Maior festival motociclístico da América Latina apresenta o balanço deste ano
POR REDAÇÃO
FOTOS: DIVULGAÇÃO
O Brasília Capital Moto Week já tem data marcada para a sua 17ª edição: 23 de julho a 01 de agosto de 2020. Com um dos saldos mais positivos dos últimos anos, de acordo com os organizadores do evento, o festival reuniu mais de 700 mil pessoas e bateu seu recorde de público diário circulante no sábado (27), alcançando a marca de 80 mil pessoas.
Ao logo dos 10 dias, foram aproximadamente 100 horas ininterruptas de música, com mais de 50 shows divididos em quatro palcos nos 250 mil m² da Granja do Torto (BSB). No palco principal, bandas como Biquini Cavadão, CPM 22, Jota Quest e o Tamo aí na atividade: Celebração ao Charlie Brown Jr., com a participação dos integrantes iniciais da banda, além do Di Ferreiro, Gabriel O Pensador, o internacional Mike Mur, do Suicidal Tendencies, e o hexacampeão de skate, Sandro Dias, mais conhecido como “Mineirinho”, animaram uma legião de fãs e motociclistas presentes.
SOBRE DUAS RODAS
Durante os 10 dias, mais de 350 mil motos passaram pelo festival, 1.800 moto clubes participaram do evento e 207 se hospedaram dentro do Brasília Capital Moto Week. E foi nessa edição que o número de moto clubes de mulheres superou as expectativas, 50% a mais do que nos anos anteriores.
CONSAGRAÇÃO INTERNACIONAL
A 16ª edição do Brasília Capital Moto Week foi a que mais recebeu motociclistas e participantes estrangeiros. Segundo a organização, pessoas de diferentes países estiveram nessa edição, como o México, Uruguai, Venezuela, Peru, Paraguai, Colômbia, Chile, Portugal e até Austrália.
ECONOMIA E GERAÇÃO DE EMPREGO
De acordo com pesquisa de 2018 realizada pelo Observatório do Turismo do Distrito Federal, o Brasília Capital Moto Week gerou um impacto de R$ 55 milhões na economia da cidade com gastos em hospedagem, alimentação e outros. Para os organizadores, o número de 2019 deve se manter igual ou ultrapassar um pouco mais em relação ao ano anterior. O festival também movimentou o mercado de trabalho, proporcionando mais de 7 mil vagas formais e temporárias.
AÇÕES SOCIAIS
Como um dos principais pilares do evento, as ações sociais foram destaques da 16ª edição do Brasília Capital Moto Week. Com dois dias gratuitos e abertos ao público, o Cinema ao Ar Livre levou também idosos, crianças e pessoas com deficiências (pcd), vindas de diferentes instituições de caridade, para que, junto com o público presente, participassem da ação em um momento de inclusão. Outra emocionante atividade foi com as crianças no Moto Kids.
No domingo (21), 124 meninas e meninos passaram à tarde no parque de diversões do Moto Week e conheceram um pouco mais sobre o universo motociclístico. Já com os alimentos coletados com a meia-entrada, 15 toneladas foram arrecadadas e distribuídas para 130 instituições atendidas pelo Banco de Alimentos, beneficiando 35 mil pessoas.
SUSTENTABILIDADE
Sustentabilidade no Brasília Capital Moto Week é assunto muito sério. Nessa edição, em parceria com a empresa Meu Eco Copo, o evento evitou a utilização de mais de 1 milhão de copos descartáveis. Já com a parceria da empresa Neutralize, os resíduos gerados pelo evento – 43 toneladas – foram separados e destinado corretamente, 100% do reciclável para reciclagem, 100% do orgânico para compostagem, minimizando assim os impactos negativos ao meio-ambiente.
PRÓXIMA EDIÇÃO
Marcado para início no dia 23 de julho de 2020, quinta-feira, o Brasília Capital Moto Week já estuda novidades e atrações inéditas para a 17ª edição. O evento terá fim no dia 01 de agosto, com o famoso passeio motociclístico.
Para saber novidades, informações e mais detalhes da próxima edição é só conferir as redes e site oficial do festival: