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Projeto de sua crossover pode ser a terceira moto híbrida que a marca japonesa terá na manga.

Após um longo período de desenvolvimento, a Kawasaki finalmente lançou sua Ninja 7 Hybrid de produção em 2023 – correspondendo de perto à máquina apresentada na EICMA em 2022 e vista em forma de protótipo no início daquele ano. Em seguida, surgiu um segundo modelo surpresa, a Z7 Hybrid , baseado no mesmo chassi e motor. Agora há uma indicação de que uma terceira variante pode estar em desenvolvimento na forma de uma Versys 7 Hybrid.

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Um pedido de patente apresentado no Japão mostra o trem de força elétrico híbrido associado. aum bicilíndrico paralelo de 451 cc da Kawasaki aplicados a uma moto de caráter aventureiro no estilo Versys, com suspensão de curso mais longo, maior distância ao solo e posição de pilotagem vertical. E embora esteja longe de ser certo que a patente ilustre genuinamente um futuro modelo de produção, é difícil argumentar contra a lógica de fabricar tal moto agora que a tecnologia híbrida da empresa está em produção.

A patente em si refere-se a elementos do sistema de refrigeração, conforme usado no Ninja 7 Hybrid e Z7 Hybrid, portanto não há necessidade intrínseca de que as ilustrações no documento apresentem uma moto no estilo Versys. Na verdade, esta é a única de muitas patentes relacionadas à versão híbrida que mostra um contorno semelhante ao da Versys – a maioria mostra o formato do Ninja 7 Hybrid ou coloca o trem de força em uma moto genérica, quase caricatural, que não dá nenhuma dica à aparência genuína.

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Embora ilustrados de forma simplista, os principais elementos mecânicos mostrados nesta patente parecem ser os mesmos da Ninja 7 Hybrid e Z7 Hybrid, sem alteração no design da estrutura em tubo de aço e o mesmo motor com o motor elétrico empilhado acima sua transmissão. O formato não possui a caixa bulbosa sob o assento que contém a bateria principal de 48 V nos modelos híbridos de produção reais, mas como esse não é um elemento-chave do assunto da patente, pode ter sido simplesmente omitido para tornar a ilustração mais fácil de entender.

É possível que a Kawasaki tenha usado esse formato semelhante ao da Versys como uma pista falsa, mas dado o fato de que as motos de estilo aventura são atualmente mais populares em muitos mercados do que as motos esportivas estilo Ninja ou as nakeds como a Z7 Hybrid, é provável que uma Versys 7 Hybrid fosse adicionada à linha, superando as vendas dos outros dois modelos híbridos. 

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Ninja 7 Hybrid

É também uma parte do mercado onde a autonomia e a economia de combustível do sistema híbrido podem muito bem revelar-se mais atrativas para os clientes, e onde a penalidade de peso de transportar dois grupos motopropulsores completos (combustão interna e elétrico) não seria tão perceptível quando comparada com a competição. 

Além disso, a embreagem automatizada e a opção de operação de transmissão manual por botão ou modo totalmente automático também seriam bem-vindas no mercado de turismo de aventura, onde equivalentes como a versão DCT da Honda na Africa Twin já são populares.

Moto Adventure, a Revista dos Melhroes Motociclistas.

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Fonte: Cycle World