Depois de ter sido flagrada em testes em setembro do ano passado, big trail foi anunciada repleta de tecnologia, entre elas, o sistema de radar que controla a distância da moto para outros veículos.
Em setembro do ano passado, nós divulgamos aqui um flagra daquela que poderia ser a nova KTM 129 Super Adventure, sendo testada em algum lugar da Europa e agora, finalmente a espera acabou – ao menos para você, que mora na Europa, Estados Unidos e em alguns outros grandes mercados mundiais.
É que a KTM acaba de anunciar o lançamento oficial da 1290 Super Adventure S 2021. Uma das motocicletas mais aguardadas do ano, esta nova big trail da marca austríaca vem despertando a atenção da mídia e dos aficionados mundo afora por tratar-se da primeira moto de linha a sair de fábrica e de série, com sistema adaptativo de distância para os demais veículos, baseado em radar.
O radar tem cinco configurações de distância, bem como uma função de assistência de ultrapassagem que fornece um aumento rápido de velocidade para mudança de faixa e ultrapassagem pelos corredores.
Quando a KTM demonstrou pela primeira vez seu protótipo de moto equipada com radar em 2018, o sistema de ponto cego foi uma parte significativa da configuração, mas a empresa parece ter decidido contra seu uso no modelo de produção final – refletindo a decisão tomada pela BMW em relação à R1250RT.
O resto das assistências ao piloto incluem controle de tração multi-modo, que pode se adaptar a configurações de ‘chuva’, ‘rua’, ‘esporte’ e ‘off-road’, com um modo ‘rally’ que permite patinagem extra da roda traseira, com nove configurações e múltiplos mapas de resposta do acelerador, como um extra opcional.
A suspensão se beneficiou de um salto na inteligência tecnológica. A configuração das WP teve uma atualização no cérebro eletrônico, o que significa que pode responder muito mais rápido às mudanças na superfície da estrada. O amortecedor traseiro agora tem pré-carga automática (com um controle manual) que duplicou o ajuste da unidade anterior.
Também houve uma atualização do sistema de assistência de segurança eletrônica, graças à mudança para uma nova IMU de seis eixos. A essência geral de como ele opera é a mesma, mas tudo foi refinado para ajudar a ‘enriquecer sua conexão’. Todo o lote é operado por um novo painel que parece ter evoluído sensivelmente em relação ao antigo, apresentando uma tela de TFT de 7 polegadas.
A ignição sem chave é padrão, como é cada vez mais comum, mas a KTM adicionou um sistema de “anti-ataque a relê” (ARA, na sigla em inglês) que significa que você precisa ativar o sistema manualmente antes de usá-lo (ele permanece ativo por 10 minutos, uma vez ativado). O objetivo é evitar que ladrões usem tecnologia sofisticada para enganar sua moto e chaveiro, fazendo-os pensar que estão próximos um do outro, quando estão realmente a uma longa distância. Se a conveniência for mais importante do que a segurança, o sistema ARA pode ser totalmente desativado para uma experiência sem chave convencional.
Porém, as mudanças não são apenas eletrônicas, com várias reformulações físicas ocorrendo. Para começar, o tanque mudou com a KTM passando para os “tanques gêmeos” rebaixados, como no 890 Adventure, eles próprios estilizados para se parecerem com suas máquinas que competem no Dakar. O novo para-brisas também deve aumentar a proteção aerodinâmica, já que agora pode ser elevado 55 mm a mais.
Houve mudanças no quadro também, incluindo puxar a caixa de direção 15 mm mais para trás e estender o subquadro em 15 mm. A mudança que as pessoas mais sentirão será uma altura do assento 11 mm mais baixa, já que a altura do modelo anterior era desanimadora para alguns pilotos. Agora é praticamente o mesmo que em um BMW R1250GS.
O motor passou por algumas pequenas atualizações para ajudá-lo a passar pelas regulamentações Euro5, mas a produção e entrega geral permanecem praticamente inalteradas (150 cv a 9.00 rpm e torque de 14 kgf.m a 6.500 rpm). Existem também mais extras opcionais agora (muitos para listar aqui), mas você pode obter o lote no ‘Pacote de Tecnologia’ se desejar a abordagem totalmente carregada.
Lá fora a KTM 1290 Super Adventure 2021 S vai custar 14.999 libras (R$ 112.544, ao câmbio de 29/1/2021) e por enquanto, a versão R ainda não foi anunciada. Ahhh e quase ia me esquecendo: por aqui não há qualquer expectativa de lançamento desta moto.
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Com informações de motoryclenews.com e bennets.co.uk