Objetivo é oferecer um sistema de “iluminação flutuante” que amplie ainda mais a segurança em curvas na pilotagem noturna
A BMW está desenvolvendo um novo tipo de suporte de farol para suas motocicletas que manteria o nível de luz durante os momentos em que a moto está inclinada.
Se você acompanha a MotoGP desde 2010, provavelmente já ouviu falar de giroscópio, porque a Dorna – a promotora do MotoGP – usa giroscópios para manter as câmeras integradas niveladas durante as curvas. Isso significa que o espectador pode ver com mais clareza o quão extremos são realmente os 60 graus de inclinação.
A BMW, que aparentemente está mais interessada do que nunca em entrar na MotoGP (o que ainda pode significar que não está muito interessada), está, de acordo com um pedido de patente, trabalhando num sistema que utilizaria um gimbal giroscópico na frente da moto, a fim de manter o nível do farol durante momentos de inclinação.
A ideia é que, ao manter o farol nivelado lateralmente à medida que a moto se inclina, ofereça uma iluminação mais consistente nas curvas, proporcionando melhor visibilidade ao piloto, aumentando a segurança. Além de manter ao farol nivelado enquanto se inclina, o sistema de gimbal da BMW utilizaria dois outros eixos. Primeiro, para manter a luz estável em momentos de inclinação, como durante a frenagem ou aceleração, e em segundo lugar, para inclinar a luz para a curva, como faróis adaptativos normais. A inovação vem da adaptabilidade adicional do sistema da BMW para lidar com a rotação específica ou mais extrema das motocicletas.
Para se ter uma ideia do ângulo de inclinação que a motocicleta está experimentando, o gimbal é conectado à unidade de medição inercial (IMU) da motocicleta e o gimbal simplesmente atua em oposição aos valores de rotação alimentados pela IMU.
Se a inovação da BMW vai se revelar particularmente transformadora só o tempo dirá, entretanto, que a ideia é boa, isso é!
Concorda?
Fonte: Visor Down
Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motocidlistas.
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