Um dos maiores eventos do segmento de motocicletas do Brasil terá novidades em negócios, entretenimento, turismo e educação
Texto: Redação
Fotos: Cristina Malafaia/SMB/VGCOM
Salão Moto Brasil
O Salão Moto Brasil – maior evento de motos do Rio de Janeiro e um dos mais importantes do país – já tem data para acontecer: de 25 a 27 de maio de 2018, no pavilhão 2 do Riocentro. Dinâmico e animado, é esperado com ansiedade pelos amantes das duas rodas.
O visitante irá conferir as novidades em motos e acessórios e chegar bem pertinho de verdadeiras “máquinas”, se empolgar com as acrobacias, se divertir nos shows musicais e curtir com os amigos todas as atrações. O que fazer, ver, apreciar, experimentar e comprar com certeza não faltará! E novas estratégias darão um ar mais moderno e conectado, com o intuito de aproximar o público jovem, inclusive com ações direcionadas.
Na programação, desde novas atrações até as que já viraram marca registrada, como o 4° Bike Art Show – uma “galeria” de arte que reúne as principais tendências e importantes nomes da customização de motocicletas no Brasil. O Bike Art no próximo ano estará localizado junto com a área dos shows onde acontecerá um Festival de Jazz e Blues – pela primeira vez no evento – e também à praça de alimentação. Juntos, ocuparão uma área com quase 3.000m². Também haverá palestras diárias ministradas por profissionais, que são referência em assuntos relacionados ao trânsito e pilotagem.
Na área externa, será possível realizar alguns serviços, como por exemplo, troca de acessórios e pneus. Os shows com motos que fascinam adultos e crianças estão garantidos. No local também acontecerão as aulas com o piloto Leandro Mello.
Negócios em pauta
A Rodada de Negócios Moto Brasil, estreada este ano, também já está confirmada. Com mais de 2.000 m², será um espaço destinado a um público qualificado e interessado em fazer negócios, entre eles os melhores atacadistas, distribuidores, grandes lojistas e representantes de vendas. “Acreditamos no potencial do mercado de moto e esse evento dentro do evento vem para facilitar, otimizar e intensificar as negociações”, diz Gustavo Lorenzo, organizador do Salão Moto Brasil.
O objetivo é reunir no mesmo espaço negócios, entretenimento, educação e turismo, com toda a cadeia produtiva do setor (motocicleta, triciclos, quadriciclos, peças e acessórios, capacetes, vestuário, ferramentas, lubrificantes e aditivos, financiadoras e seguradoras agências de turismo e programas educativos), apresentar os lançamentos, as novas tecnologias e facilidades para quem vive em duas rodas. A expectativa de crescimento para edição de 2018 é de 20% em relação à anterior.
Adaptações
Muitos devem ter notado a mudança do mês: antes o Salão Moto Brasil acontecia sempre em janeiro e agora será em maio. A organização avaliou os inúmeros pedidos já recorrentes dos expositores, que solicitaram a alteração de data. “Janeiro é um mês mais complicado para o mercado e para participar de eventos, principalmente para a indústria. Então sugerimos maio e a adesão foi unânime”, conta Lorenzo. Sem falar na proximidade (dois meses) com outro grande evento do segmento, que deixaria os expositores um pouco espremidos, sem muito fôlego entre um e outro. O momento econômico e financeiro, principalmente do Rio de Janeiro, também colaborou. “Decidimos dar um tempo maior para deixar a poeira assentar e fazer mais para frente, com melhores perspectivas para todo mundo”, diz.
O mês escolhido, maio, não poderia ser melhor. Já existe um grande movimento, o Maio Amarelo, que procura chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. “É um tema muito pertinente que faz parte de uma de nossas bases, que é a educação no trânsito”, diz o organizador. O Salão Moto Brasil abraçou a causa, inclusive alterará toda a comunicação visual para um tom de amarelo, em referência ao movimento.
A quantidade de dias também foi alterada: eram quatro e em 2018 serão três. “Temos um relacionamento muito bom com o segmento e precisamos nos adaptar com o momento e necessidades deles. E o momento é de enxugar custos”, explica.
O Salão Moto Brasil tem como apoiadores institucionais AMO-RJ (Associação dos Motociclistas do Rio de Janeiro), FMCRJ (Federação de Motoclubes do Rio de Janeiro), ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), Rio Convention & Visitors Bureau e RIOTUR.
Edição de 2017 em números:
– Cerca de 92 mil visitantes.
– 125 expositores com mais de 400 marcas (aumento de 30% em relação a edição anterior).
– Mais de 40 mil motos no estacionamento.
– 6.000 profissionais do setor.
– Mais de R$ 10 milhões em volume de negócios.
– 1.500 moto clubes cadastrados.
SERVIÇO:
Salão Moto Brasil 2018 – Rio de Janeiro – RJ.
Pavilhão 2 do Riocentro.
Av. Salvador Allende nº 6555 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro/RJ.
Dias 25, 26 e 27 de maio.
www.facebook.com/salaomotobrasil
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