honda-racing-compoe-100-da-selecao-brasileira-no-international-six-days-enduro-2023

Alexandre Valadares “Brankim” é novidade na equipe nacional, ao lado de Bruno Crivilin, Vinicius Calafati e Rômulo Bottrel; Bárbara Neves compete entre as mulheres 

A Seleção Brasileira está a caminho do International Six Days Enduro (ISDE) 2023, principal evento do calendário da modalidade. Com a confirmação de Alexandre Valadares “Brankim”, ao lado de Bruno Crivilin, Vinicius Calafati e Rômulo Bottrel, todos os pilotos do time nacional são integrantes da equipe Honda Racing. O tradicional evento será realizado entre os dias 6 e 11 de novembro, em San Juan, na Argentina. 

honda-racing-compoe-100-da-selecao-brasileira-no-international-six-days-enduro-2023

Outro destaque será a presença inédita do Brasil na disputa feminina, na qual Bárbara Neves está confirmada. A goiana, pentacampeã brasileira, também compete de olho no terceiro título latino-americano feminino, já que o ISDE será válido pelo campeonato continental. A prova inclui seis dias de disputas e, para a edição 2023, são esperados pilotos de mais de 30 países. O ISDE possui 110 anos de história e é a competição mais antiga no calendário da Federação Internacional de Motociclismo (FIM).

O melhor resultado da Seleção Brasileira no ISDE foi conquistado em 2017, na França, com o oitavo lugar. “O nosso objetivo é fazer o melhor resultado histórico do Brasil entre as seleções. Claro que a meta inicial é sempre completar a prova, temos convicção de que a Bárbara Neves será a primeira mulher brasileira a terminar o ISDE. E ela vai correr de CRF 250F, é a primeira vez que uma moto fabricada no Brasil acelera no ISDE”, explica Fernando Silvestre, chefe da delegação nacional e da equipe Honda Racing. 

honda-racing-compoe-100-da-selecao-brasileira-no-international-six-days-enduro-2023

Com pilotos experientes, a Seleção Brasileira promete empenho máximo na prova, que também premia o desempenho individual dos atletas. O capixaba Crivilin possui 10 títulos nacionais e, desde 2020, é o único representante brasileiro no Mundial de Enduro. O paulista Calafati e o mineiro Bottrel, com oito e cinco títulos brasileiros nos currículos, respectivamente, também são competidores renomados. Já o mineiro Brankim é o atual tricampeão brasileiro da categoria E4.  

A equipe Honda Racing de Enduro é patrocinada por Pro Honda, DID, ASW, Borilli Racing, NGK e Honda Seguros. Confira o que disseram os pilotos sobre o ISDE 2023: 
 
Bruno Crivilin (competirá com a motocicleta Honda CRF 250RX) – “Acredito que temos um time forte e potencial para fazer mais um resultado histórico. Eu também gostaria muito de entrar no Top 5 da minha categoria, a E1, mas o maior foco é o resultado da Seleção Brasileira”. 

Vinicius Calafati (Honda CRF 250RX) – “Quero ajudar a Seleção a conquistar um melhor resultado, eu estava na Itália em 2021, quando repetimos o oitavo lugar por equipes, e a meta é um resultado melhor esse ano. Individualmente, almejo a medalha de ouro e principalmente me divertir, porque quanto mais nos divertimos mais fácil vem a velocidade e, consequentemente, o resultado”.

Rômulo Bottrel (Honda CRF 450RX) – “Sinto que estou 100% pronto, além de muito bem fisicamente – isso vai ser fundamental nessa prova. O objetivo é levar a Seleção Brasileira ao melhor resultado possível, nós pilotos temos que ser constantes para irmos até o final do sexto dia”. 

Alexandre Valadares “Brankim” (Honda CRF 450RX) – “É a primeira vez que vou correr fora do Brasil. Estou muito animado e bem preparado fisicamente para essa competição, que exige muito dos pilotos. Eu me sinto muito honrado em poder representar meu país em uma corrida tão importante”.

honda-racing-compoe-100-da-selecao-brasileira-no-international-six-days-enduro-2023

Bárbara Neves (Honda CRF 250F) – “Eu me sinto privilegiada por ter essa oportunidade de representar o Brasil e a América Latina no International Six Days Enduro. Sou a única brasileira integrante da Seleção Latino-Americana, escolhida pela FIM com base no ranking latino-americano de enduro”.

Fotos: Ney Evangelista e Alberto Barbosa/MundoPress

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas

Let’s go together!