros – 2

Cilindrada real – 321 cm³

Potência máxima – 42,01 cv / 10.750 rpm

Torque máximo – 3,02 kgf.m / 9.000 rpm

Câmbio – 6 velocidades

Sistema de partida – Elétrica

Combustível – Gasolina

CHASSI

Tipo do Chassi – Diamante

Suspensão dianteira / curso – Garfo telescópico / 130mm (Roda)

Suspensão traseira / curso – Balança traseira tipo Monocross / 120mm (Roda)

Freio dianteiro – Disco hidráulico com sistema anti bloqueio (ABS) / 298mm

Freio traseiro – Disco hidráulico com sistema anti bloqueio (ABS) / 220mm

Pneu dianteiro – METZELER 110/70 – R17M/C 54H

Pneu traseiro – METZELER 140/70 – R17M/C 66H

DIMENSÕES

Altura do Assento – 780 mm

Peso Líquido – 170 kg

Capacidade do tanque de combustível – 14L (3L Reserva)

Cores:  Matt Black (Preto Fosco), R-White (Branco metálico) e Racing Blue (Azul metálico)

Preço sugerido: R$ 23.290,00

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS: