Grande apoio ao turismo e ao motociclismo com a presença da Boat & Bike Global Adventurers e Harley-Davidson

POR CLAUDIA TERRA

FOTOS E VÍDEO: BOAT & BIKE GLOBAL ADVENTURERS

A primeira feira esportiva internacional aconteceu no Centro de Exposições Anfas, na cidade de Antalya, na Turquia, de 22 a 26 de março deste ano. O evento teve a presença de 32 países, e contou com empresas locais e estrangeiras de diversos setores. E teve moto turismo, com a presença da Boat & Bike Global Adventurers. A feira foi um grande acontecimento que movimentou e fortificou o setor no país e teve ampla cobertura da mídia local e internacional. O governador de Antália, representantes do Ministério das Relações Exteriores da Turquia, Embaixadores do México e de Cuba também participaram.

A Harley-Davidson Antalya Dealer, HOG Antalya Chapter e HOG Bosphorus, de Istambul, foram destaques junto com a Boat & Bike Global Adventurers. Eles estiveram em um mesmo estande, que estava muito organizado e decorado com motocicletas, sendo: 1 Sportster 1200 Custom (cor azul projetada para drives de longo alcance), 1 Dyna Street Bob (1800 Custom Predator modificado), 1 Sportster 1200 XL (versão original) e 1 Sportster Forty-Eight (versão original), além de 2 Hondas compostas por 1 Pan European 1200 e 1 Excalibur Honda CVR (modificado custom 650), e 1 Suzuki GCXR 750 (modificado sob encomenda).  As motos expostas não estavam disponíveis para venda. O estande atraiu muitos visitantes para tirar fotos com as motocicletas, além de também poderem conhecer os serviços da Global Bike.

A Boat & Bike Global Adventurers, criada este ano, é uma empresa com novo conceito, ou seja, é um consórcio empresarial internacional, formada por algumas empresas especializadas na realização de tours com motocicletas e barcos. Todos as empresas associadas são especializadas e com grande experiência na realização de tours para motociclistas e locação de motos. “Nós oferecemos passeios combinados com barco e motocicletas, bem como somente com barcos ou motos na Turquia. Temos rotas pela estrada Trans Siberiana e na Moscou-St. Estrada dos lagos de Petersburgo, na Rússia, BeSt. Petersburg Motorcycle Days, em São Petersburgo (Ex St. Petersburg Harley-Days, este ano muda o nome por causa da decisão política), Nord Cape Road (Finlândia, Suécia, Noruega, Rússia), Tour Sul-Americano a partir de Rio de Janeiro ou São Paulo até o Uruguai, Argentina e de volta ao Brasil). Também estamos trabalhando em tours com a Argentina (Patagônia), África do Sul, Namíbia e Nova Zelândia, diz Murat Pura. Sempre há novas rotas”, diz um dos organizadores.

Murat é proprietário da Neslisah Yacht AS, que realiza tours de barco, criada em 2016. Ele é piloto comercial há 37 anos, atualmente voa pela AirPlus Aviation SA. “No passado, preparamos voos entre Israel e São Paulo ou Rio de Janeiro. Assinamos acordos com a Avianca Brasil. Formamos a Air Plus Aviation em São Paulo, mas as regras e regulamentos da ANAC no Brasil não nos permitiu ir mais além e, à medida que a situação política se tornou instável, congelamos nossos planos no país”, conta.

“Eu piloto moto desde 1976, ano que comprei minha primeira Harley-Davidson, uma Panhead 1952. Ainda tenho essa moto e adoro isso. Às vezes eu até rodo alguns quilômetros com ela. Naquela época não havia HOG. Havia Harley-Davidson Clubs em diferentes países. O HOG chegou em 1983 e hoje tem 36 anos. Eu sou mais velho que o HOG. Já fiz algumas viagens de moto no Brasil, como a rota entre Porto Alegre e São Paulo. Pilotei de São Paulo para o Rio de Janeiro, de Recife para Fortaleza. Mas nenhum deles foi organizado. Um amigo meu que tem duas Harley-Davidson, uma Ultra Limited Low e uma CVO Limited, me emprestou uma delas e nós rodamos juntos. Foi divertido! Eu adoro o Brasil. Esta é uma terra em que eu me sinto em casa. Eu amo as pessoas e vejo muitas semelhanças entre turcos e brasileiros”, comenta Murat.

E ele continua. “Minha Harley-Davidson favorita é a que eu estou usando agora. É uma Sportster 1200 Custom personalizada, produzida pela Akrep (Scorpion) Customs, na Turquia. Eu completei 43.000 km com esta moto, dentro de um período de 14 meses. Não tem problema nenhum. Ela é como uma moto feita para mim, meu tamanho, meu estilo de direção, muito conforto, até mesmo mais do que teria com a nova CVO, que é uma moto excepcional com um motor Milwaukee Harley-Davidson. Se eu tivesse que comprar uma H-D agora, seria uma CVO Limited”.

A ideia de organizar passeios de barco e moto aconteceu em novembro de 2018, quando o Ministro do Turismo da Costa Rica, o Sr. Mauricio Ventura, veio a Antalya para me visitar. Ele é um motociclista e nós estávamos rodando e navegando juntos por uma semana. Ele gostou muito e aconselhou a todos os motociclistas a experimentarem esse tipo de passeio. Então começamos a fazer isso”, lembra Murat.

Murat também é o idealizador da  Boat & Bike Global Adventurers, juntamente com os amigos Peter Ruotsalo, da Finlândia, que é um profissional que organiza passeios de motos em todo o mundo, é proprietário da Peter Pan Bike World, criada em 1998, que realiza tours  road e off-road de  motos; Igor Scherbakov e Alevtina Bolgova, da Rússia, idealizadores do St. Petersburg Harley-Days; Mustafa Karakulak da Akrep (Scorpion) Customs, da Turquia, responsável pelas personalizações das motos que estiveram na feira, sendo que todas elas são da Neslisah Yacht. Recentemente também se uniram ao consórcio: Alexander Yunanov, da Yunan Mototour de Moscou, Rússia. No Brasil, a Boat & Bike Global Adventurers está representada por Eugenio Giraldo Tarquino, da Motorio Rentals locação de motos e tours nacionais e internacionais, e por Claudia Terra, jornalista, criadora do Entusiasta Motociclismo e Aviação / Mídia e  Comunicação, sempre com reportagens exclusivas disponíveis no  Entusiasta (https://entusiastaadventure.blogspot.com) e no site da Revista Moto Adventure, especialmente na seção em Inglês https://motoadventure.com.br/category/in-english/.

A Bike & Boat Global Adventurers está presente na Turquia, Finlândia, Rússia, Estônia, Itália e Brasil. Há negociações para novas parcerias com Croácia, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Tailândia e África do Sul. “Nosso principal objetivo é despertar o interesse das pessoas pelas motos. Nós da Neslisah Yacht SA preparamos alguns pacotes que são perfeitos para as famílias. Se as crianças estão presentes, elas estão ocupadas com sol, mar e barco sob a vigilância do capitão e da tripulação, enquanto os adultos podem continuar com suas motos e visitar a incrível costa sul da Turquia, região, na qual a história vai 5000 anos antes de Jesus Cristo. Não é apenas a história das civilizações, há também o início do cristianismo, assim as crenças religiosas estão em torno desta área, além das belezas naturais. A costa, as baías e as praias oferecem belezas incríveis. Em alguns lugares você pode ver um peixe nadando a 30 metros de profundidade. Tanto as ilhas gregas quanto a costa turca têm muitos patrimônios da UNESCO que devem ser vistas. Pode se praticar esqui aquático, windsurf, surf paddling, mergulho, caminhadas costeiras e alguns outros desportos de barco. Há o mergulho e parapente, porém, precisam ser acompanhados por instrutores profissionais licenciados. Tudo isso com um preço especial que nós sempre oferecemos para nossos clientes. Devo mencionar que as refeições no barco são muito melhores do que em qualquer restaurante 5 estrelas da Turquia e da Europa. Os eventos culinários no Neslisah Yacht são de alto nível, com gastronomia premium de vários países. Atendemos pedidos especiais. Nossa rota segue pela costa turca e por algumas belas ilhas gregas, no entanto, podemos ajustar o destino de acordo com o desejo dos nossos hóspedes, sempre que o tempo permitir”, explica Murat.

Ele tem uma dica especial para os motociclistas irem rodar na Turquia: “O sul da Turquia é minha dica secreta para os motociclistas do mundo. Pode-se rodar de moto quase todo o ano. As temperaturas são entre 6 a 18 graus Celsius no inverno, e entre 20 a 44 graus no verão. As estradas são muito boas e há muitas coisas para ver. Mas toda a Turquia é um paraíso para os motociclistas. A Capadócia, região do Egeu, Região Norte do Mar da Turquia, Istambul também são aconselháveis, embora no inverno seja um pouco difícil de dirigir. Nunca, a menos, mesmo nessas regiões, pode-se dirigir pelo menos 7 a 8 meses por ano. Quando o inverno é no Brasil, América do Sul, nós temos o verão na Turquia. Então, por favor, venham e seja nosso convidado! Aqui você pode decidir com nossa equipe, se deseja rodar e velejar nesta parte do mundo”.

“Aos nossos clientes oferecemos a melhor segurança, bem como o melhor serviço com preços acessíveis em todo o mundo. Além disso, como trabalhamos com fornecedores locais, podemos oferecer serviços, atividades exclusivas de cada lugar. Nosso estilo de operação com a Bike & Boat Global Adventurers é uma nova tendência, algo novo.  Há muitos ótimos operadores turísticos, muitos que alugam motocicletas ou barcos, mas ninguém que ofereça tudo isso junto, de uma só vez, por preços acessíveis para grupos de amigos, a família”, revela Murat.

A próxima edição da Sport Turkey Fair será em setembro, e a Boat & Bike Global Adventurers estará presente com mais novidades, como a venda de motos e mais surpresas Globais 100% bikers para quem tem espírito aventureiro. Live to ride, ride to  live!

VALE O CLIQUE:

https://www.peterpanbike.com

http://www.motoriorentals.com.br

https://entusiastaadventure.blogspot.com/

https://motoadventure.com.br/category/in-english/

ASSISTA AO VÍDEO:

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS:

*Cláudia Terra é jornalista, motociclista e amante do universo Harley-Davidson.

Veja Também