Com a vitória no GP da Holanda, o piloto tornou-se o 4º vencedor em 8 provas realizadas em 2019

POR REDAÇÃO

FOTOS: DIVULGAÇÃO

O GP da Holanda de Moto2, realizado no último domingo, dia 30, no tradicional TT Circuit Assen, teve como vencedor o piloto espanhol Augusto Fernandez, após uma corrida extremamente emocionante, na qual os aspirantes a campeões e antigos líderes, Alex Marquez e Lorenzo Baldassarri, perderam o controle e caíram. Fernandez, da Flexbox HP40, conquistou pódios em três das últimas cinco corridas, incluindo a sua primeira vitória, em Assen, para chegar ao terceiro lugar no campeonato.

Enquanto isso, Fernandez também estabeleceu um novo recorde de volta mais rápida na sua Kalex com motor Triumph, continuando a varrida de recordes de corrida/volta mais rápida em todos os finais de semana do Campeonato Mundial da Moto2 de 2019.

Remy Gardner conquistou sua primeira pole position no treino classificatório e tornou-se o primeiro australiano a atingir esse feito na categoria desde Casey Stoner, em 2005, em Phillip Island. Ele teve a sua vez de liderar a corrida, assim como o britânico Sam Lowes, até os dois caírem em circunstâncias separadas.

Foi o sul-africano Brad Binder quem liderou a maior parte da corrida, até seis voltas antes do final. Foi quando Marquez, que havia caído para a 6ª posição nas primeiras voltas, bateu a frente novamente e, como de costume, parecia pronto para escapar com sua quarta vitória consecutiva. Mas não era para ser, pois Baldassarri, também em uma recuperação fantástica após largar em 16º, foi para cima de Marquez, mas acabou perdendo a frente e levou os dois candidatos ao título do campeonato para fora da corrida.

Isso abriu o caminho para Fernandez, Binder e Luca Marini subirem ao pódio, enquanto um quarto lugar para Thomas Luthi deixou o piloto suíço com uma pequena vantagem na parte de cima do campeonato de 2019, apenas 6 pontos à frente de Marquez. Marini marcou pontos em todas as corridas até agora e ocupa a sexta posição na classificação geral do campeonato.

“Que corrida! Incidentes e ultrapassagens vieram com força e rapidez nesta etapa da Moto2, em Assen, com Augusto Fernandez encontrando seu caminho para conquistar a sua primeira vitória neste ano e Brad Binder conseguindo o primeiro pódio, em segundo. Fernandez certamente está em forma, tendo conquistado a pole position na Espanha, e agora temos quatro vencedores diferentes nesta temporada”, afirma Steve Sargent, diretor de produto da Triumph.

E ele acrescenta. “À medida que a temporada avança e mais pilotos se ajustam ao torque e à potência do motor Triumph, tenho certeza de que veremos mais caras novas na frente. Após oito corridas, continuamos vendo os recordes de volta mais rápida sendo quebrados, com mais um novo recorde em Assen. Estou muito satisfeito em ver que, em toda a variedade de faixas e condições que encontramos até agora nesta temporada, nossos motores ajudaram a restabelecer os marcos de desempenho em todas as corridas”.

A próxima etapa da Moto2 será o GP da Alemanha já neste final de semana, no dia 7 de julho, e será realizado no Sachsenring Circuit, localizado em Hohenstein-Ernstthal.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS: