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Baseado em um sofisticado sistema eletromecânico, piloto pode erguer e conduzir a moto apenas na roda traseira sem o risco de virar para trás.

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Os sistemas de controle de wheelie existem há vários anos com o objetivo expresso de prevenir ou minimizar a elevação da roda dianteira da moto e maximizar a aceleração.

No entanto, na nova Hypermotard 698 Mono da Ducati a história é diferente, pois ela adiciona uma nova dimensão à categoria supermoto ao introduzir um sistema de assistência às empinadas que realmente ajuda você a manter a frente da moto no alto por mais tempo.

Vale ressaltar que este recurso que possibilita isso não é um item de série. Embora cada Hypermotard Mono tenha quatro níveis de controle de empinada, variando do ‘nível 1’, que permite empinadas mais intensas antes de intervir e reduzir a potência, até o ‘nível 4’, que visa manter a frente firmemente em terra firme, este novo sistema de assistência a empinadas é disponível apenas como parte do pacote de escapamento Termignoni, que na gringa acrescenta mais de £ 2.093,04 (R$ 13.241,89 ao câmbio de 21 de março, na conversão direta) .

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É um movimento intencional, é claro, afinal, a Ducati não quer ser vista incentivando pequenas delinquências em vias públicas e, ao inserir o sistema no pacote do escapamento exclusivo para corrida, quer dar a entender que os compradores estão tomando uma decisão informada de adicioná-lo como um recurso somente de pista.

Evolução

É essencialmente uma evolução lógica de sistemas de controle de controle de empinadas que já existem. Eles começaram como auxiliares para os pilotos, e os primeiros sistemas usavam uma combinação de sensores de velocidade das rodas dianteiras e traseiras e sensores de curso da suspensão dianteira para monitorar quando a frente estava saindo do chão.

Isto provocaria um corte no torque usando os mesmos métodos do controle de tração, por exemplo, alterando a ignição, a injeção, a posição do acelerador ou uma combinação de todos os três.

O desenvolvimento da unidade de medição inercial (IMU) de seis eixos, que começou a chegar às motos de produção há cerca de uma década, é fundamental para os sistemas de controle antiwheeling sofisticados em uso atualmente. Baseados em Micro Sistemas Eletromecânicos (MEMS), essas IMUs foram pioneiras na Bosch, que ainda fornece outros sistemas eletrônicos para a Ducati, incluindo a Hypermotard Mono.

Os MEMS englobam elementos mecânicos e eletrônicos, com sensores microscópicos de movimento e giroscópicos montados dentro de componentes semelhantes a chips em placas de circuito

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Múltipla escolha

Embora os modernos sistemas de controle de empinadas ainda estejam focados em minimizar a elevação das rodas dianteiras, muitos têm configurações ajustáveis ​​para decidir com que antecedência eles intervêm – assim como a versão padrão presenta na Hypermotard Mono 698.

Quando acionados em um nível predeterminado de empinada eles diminuem o torque para ajudar a abaixar a frente.

A diferença para este novo recurso é que ele também pode aumentar o torque para ajudar a manter a roda dianteira elevada. Não é diferente dos sistemas de balanceamento baseados em giroscópios usados ​​em monociclos elétricos ou brinquedos de hoverboard, que aumentam ou diminuem o torque para manter o ponto de contato abaixo do centro de gravidade.

Mais divertido, não menos

É uma diferença de programação, em vez de exigir quaisquer componentes adicionais, e ilustra como os auxílios eletrônicos ao piloto, que geralmente amortecem o comportamento mais selvagem, também podem ser usados ​​para deixar a moto divertida e segura ao mesmo tempo..

Da mesma forma, o controle de tração em curva sensível à inclinação e os sistemas ABS que começaram como sistemas de prevenção de deslizamento estão cada vez mais se desenvolvendo em controles de deslizamento que permitem que você entre em uma curva com os freios ou saia deles com o acelerador.

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Como funciona o sistema?

  • Intervenção de potência O sistema pode intervir através da entrega de torque do motor, usando uma combinação do acelerador eletrônico, do ponto de ignição e da injeção de combustível para adicionar ou diminuir o torque.
  • Em combinação com o Ducati Quick Shift (DQS), o controle de empinada ajudará a manter o wheeling durante as três primeiras marchas ou até atingir o limitador de rotação.
  • Wheelie assist é um pacote de software que usa os mesmos sensores e hardware do DWC (Ducati Wheelie Control) na Hypermotard 698 Mono padrão. Isso sugere que será fácil aplicar a modelos adicionais no futuro.
  • Aliado a outras informações provenientes de sensores de velocidade das rodas, sensores de rotação do motor e sensores de posição do acelerador, embreagem e freio, o sistema pode deduzir o estado da moto e, até certo ponto, as intenções do piloto.
  • Os giroscópicos na IMU de seis eixos da Bosch medem a rotação, inclinação e guinada para informar o ABS nas curvas, o controle de tração e os sistemas de controle de wheeling, enquanto os acelerômetros monitoram as mudanças de velocidade.

Fonte: Motorcycle News

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.

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