Marca alemâ está desenvolvendo uma transmissão que promete oferecer trocas manuais ou automáticas em o uso da embreagem.
A BMW está procurando revolucionar a maneira como mudamos de marcha, lançando uma nova transmissão automática, chamada Automated Shift Assistant (ASA), que oferece configuração manual e totalmente automática.
A tecnologia foi revelada à reportagem da publicação MCN num evento exclusivo no BMW Enduro Park Hechlingen, perto de Munique, na semana passada, com a marca realizando uma demonstração ao vivo da tecnologia, em forma de pré-produção, em uma R1300GS .
A BMW afirma que está trabalhando no projeto há cinco anos, com o objetivo de evoluir seus sistemas de troca rápida de subida/descida para uma transmissão totalmente automática, com um modo “manual” onde o piloto seleciona suas próprias marchas.
Em ambos os modos, o funcionamento da embreagem é totalmente automatizado, sem alavanca da embreagem no guidão. Ainda há uma alavanca de câmbio, embora seja apenas um ‘interruptor’ elétrico sem função mecânica.
Todo o sistema ASA é essencialmente uma transmissão convencional de motocicleta controlada por computador, com atuadores elétricos acionando a embreagem para afastar, parar e mudar as relações de marcha.
Entretanto, a Unidade de Controle da Transmissão ajusta os parâmetros de mudança de velocidades de acordo com o estilo de condução e o modo de condução em que a moto se encontra – portanto, um modo Off Road teria características de mudança de velocidades diferentes dos modos Rain ou Sport.
A reportagem perguntou ao gerente de projeto, Reiner Fings, sobre a falta de uma alavanca de embreagem e se os engenheiros consideraram instalar uma alavanca eletrônica de ‘embreagem por cabo’ para dar ao piloto uma substituição, como acontece com o novo sistema Honda E-clutch (que agora pode ser instalado nas CB650R e CBR650R da empresa ).
“Tínhamos uma alavanca de embreagem eletrônica quando iniciamos o desenvolvimento”, disse Fings. “Mas quanto mais andávamos, não fazia sentido, então jogamos fora.”
E o pedal de câmbio? A BMW poderia ter usado um câmbio elétrico no guidão? “Decidimos ter um pedal de câmbio, para que ela permaneça a sensação de como você pilota uma motocicleta agora. Talvez um dia haja um paddle shift; não há razão técnica para que não possamos ter isso.”
Assistindo Reiner Fings andar dna moto equipada com ASA pelo Enduro Park, não havia nada de incomum para ver ou ouvir. A moto arrancou, mudou de marcha e parou como qualquer outra R1300GS. Mas quando Fings agitou o braço e a perna esquerdos no ar enquanto passava, ficou claro que algo estranho estava acontecendo.
Em termos práticos, a nova configuração acrescenta cerca de 2,1kg à configuração existente e custará cerca de 1.000€ (R$ 5.460, na conversão direta) extras como opção instalada de fábrica.
O ASA não pode ser iniciado se a bateria estiver descarregada, mas possui um recurso anti-roubo adicional . Desligue a ignição com a moto no modo ‘Park’ e a transmissão está engatada, não sendo possível mudar para ponto morto sem a chave de ignição. Assim, os ladrões não conseguirão afastar a moto, mesmo que quebrem a trava da direção.
A BMW foi um pouco vaga sobre quando exatamente veríamos essa nova caixa de câmbio e em quais motos. Mas a equipe de desenvolvimento sugeriu que ele será definitivamente lançado no segundo semestre de 2024, primeiro em uma moto com motor 1300 Boxer, com outros acessórios possíveis mais tarde.
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