Moto Adventure realizou o test ride com a nova CB 500F e garante: a moto é boa nas retas, boa nas curvas e oferece ótima posição de pilotagem. Venha acelerar com a gente e confira todos os detalhes
Texto: Guilherme Derrico
Fotos: Marcos Barros
A reportagem de Moto Adventure acelerou a nova Honda CB 500F. Logo de cara, a motocicleta chama a atenção pela beleza do design, agressivo e bem planejado. A máquina não impressiona pelo tamanho, causando uma falsa sensação de delicadeza. Ledo engano! Essa 500 teve acertos muito legais, o que torna a pilotagem mais segura e prazerosa.
A começar pelo toque, que faz a moto chegar aos 100 km/h em poucos segundos, ou seja, já na primeira marcha ela mostra a que veio. A CB 500F segue com rigor a fórmula das mais clássicas naked, nas quais o motor bicilíndrico é o protagonista do novo formato. As novas cores azul perolizado e vermelho em grafismos e linhas ressaltam as formas do tanque, rabeta e grupo ótico frontal iluminados por LED.
Ciclística avançada
O modelo é porta de entrada da Honda no mundo da alta cilindrada. A posição de pilotagem agressiva estimula a exploração do conjunto ciclístico que, em parceria com a performance oferecida pelo motor, pelo câmbio de seis marchas e freios a disco de grande diâmetro, torna a experiência de condução bastante gratificante. A moto foi feita para rodar preferencialmente no perímetro urbano, e pesa 178 kg (é a mais leve da família 500 da Honda).
Rodamos pelas ruas de São Paulo e passeamos pelos bairros do Morumbi, Vila Mariana, Ipiranga, entre outros, além de trafegarmos pela Rodovia Imigrantes, podendo assim, acelerar forte e conhecer a fundo essa nova aposta da marca japonesa. Em termos de economia de combustível, a motocicleta fez cerca de 25 km por litro, o que está de bom tamanho, visto que estamos lidando com uma máquina de 500 cc. O preço sugerido é de R$ 23.900.
Para a próxima edição da CB 500F, a Honda poderia pensar em incluir o marcador de marchas no painel, pois esse item facilita demais a pilotagem.
FICHA TÉCNICA:
MOTOR
Tipo – DOHC, dois cilindros, 4 tempos, refrigeração líquida
Cilindrada – 471 cc
Potência máxima – 50,4 CV a 8.500 rpm
Torque máximo – 4,55 kgf.ma 7.000 rpm
Transmissão – 6 velocidades
Embreagem – Multidisco em banho de óleo
Sistema de partida – Elétrica
Combustível – Gasolina
SISTEMA ELÉTRICO
Ignição – Eletrônica
Bateria – 12V – 8.6 Ah
Farol – LED
CHASSI
Tipo – Diamond Frame.
Suspensão diant / curso – Garfo telescópico – 120 mm
Suspensão tras / curso – Pro-Link – 119 mm
Freio diant / diâmetro – Disco – 320 mm
Freio tras / diâmetro – Disco – 240 mm
Pneu dianteiro – 120/70 ZR17M/C
Pneu traseiro – 160/60 ZR17M/C
DIMENSÕES
Comp x larg x alt – 2.081 x 791 x 1.056 mm
Dist. entre eixos – 1409 mm
Dist. mínima do solo – 156 mm
Altura do assento – 789 mm
Capacidade do tanque – 16,7 L (3,2 L )
Peso seco – 178 kg
CONFIRA A GALERIA DE FOTOS: