Motor potente, facilidade na pilotagem, leveza e respostas rápidas aos comandos exaltam as qualidades da motocicleta
POR GUILHERME DERRICO
FOTOS: JOHANES DUARTE
A crossover CB 500X 2018 chega ao mercado cheia de surpresas agradáveis, visando pilotos que gostam de versatilidade. Ela vem com uma inédita ponteira de escape, mais compacta, que exalta a performance do motor bicilíndrico de 50,4 cv de potência e 4,55 kgm.f de torque. Nessa máquina, o condutor e o garupa desfrutam de uma posição mais elevada, privilegiando a liberdade dos movimentos com um posicionamento agradável.
Essa combinação, aliada à ágil ciclística proporcionada pelo chassi tipo Diamond e modernas suspensões ajustáveis, resulta em uma excelente maneabilidade. Com peso de apenas 183 kg, a CB 500X se destaca pelo conforto, que é resultado de uma correta triangulação entre guidão, banco e pedaleiras, e também da existência do para-brisa regulável em dois níveis de altura.
A moto é, certamente, a mais versátil da família 500 Honda, capaz de enfrentar viagens longas sem escolher caminhos, ajudada pelas suspensões de curso generoso e da grande autonomia oferecida pelo tanque de 17,7 litros. No dia a dia, a facilidade dos comandos, o largo guidão e distância do banco em relação ao solo contida a 810 mm ajuda tanto nas manobras de estacionamento como na condução em baixas velocidades.
Para esta versão, as novidades ficam por conta das cores Verde Perolizado e Vermelho Perolizado em grafismos redesenhados com linhas mais aventureiras.
Nossa colaboradora Rosa Freitag, que atua profissionalmente como tradutora e é uma motociclista nata, participou do test ride e comentou o que achou da motoca. “Testei a Honda CB 500X e posso afirmar que se trata de uma moto que sempre quis conduzir. Finalmente a oportunidade chegou! Achei bem legal sua ergonomia. É uma máquina leve, dócil e fácil de pilotar. Adequada para andar na cidade e também para executar viagens. Bastante confortável, inclusive em terrenos acidentados. Ela é legal para fazer curvas e andar no asfalto sem problemas”, diz Rosa.
Características marcantes
– Design e Esportividade
– Valor de Revenda
– Conforto
– Esportividade
– Custo-benefício
– Formato do Assento
– Autonomia
– Lanternas em LED
– Precisão na troca de marchas
– Ajuste da suspensão (dianteira)
– Bocal articulado
Melhor custo-benefício
O sucesso da Honda CB 500X no Brasil é uma consequência direta da sua capacidade de atender aos anseios dos mais diversos tipos de usuários. Para aqueles que necessitam de um rápido meio de transporte urbano aos que precisam de uma companheira para viagens sem escolher caminhos, a representante touring da família 500 se adapta às mais diferentes utilizações de uso.
Melhor custo-benefício em sua faixa de preço, a versão 2018 apresenta uma condição especial de aquisição para pagamento à vista de R$ 25.900,00 (não inclusos despesas de frete e seguro), ou entrada de 50% mais 36 parcelas de R$ 499,00, com taxas de juros de 1,29% ao mês, com base no Estado de São Paulo (já inclusos despesas com frete e seguro para esta condição). A promoção é válida para todo território nacional e terá duração de 3 meses.
Produzido em Manaus, a CB 500X conta com 3 anos de garantia e o exclusivo Honda Assistance 24h, que garante assistência durante todo o período de vigência da garantia em território brasileiro, assim como na Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. Uma iniciativa Honda em ocorrências que impossibilitem o deslocamento de piloto e garupa com a motocicleta, proporcionando conforto e segurança em viagens ou trajetos urbanos. Disponível nas cores Vermelho Perolizado e Verde Perolizado, o preço público sugerido é R$ 25.900,00 e não contempla despesas com frete e seguro.
FICHA TÉCNICA:
MOTOR
Tipo: DOHC, dois cilindros, 4 tempos, refrigeração líquida
Cilindrada: 471 cc
Potência máxima: 50,4 cv a 8.500 rpm
Torque máximo: 4,55 kgf.m a 7.000 rpm
Transmissão: 6 velocidades
Sistema de partida: Elétrico
Diâmetro x Curso: 67,0 x 66,8 mm
Sistema Alimentação: Injeção Eletrônica PGM-FI
Combustível: Gasolina
SISTEMA ELÉTRICO
Ignição: Eletrônica
Bateria: 12V – 8,6 Ah
Farol: LED
CAPACIDADE
Tanque de combustível/Reserva: 17,7 litros
Óleo do motor: 3,2 litros
DIMENSÕES
Comprimento x Largura x Altura: 2098 x 826 x 1358 mm
Distância entre eixos: 1421 mm
Distância mínima do solo: 170 mm
Altura do assento: 812 mm
Peso seco: 181 kg
CHASSI
Tipo: Diamond Frame
Suspensão dianteira/Curso: Garfo telescópico / 140 mm
Suspensão traseira/Curso: Pro-Link / 118 mm
Freio dianteiro/Diâmetro: A disco / 320 mm
Freio traseiro/Diâmetro: A disco / 240 mm
Pneu dianteiro: 120/70 – 17
Pneu traseiro: 160/60 – 17
PREÇO SUGERIDO: R$ 25.900,00
CONFIRA A GALERIA DE IMAGENS: