Modelo mais vendido do Brasil, a nova CG 2018 agora conta com freios CBS em toda linha 160cc, proporcionando mais segurança aos motociclistas
Texto: Guilherme Derrico
Fotos: Honda/Divulgação
CG 2018
Desde seu lançamento, ocorrido em 1976, a Honda CG é a queridinha dos brasileiros quando o assunto é duas rodas. Para a versão 2018, as novidades técnicas introduzidas garantem mais segurança e diversão na hora da pilotagem. Agora, todos os modelos comercializados na linha CG 160 (CG 160 Start, CG 160 Fan e CG 160 Titan), contarão com o sistema de freio CBS (Combined Braking System), além da exclusiva suspensão dianteira SFF (Separated Function Fork), tecnologia anteriormente única nos modelos de maior cilindrada, que permitirá maior eficiência e conforto para encarar os mais diversos cenários cotidianos.
Sistema CBS
Introduzido na linha em 2014 (inicialmente na CG 150 Titan), o sistema de freios CBS garante mais resistência, economia e confiabilidade na frenagem. Com eficácia de ganho em até 20% da distância de frenagem se comparado a modelos standard, o sistema CBS agora equipa tanto as CG dotadas de freio a disco de acionamento hidráulico na dianteira, como a com freio a tambor em ambas as rodas.
Suspensão SFF
Desenvolvida visando as exigências das motocicletas usadas nas competições off-road, motocross, enduro e rally, a nova suspensão dianteira da linha CG 2018 é do tipo SFF (Separated Function Fork). Seu princípio de funcionamento consiste em separar as funções das bengalas da dianteira: nas suspensões convencionais, ambas as bengalas contam com molas e dispositivos hidráulicos dedicados ao amortecimento. No sistema SFF, uma bengala é dedicada ao sistema hidráulico, o amortecimento progressivo da compressão e extensão, enquanto a outra bengala abriga a mola. As vantagens deste novo sistema são maior leveza da suspensão, o que favorece para uma melhor condução, além de menor atrito interno, que garante um funcionamento mais preciso, já que absorve melhor as irregularidades do terreno.
Novo painel de instrumentos
Para a versão CG 160 Titan e CG 160 Fan 2018, outra novidade é o novo painel de instrumentos Blackout, enquanto a CG 160 Start apresenta instrumentos dotados de contagiros. Outra inovação na Start é o acabamento em Black Chrome nos aros de roda, que proporciona um estilo exclusivo aos modelos além de reduzir a emissão de elementos nocivos ao meio ambiente.
Motor econômico
Versátil e de baixa manutenção, a CG 160 Start, Fan e Titan são equipadas com motor do tipo monocilíndrico, com sistema de comando de válvula no cabeçote OHC (Over Head Camshaft), quatro tempos, arrefecido a ar e injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection). Com capacidade cúbica de 162,7 cm3, é capaz de gerar 15,1 cv (etanol) e 14,9 cv gasolina) a 8.000 rpm. O torque máximo é de 1,54 kgf.m (etanol) e 1,40 kgf.m (gasolina) a 6.000 rpm.
Chassi e rodas
O chassi, feito em chapa de aço, se vale da arquitetura do tipo Diamond, e oferece boa rigidez contra torções. Mesmo em situações extremas, como vias em desnível ou buracos, a pilotagem segura fica garantida devido ao seu desempenho estrutural, que conta com boa maneabilidade e estabilidade.
Nas rodas, a CG 160 Titan utiliza o pneu traseiro de perfil mais baixo e mais largo, com maior área de contato. Na CG 160 Fan, os pneus permanecem com as mesmas especificações da versão anterior. A suspensão usa um garfo telescópico com curso de 135 mm na frente, e sistema de duplo amortecimento de 106 mm atrás. Os freios possuem disco dianteiro simples de 240 mm, e tambor traseiro com 130 mm.
Produzidos em Manaus, os lançamentos estão disponíveis nas cores azul perolizado e vermelho perolizado na CG 160 Titan, vermelha e branca para a CG 160 Fan e vermelha na CG 160 Start. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem, com fornecimento gratuito de óleo em 7 revisões. Os preços sugeridos são de: R$ 7.990,00 (CG 160 Start), R$ 8.990,00 (CG 160 Fan) e R$ 10.190,00 (CG 160 Titan). Os valores têm como base o Estado de São Paulo e não incluem despesas com frete ou seguro.
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