Evento da cultura custom de grande sucesso e o primeiro com pista da Harley-Davidson Speedway do Brasil. Moto Adventure esteve presente e conta tudo em detalhes para você!

POR: CLÁUDIA TERRA

FOTOS E VÍDEO: LUCKY FRIENDS RODEO MOTORCYCLE / RAFAEL SCUCATO

O Lucky Friends Rodeo Motorcycle é um evento pioneiro na América Latina com destaque para a pista de circuito oval de terra, especialmente desenvolvida para as provas com Harley-Davidson. Nos dias 13 e 14 de outubro, em Sorocaba, interior de São Paulo, foi realizada a 3ª edição do encontro idealizado e realizado pela Lucky Friends. Foram dois dias de muita caipiragem e diversão em família, com provas de motos Sportsters (moto clássica de corrida da Harley até hoje), as choppers e outras no melhor estilo old school da Harley-Davidson, marca que criou este estilo de corrida há mais de 100  anos nos Estados Unidos e ainda faz sucesso atualmente.

Além disso, teve apresentação de Hot Rods e flat track, e ainda Globo da Morte,Wall of Death, Half Pipe, Tattoo, Luta Livre, Barbearias, Food Trucks e diversos expositores e oficinas. Tudo harmonizado com muito rock n Roll, com apresentação de 12 bandas, entre elas Hillbilly Rawhide, O Bardo e O Banjo e The Caravans (UK). A área é bastante ampla e ao ar livre, mas as apresentações das bandas acontecem durante as tardes e à noite, em uma tenda ampla. E claro, muita comida de qualidade e bebidas para todos os gostos, e muitos Food Trucks especializados. Mesmo sem um Food Truck vegano/vegetariano, havia opções de alimentos para quem curte esses estilos de vida.

Mas, na Arena Rodeo, na pista Dirt Track Racing, além das Harley-Davidsons, teve também o Desafio das Motonetas, organizado pelo Tatu Albertini, ele que está sempre presente no Rodeo Motorcycle e é uma grande referência na conexão com as motonetas, e tem experiência internacional com participações em eventos e rallys para este estilo de bike “Eu comprei a primeira lambreta em 2011, lambretão 64, mas anteriormente já tinha ligação com elas. A cada 2 meses organizamos uma corrida, sempre em um kartódromo. Corrida em pista de terra participei pela primeira vez no Rodeo Morcycle e me diverti bastante, gostei muito da experiência. A nossa próxima corrida será em 25 de novembro no kartódromo ECPA, em Piracicaba (SP) e teremos também passeio em Campinas (SP) no dia 8 de dezembro.

Na modalidade das Harley-Davidson tiveram duas categorias, sendo das Sportsters e outra das Harleys antigas, com motos fabricadas até 1.979. Na pista, até o momento, só homens participaram, mas, de acordo com Marcelo Creck, um dos organizadores do evento, as mulheres são bem-vindas e fica o convite para que participem da próxima edição. Neste ano tiveram oito pilotos na categoria das antigas e 24 pilotos na das Sportsters. “Para participar das provas os pilotos precisam estar ‘filiados’ a alguma oficina cadastrada no evento. Os pilotos que participam do Rodeo, juntamente com nossa equipe de pista, estão elaborando as regras que deverão ser usadas nas próximas competições, já que não tínhamos esse tipo de categoria no Brasil, até agora”, lembra Creck.

De acordo com ele, o idealizador do Rodeo Motorcycle é Flavio Luz, (proprietário da Lucky Friends Choppers Garage, que é uma oficina especializada na customização de Harley-Davidson – maioria antigas – e Hot Rods; e a Lucky Friends, que é bar, barbearia e loja de roupas, tudo no melhor estilo custom de ser), que achou interessante fazer um evento no Brasil baseado na cultura custom nos moldes dos eventos que acontecem nos Estados Unidos. E essa foi uma brilhante ideia no melhor estilo “caipira não manda buscar, caipira faz”.

Segundo Marcelo, essa é uma das expressões mais comuns usadas no interior paulista. O evento é sucesso grandioso a cada edição. “De dois anos para cá teve um aumento muito grande no segmento e mais ainda na parte das provas de flat track. Nesse ano passamos de 40 pilotos competindo, ampliamos a praça de alimentação e tivemos um crescimento no número de expositores. Trouxemos também o Wall of Death, chamado de “O muro da morte”, Half Pipe para galera do skate e, na parte das bandas, além de músicos de todo o país, tivemos uma banda da Inglaterra, o The Caravans. Nosso maior desafio é tentar fazer um evento bem organizado, que a cada ano cresce muito, para muito além das nossas expectativas. Na primeira edição, em 2016, tivemos cerca de 10 mil visitantes e, em 2018, ultrapassamos a marca de 18 mil. Entre expositores e patrocinadores, tivemos mais de 80 stands em uma área de aproximadamente 50 mil metros. As alegrias são muitas, mesmo com muitas falhas, recebemos muitas críticas construtivas e elogios, isso nos incentiva a continuar e tentar fazer cada vez melhor. Desde a primeira edição não tivemos nenhuma ocorrência dentro ou fora do evento”, explica Marcelo Creck.

O acesso ao evento é permitido somente para maiores de 18 anos. Menores acompanhados dos responsáveis e crianças menores de 12 anos não pagam. Há estacionamento amplo para motos em local próximo à área do evento. Motociclistas ou não, todos pagam igualmente para entrar. Para Marcelo, todas as pessoas são bem-vindas e tratados com igualdade. O evento não disponibiliza área de camping, mas faz parcerias com alguns hotéis da cidade e consegue melhores preços para os participantes. Os organizadores também têm a preocupação e consideração com o lado social e, de acordo com Marcelo, o Rodeo Motorcycle sempre ajuda o Lar Escola Monteiro Lobato de Sorocaba.

Neste ano também teve um stand especial com a presença do The Ride 115, com a Ana Pimenta e Ana Sofia, que estão fazendo uma bonita e importante campanha de prevenção do câncer de mama, ação que a Harley-Davidson também abraçou há um longo tempo em todos os países em que ela está presente, unindo homens e mulheres no Outubro Rosa. Elas fizeram recentemente uma super viagem, que começou no Brasil e terminou nos Estados Unidos e de volta, uma aventura com suas Harleys, para celebrar os 115 anos da marca e divulgar a importância da prevenção do câncer de mama.

“Estar em um evento no Brasil, como no Rodeo Motorcycle para mim, particularmente, é maravilhoso, já que fui uma das pioneiras na realização dos eventos de moto em nosso país. Eu fazia Penedo/RJ, Caxambu/MG, Avaré/SP, entre outros. E, o Rodeo Motorcycle é muito legal, pois resgata o início da história das motocicletas, quando as corridas eram o ponto focal de estar com uma moto.Ver máquinas antigas na pista, competindo como se vê no exterior é emocionante”, lembra Ana Pimenta.

Confira a primeira parte da matéria sobre a viagem aqui:

Em breve, não perca a parte final desta reportagem com tudo que aconteceu na viagem. As celebrações e homenagens pelo BR e nos USA. Ana Pimenta com sua loja PHD Pimenta e com sua agência de viagem Let’s Ride, de venda de motos também, pela primeira vez, foi um dos expositores no evento.

Com reconhecido sucesso, o Lucky Friends Rodeo Motorcycle considera a possibilidade de estar presente em outras cidades do Brasil. “Temos muita procura, mas ainda estamos caminhando, vamos nos estruturar primeiro em Sorocaba e depois pensaremos em ir para outros lugares”, diz Marcelo Creck.

Perfil do organizador

Marcelo Greck é motociclista desde os 12 anos de idade e louco pela Harley-Davidson. “Nos últimos 10 anos tive um contato maior com o Flavio e, vindo trabalhar na Lucky Friends, passei a conhecer e admirar ainda mais a Harley-Davidson, sem nunca me esquecer dos meus quase 10 anos trabalhando como motoboy, por isso, não discrimino nenhum tipo de moto, sou motoqueiro! Atualmente, tenho uma Sportster 1200cc totalmente customizada pela Lucky Friends e mais algumas motos menores com motor 2 tempos. Neste ano, participei da Categoria Dirty Track Racing do Rodeo Motorcycle com uma Harley-Davidson Flathead 1.947de 1200cc, fui eliminado nas classificatórias, meu desempenho foi bem fraco”, conta.

Além da conexão clássica com a motocicleta, ele também curte fazer um som e participa de alguns projetos musicais. “Durante anos toquei em duas bandas, a Honky Tonk Riders e a Bad Motors Rockabilly. Minha maior alegria é fazer parte de tudo isso que estamos fazendo e sentir cada vez mais que estamos no caminho certo. Meu maior desejo é que a gente continue fazendo esse evento e que seja sempre com o espírito de amizade e respeito acima de tudo”.

“Os patrocinadores do evento que estão presentes desde a primeira edição são: Harley-Davidson, Urban Helmets, Jack Daniels, Heineken, e a cada ano temos novos parceiros, como por exemplo, neste ano tivemos a Gedore e a Cavalera. A Harley-Davidson do Brasil é a nossa maior patrocinadora e incentivadora. Nossa pista é a primeira Harley-Davidson Speedway do Brasil. A marca está apoiando muito o crescimento do esporte no país”, afirma Marcelo. Além dos patrocinadores há muitos apoiadores importantes, como a Royal Infield, Triumph e vários outros.

“Para a próxima edição, mais surpresas estão a caminho. A data da edição de 2019 será divulgada em breve, acompanhe pelas redes sociais. Estejam prontos e prontas para mais aventura, emoção e muitas alegrias no Lucky Friends Rodeo Motorcycle. Somos todos um! Unidos pela paixão movida pelas duas, três ou quatro rodas, com muito estilo e personalidade que nos move para a diversão motorizada com amigos e família neste evento feito com carinho para todos por esses caipiras maravilhosos, deste nosso belo país”, finaliza.

Links:

https://www.facebook.com/luckyfriendschoppers.luckyfriends/

http://www.desafiodemotonetas.com.br

https://www.youtube.com/channel/UCLM3zJDDrqTmTh7qGHiLtHg

https://www.facebook.com/EntusiastaAdventure/

https://motoadventure.com.br/category/in-english/

https://motoadventure.com.br

 

VÍDEO:

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS:

 

*Cláudia Terra é jornalista, motociclista e amante do universo Harley-Davidson.

https://entusiastaadventure.blogspot.com