Em um ambiente amigável, participamos de um curso de pilotagem off-road ministrado por pilotos experientes

TEXTO: CELSO RENATO A. DA SILVA

FOTOS: MARCO CAMPOS

O uso aventureiro das Big Trails tem crescido muito no Brasil. Elas já são a primeira escolha para quem gosta de viajar, pois sua versatilidade e conforto, tanto em passeios “solo” como com garupa, conquistaram os motociclistas. Mas, como vivemos em um país de dimensões continentais e possuímos muitas estradas e caminhos de terra (que levam a destinos magníficos), é natural que se intensifique o interesse por estes percursos. Assim, empresas especializadas em turismo e treinamentos estão mais presentes e são muito procuradas.

Fomos convidados para o lançamento de um novo projeto nesta linha, criado e operado por uma equipe muito experiente. Depois de nove anos de atividades no segmento de Big Trails, Herbert Zgoda inaugura seu novo projeto, intitulado “Nação Bigtrails”, cujo objetivo é estimular o moto turismo off-road. Realizado nos dias 16 e 17 de novembro de 2019, em Carandaí (MG), o curso preparou 12 pilotos para a pilotagem off-road, além de contar com a presença de outros dez pilotos convidados. O curso off-road básico foi ministrado pelos pilotos Herbert Zgoda, Leandro Leal e André Nogueira, em uma área de 70 hectares da Fazenda Sossego, onde foram transmitidas técnicas essenciais para uma pilotagem segura e prazerosa no fora de estrada.

A programação do evento contou com momentos de confraternização, muita comida, rock e chopp, nos quais os pilotos tiveram a oportunidade de conhecer outros proprietários de Big Trails e fazer novas amizades para futuras aventuras. A Fazenda Sossego possui uma excelente infraestrutura para recepcionar os participantes, com hospedagem e alimentação. Além disso, as pistas com obstáculos artificiais e naturais distribuídas em seus 70 hectares formam um verdadeiro parque temático para os aventureiros.  O grupo contou com participantes de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Brasília.

Em minha opinião, o grande diferencial deste curso é o ambiente. Com uma equipe muito competente e a presença de ex-alunos, que auxiliam e motivam os novos participantes, cria-se um clima positivo e proativo, reduzindo o estresse e a insegurança dos novatos.

PRÓXIMOS EVENTOS

• Curso Off-Road Avançado – acontecerá nos dias 18 e 19 de janeiro de 2020.

• Curso Off-Road Básico – será realizada nos dias 28 e 29 de março de 2020.

DETALHES

• Nesta aventura, utilizei uma KTM 990 Adventure R emprestada pela Aventur Mototurismo. A moto é excelente para viagens aventureiras e se mostrou muito eficiente, permitindo este tipo de passeio com tranquilidade.

• A utilização de pneus mistos sempre facilita a pilotagem em trechos de terra.

SERVIÇOS

Aventur: (11) 99296 4677 – Fale com Celsinho, que organiza trips on e off-road Brasil afora (www.aventur.tur.br).

Nação Bigtrails – www.nacaobigtrails.com.br

APOIO

ASW Racing – Aventur Mototurismo

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS:

Veja Também