Ação Social do Rally dos Sertões faz 475 cirurgias, entrega 492 óculos e realiza 1.469 atendimentos

Voluntários do S.A.S Brasil atuaram durante a 25ª edição da prova e levaram saúde, diversão, esportes e atendimentos jurídicos à população de três cidades

Texto: Redação
Fotos: Divulgação/S.A.S.Brasil/Vipcomm

Rally dos Sertões

Enquanto pilotos e navegadores lutavam pelas primeiras colocações na edição de 25 anos do Rally dos Sertões, o grupo de voluntários do S.A.S. Brasil (Saúde e Alegria nos Sertões) atuava para levar saúde, esporte e diversão em comunidades ao longo da trilha. Eles executaram 475 cirurgias (ginecológicas, odontológicas e dermatológicas) e distribuíram 492 óculos, entre outras ações realizadas em três cidades.

“Foi incrível, dobramos a estrutura, quase dobramos o número de voluntários e a ação teve um impacto 50% maior no número de atendimentos (em comparação com 2016). Ampliamos as áreas de atuação, com a odontologia e atendimento jurídico às mulheres, foi uma expedição que ficou para a história, assim como os 25 anos do Rally dos Sertões”, afirma a médica Adriana Mallet, coordenadora-geral do S.A.S.

“Contamos com uma equipe fantástica, super comprometida e o balanço foi muito positivo. O Saúde e Alegria nos Sertões está se consolidando como um projeto capaz de realizar e de mostrar que, com poucos recursos, é possível realizar um impacto muito grande na vida das pessoas. Nas cidades em que a gente passou, as crianças precisavam de óculos e ganharam. Resolvemos muitos casos de câncer de pele e de colo de útero em locais que a gente sabe que faltam médicos especialistas e, principalmente, mostramos que dá para fazer e que, em uma semana, é possível causar um impacto positivo neste país que precisa tanto”, declara Adriana.

Na edição de 25 anos do Rally dos Sertões as ações do S.A.S. foram realizadas em Santa Terezinha de Goiás (GO), Alto do Garças (MT) e nas aldeias indígenas de Buritizinho, Limão Verde e Aldeinha, todas em Aquidauana (MS).

Raio X das ações do S.A.S. no Rally dos Sertões 2017:

1.469 atendimentos durante a expedição

4.000 triagens na pré-expedição

4.500 pessoas atingidas (50% mais que no Rally dos Sertões 2016)

492 óculos de grau montados e entregues gratuitamente para crianças

20 óculos que serão entregues posteriormente em razão da complexidade dos casos

475 cirurgias (ginecológicas, odontológicas e dermatológicas)

357 crianças presentes em três sessões de cinema itinerante (Santa Terezinha de Goiás/GO, Alto Garças/MT e na aldeia Limão Verde, em Aquidauana/MS)

350 crianças vermifugadas com a ‘Superfórmula’ (Albendanzol)

1ª vez com atendimento em aldeias indígenas

1.000 kits de sabonetes e bolinhas de sabão distribuídos para crianças

124 mudas nativas plantadas em três cidades para compensar a emissão de carbono da caravana⁠⁠⁠⁠

3 cidades

3 estados

2 carretas

10 carros

4 motos

42 voluntários

3.341 km rodados (de Goiânia-GO a Bonito-MS)

VEJA TAMBÉM: Volunturismo: de moto por São Paulo, Goias e Tocantins.

DEIXE UMA RESPOSTA