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Marca alemâ está desenvolvendo uma transmissão que promete oferecer trocas manuais ou automáticas em o uso da embreagem.

A BMW está procurando revolucionar a maneira como mudamos de marcha, lançando uma nova transmissão automática, chamada Automated Shift Assistant (ASA), que oferece configuração manual e totalmente automática.

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A tecnologia foi revelada à reportagem da publicação MCN num evento exclusivo no BMW Enduro Park Hechlingen, perto de Munique, na semana passada, com a marca realizando uma demonstração ao vivo da tecnologia, em forma de pré-produção, em uma R1300GS .

A BMW afirma que está trabalhando no projeto há cinco anos, com o objetivo de evoluir seus sistemas de troca rápida de subida/descida para uma transmissão totalmente automática, com um modo “manual” onde o piloto seleciona suas próprias marchas.

Em ambos os modos, o funcionamento da embreagem é totalmente automatizado, sem alavanca da embreagem no guidão. Ainda há uma alavanca de câmbio, embora seja apenas um ‘interruptor’ elétrico sem função mecânica.

Todo o sistema ASA é essencialmente uma transmissão convencional de motocicleta controlada por computador, com atuadores elétricos acionando a embreagem para afastar, parar e mudar as relações de marcha.

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Entretanto, a Unidade de Controle da Transmissão ajusta os parâmetros de mudança de velocidades de acordo com o estilo de condução e o modo de condução em que a moto se encontra – portanto, um modo Off Road teria características de mudança de velocidades diferentes dos modos Rain ou Sport.

A reportagem perguntou ao gerente de projeto, Reiner Fings, sobre a falta de uma alavanca de embreagem e se os engenheiros consideraram instalar uma alavanca eletrônica de ‘embreagem por cabo’ para dar ao piloto uma substituição, como acontece com o novo sistema Honda E-clutch (que agora pode ser instalado nas CB650R e CBR650R da empresa ).

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“Tínhamos uma alavanca de embreagem eletrônica quando iniciamos o desenvolvimento”, disse Fings. “Mas quanto mais andávamos, não fazia sentido, então jogamos fora.”

E o pedal de câmbio? A BMW poderia ter usado um câmbio elétrico no guidão? “Decidimos ter um pedal de câmbio, para que ela permaneça a sensação de como você pilota uma motocicleta agora. Talvez um dia haja um paddle shift; não há razão técnica para que não possamos ter isso.”

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Assistindo Reiner Fings andar dna moto equipada com ASA pelo Enduro Park, não havia nada de incomum para ver ou ouvir. A moto arrancou, mudou de marcha e parou como qualquer outra R1300GS. Mas quando Fings agitou o braço e a perna esquerdos no ar enquanto passava, ficou claro que algo estranho estava acontecendo.

Em termos práticos, a nova configuração acrescenta cerca de 2,1kg à configuração existente e custará cerca de 1.000€ (R$ 5.460, na conversão direta) extras como opção instalada de fábrica.

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O ASA não pode ser iniciado se a bateria estiver descarregada, mas possui um recurso anti-roubo adicional . Desligue a ignição com a moto no modo ‘Park’ e a transmissão está engatada, não sendo possível mudar para ponto morto sem a chave de ignição. Assim, os ladrões não conseguirão afastar a moto, mesmo que quebrem a trava da direção.

A BMW foi um pouco vaga sobre quando exatamente veríamos essa nova caixa de câmbio e em quais motos. Mas a equipe de desenvolvimento sugeriu que ele será definitivamente lançado no segundo semestre de 2024, primeiro em uma moto com motor 1300 Boxer, com outros acessórios possíveis mais tarde.

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