5 dicas importantes para iniciantes no quadriciclo

Com muita experiência no assunto, piloto Tiago Perucci ensina os fundamentos básicos para quem quer conduzir a máquina com segurança

Texto: Redação
Fotos: Divulgação

Quadriciclo

A montadora MXF Motors do Brasil, além de montar motos off-road, fabrica uma linha completa de quadriciclos. Sendo especialista no assunto, Tiago Perucci, responsável pela oficina, separou 5 dicas importantes para quem quer começar a andar de quadriciclo. “Não é de um dia para o outro que você vai dominar seu quadriciclo, por isso, é necessário aprender algumas técnicas básicas para melhorar sua condução”, conta Tiago.

Confira as dicas:

  1. Analise seu quadriciclo: Antes de qualquer coisa, é importante conhecer o equipamento que tem. Você não deve sequer ligar o quadriciclo antes de ler todo o manual de instruções. Dessa forma, será possível conhecer cada função dele, as medidas de seguranças e os benefícios do mesmo, além de entender todo o funcionamento da máquina.
  2. Conheça o lugar em que irá praticar: Antes de se jogar na aventura como em trilhas e caminhos mais árduos, prefira começar com lugares seguros onde você pode treinar com tranquilidade. Evite estradas asfaltadas, pois estas aumentam em 40% a probabilidade de capotar.
  3. Tenha cuidado com as curvas: A forma de conduzir um quadriciclo é totalmente diferente de outros veículos existentes, sendo assim, tenha muita cautela na hora de fazer uma curva: diminua a velocidade até sentir total segurança. Após ter mais experiência na condução do quadriciclo, você pode fazer uma curva com mais velocidade, combinando a aceleração do veículo com o peso do seu corpo e uma boa postura. Porém, para quem está começando, a melhor opção é ir devagar.
  4. Descidas: Antes de descer um morro alto ou qualquer descida grande, teste os freios e tome muito cuidado para não descer rápido demais, pois se frear repentinamente, você corre o risco de rodar o quadriciclo e acabar chocando-se em alguma árvore.
  5. Não se esqueça dos equipamentos de proteção: Andar de quadriciclo pode ser divertido, mas não deixa de ter riscos, pois não possui nenhum revestimento interno. Então, para sua segurança, utilize equipamentos de proteção.

Com essas dicas você está pronto para subir no quadriciclo. Lembre-se de ir com calma e dar um passo de cada vez. O seu limite é a segurança e o que te levará a uma condução perfeita é a prática. Não se arrisque.

Conheça os quadriciclos da MXF Motors.

VEJA TAMBÉM: 7 dicas para garantir uma pilotagem segura em dias de chuva.

DEIXE UMA RESPOSTA