Bom, que todos devem usar os equipamentos básicos de segurança, todos sabem. São eles: capacete, calça e jaqueta com proteção, bota e luva, porém muitos não sabem fazer a escolha ideal.

Capacete

Verifique se o produto tem o selo de certificação do Inmetro. Experimente e avalie o conforto do capacete e o seu encaixe no rosto. O capacete não pode ficar largo e nem apertado – se for seu primeiro casco, meça a circunferência da sua cabeça com fita métrica antes de chegar na loja e já ir com a ideia da sua numeração. 

Com ele na cabeça, verifique o campo de visão (visibilidade lateral), qualidade do tecido do forro (tem que ser macio), e também se o mesmo pode ser removível (ideal para lavar). 

Todo capacete tem seu design e entrada de ar de acordo com a sua finalidade (motovelocidade, trilha, para longas viagens, etc.). Lembre-se de tirar todas as dúvidas com o vendedor. 

Jaqueta

Você pode optar em ter duas: uma para o verão, que é mais leve e com entradas de ar, e uma para inverno, ambas com forro impermeável e removíveis. Ou pode escolher uma jaqueta não tão quente e com poucas entradas de ar e por baixo usar segunda pele para verão ou para inverno. Fique atento se ela tem todas as proteções (ombro, cotovelo, coluna). Alguns modelos têm botões de ajustes para deixar mais acinturada e mais justa na parte dos braços. A jaqueta não pode ficar muito larga, senão em velocidade faz o efeito balão, e nem apertada, afinal, você precisa de mobilidade para pilotar sua moto.

Calça

Escolha uma que conte com proteção para os joelhos e quadris. Existem as de cordura que são ideais para a estrada, e as jeans e de Klevar, que também trazem proteções. São ideais para quem quer ficar protegido mas mantendo um visual mais despojado. Mas é bom salientar que as calças de cordura também possuem opções para verão e inverno. 

Luva

Existem opções de cano longo e cano curto e também para diferentes estações. Luva larga nas pontas dos dedos pode atrapalhar na pilotagem. Fique muito atento em comprar o tamanho correto. Ideal são as que possuem proteções nos dedos. Alguns modelos possuem touch, para que você possa fazer uso do GPS, sem tirá-las.

Bota

Elas devem proteger também os tornozelos, então dê preferência para as de cano alto. As impermeáveis são mais quentes, mas existem as botas para uso casual e verão, ambas são mais leves. Você pode optar pelas mais leves e comprar um acessório, a capa de bota, uma ótima opção para os mais calorentos e que protege na chuva. 

Além diestes, há acessórios pra ajudar na sua viagem, no seu dia dia e também servir como itens a mais de segurança. Protetor de coluna, bandana, suporte para GPS, celular, bolsa para tanque, e muito mais. 

Última dica Muitos motociclistas em busca de economia, acabam optando por equipamentos de qualidade duvidosa, deixando de lado o que realmente importa: a segurança. Existem produtos de qualidade para todos os gostos e bolsos, então sem desculpas hein? Pesquise e fale com amigos motociclistas que já tem aquele equipo que você está pensando em comprar!

Deixe uma resposta