Customização: Black Bull

Empresário carioca apaixonado por motos queria customizar sua Harley-Davidson V-Rod Muscle e transformá-la em algo exclusivo. Para isso, contou com a ajuda de uma oficina especializada de São Paulo. Confira!

Texto: Guilherme Derrico
Fotos: Daniel Santos 4K/Divulgação

Customização

O empresário carioca Daniel Condorelli, de 43 anos, tinha uma Harley-Davidson V-Rod Muscle e queria transformá-la em algo único, exclusivo. Para isso, ele contou com a ajuda da DB Studio Design, oficina de customização localizada na zona norte de São Paulo.

A DB existe há pouco mais de cinco anos e já está no ranking das grandes oficinas do setor. “Montei minha primeira estufa de pintura na garagem de uma antiga residência, quando pintei meu primeiro capacete. Depois que novos trabalhos começaram a surgir, fiz uma parceria com uma oficina mecânica especializada em motos, onde criei uma cabine de pintura. Neste momento, comecei a desenvolver projetos maiores, não apenas em pinturas de capacetes e pequenas peças de motos, mas também em customização e personalização de capacetes, peças e motos inteiras”, diz Daniel Boesso, um dos proprietários da oficina.

“Com os novos projetos e maior reconhecimento, mudamos para um espaço maior, onde estamos atualmente, para podermos evoluir e focar nas nossas atividades. Nesse local, estamos há três anos e já planejamos ampliar a oficina, para melhorar a qualidade de nossos serviços e bem estar dos nossos clientes”, conta.

Paixão por duas rodas

A Revista Moto Adventure quis saber todos os detalhes do amor que os proprietários da DB Studio Design têm pelas motocicletas. “A paixão por motos vem desde pequeno. Meu pai sempre teve gosto por duas rodas. Tudo começou há seis anos, quando fazíamos personalização em miniaturas. Pouco tempo depois, meus amigos pediram para eu pintar seus capacetes e um amigo em comum pediu para pintar sua moto (uma Yamaha Shadow 750). Foi a partir dessa empreitada que a demanda começou. Em 2015, desenvolvemos nosso kit customizado para Harley-Davidson, a partir do desejo de um cliente, que queria algo exclusivo. Modelamos toda a moto e fabricamos o kit em um processo totalmente artesanal. Devido ao sucesso, criamos uma matriz e, a partir desta, elaboramos e personalizamos cada moto com o sonho de nossos clientes”, conta Boesso.

Vale citar que o kit é totalmente exclusivo e modelado pela DB Studio Design e por Daniel Boesso, que também é designer e criador do estilo no Brasil. “A primeira moto que fizemos foi divulgada em dezembro de 2015 no evento Hot Rod Brasil”.

Harley customizada

O modelo original que foi customizado, e é tema dessa edição, é uma Harley-Davidson V-Rod Muscle. “Essa Harley-Davidson foi feita a partir do nosso kit customizado. Todas as peças foram modeladas em Clay (argila de modelação automotiva), mediante projeto enviado pelo cliente. As peças foram fabricadas em fibra de vidro, para aliviar o peso da moto. O kit é exclusivo da DB Studio Design”, conta Daniel Boesso.

Segundo o customizador, o cliente se inspirou nas motos gringas para realizar seu pedido e queria uma moto totalmente exclusiva. O sonho dele era uma moto preta, em tom fosco, com pequenos detalhes em Vivid Black, com um visual bem agressivo e que remetesse ao seu estilo de vida: moderno e aventureiro. “Todo o layout foi desenvolvido a partir dessas ideias. Não seria só pintar de preto fosco com detalhes em brilhante, teria que ter algo diferente, portanto o aplique foi feito seguindo o design do painel da HD Muscle, que tem seus detalhes arredondados, visto em quase todas as peças e acessórios”, explica.

Detalhes do projeto

A rabeta tinha que ser algo único, desenvolvida especialmente para essa moto. Então foi utilizada a lanterna de uma moto esportiva F4. Como isso foi feito? Modelado em Clay! A partir da matriz pronta, foi feito um molde em fibra para a preparação da peça, em seguida, o molde definitivo, para laminação das outras peças da moto.  “As rodas tinham de ser em preto para acompanhar o conjunto. O cliente deu carta branca para criarmos uma pintura diferenciada, então decidimos bolar alguns detalhes em faixas prata, para harmonizar com todo o conjunto da motocicleta como manoplas, pedaleiras, parafusos, entre outros”, explica Boesso.

A polia também foi pintada em prata, para acompanhar a roda. “No fechamento do projeto, o intuito era esconder os piscas, tanto dianteiro como traseiro, então, na dianteira, os piscas foram instalados nas bengalas e na traseira estão integrados na lanterna”, comenta o customizador.

Motor em destaque

O motor foi pintado em preto fosco, para acompanhar o design “dark” que o cliente queria. Além da pintura, foram colocados pontos de LED vermelho e pinças de freio, com o objetivo de modernizar e dar destaque na região. O guidão foi fabricado visando oferecer mais conforto, pois a moto teria que ser fácil de conduzir em longas distâncias, além do fato de o proprietário medir 1,90 m de altura. “O cliente gostava da pegada do guidão original, mas não seria possível utilizá-lo, devido ao tipo de projeto, então foi feito um guidão modelo Z-Blade desenhado e fabricado por nós para compor todo o design”, conta Boesso.

Para o suporte da placa, o intuito era ter uma traseira mais robusta e, para isso, foi trocado o pneu original por um maior, de 280 mm. “Decidimos utilizar o suporte de placa na lateral, acompanhando o design da moto”, diz.

Os espelhos retrovisores originais foram trocados por um modelo mais agressivo e invertido para debaixo do guidão, para tornar a visão mais limpa e com design mais arrojado. “A moto não chamaria tanta atenção se fosse totalmente preta. Como o motor tem alguns detalhes em prata, as manoplas e pedaleiras foram substituídas por outras em preto com itens em alumínio polido, juntamente com os detalhes dos parafusos do aplique utilizado no kit. Para um design mais agressivo, foi necessário modificar o farol por outro que iluminasse mais que o original. Portanto, foi feita a troca para um conjunto que combinasse com o design. Os faróis escolhidos foram de ‘Super LED’”.

A conclusão do projeto levou aproximadamente 40 dias, desde o design até a entrega, incluindo a fabricação de peças exclusivas, pintura e montagem. Após todo o processo ser finalizado, a moto recebeu o nome de Black Bull (Touro Negro).

Curiosidades

O proprietário da moto, Daniel, “xará” do fundador e design da DB, reside no Rio de Janeiro e conheceu o trabalho da oficina por meio de fotos publicadas nas redes sociais. No caso, as imagens eram do projeto feito para outro cliente, de Aracaju, que customizou uma moto similar. “Todo o contato foi feito à distância, por telefone e e-mail. Desde a primeira conversa para idealizar todo o projeto, tudo foi aprovado remotamente. Em seguida, a moto foi enviada para a DB, sem o cliente nos conhecer pessoalmente. Durante a customização, o proprietário da motocicleta veio visitar a oficina e ver de perto todo o trabalho. A moto foi levada para o Rio de Janeiro por um amigo do Daniel, e somente assim, ele pode se maravilhar de perto com o projeto”, conta Boesso.

Ao receber sua máquina pronta, a sensação de felicidade pairou no ar. “Cara, inacreditável, ficou sensacional, sem palavras para esse trabalho que vocês fizeram. Estava muito ansioso para ver. Vocês são verdadeiros artistas. Fiquei muito feliz, com cada detalhe, com o acabamento, e contente em conhecer pessoas como vocês, que botam alma naquilo que fazem”, ressaltou Daniel Condorelli.

Serviço:

DB Studio Design. Avenida Mazzei, 1.134, Tucuruvi, São Paulo. Tel. (11) 97997-5284 e www.dbstudiodesign.com.

VEJA TAMBÉM: Harley-Davidson V-Rod Muscle customizada.

DEIXE UMA RESPOSTA