Piloto italiano conquista vitória em casa, para delírio do público presente
Texto: Redação
Fotos: Reprodução/Facebook
MotoGP
A vitória no GP da Itália do Mundial de Motovelocidade ficou com um piloto da casa, mas não foi desta vez que o multicampeão Valentino Rossi (#46), da Movistar Yamaha MotoGP, voltou a vencer no Circuito de Mugello. O grande nome da 6ª etapa do MotoGP foi o de um compatriota do ‘Doutor’ das pistas.
Após largar na terceira marca, no último domingo (4), Andrea Dovizioso (#4), da Ducati Team, fez uma grande prova e tomou a dianteira de Maverick Viñales (#25), da Movistar Yamaha MotoGP, ainda na metade da corrida. O italiano conseguiu defender a posição dos ataques do líder do campeonato e cruzou a linha de chegada em primeiro. Já Vinãles ficou com a segunda posição, seguido pelo também italiano Danilo Petrucci (#9), da OCTO Pramac Racing, em terceiro, que completou o pódio.
Este resultado no GP da Itália modificou algumas posições na tabela classificatória e, principalmente, foi motivo de muita comemoração para Dovizioso. O italiano faturou sua terceira vitória da carreira na categoria MotoGP e saltou para a vice-liderança do campeonato.
Competição acirrada
Apesar de não vencer, o saldo da corrida em Mugello foi bastante positivo para Maverick Viñales. O jovem piloto espanhol cruzou a linha de chegada pouco mais de um segundo atrás do ponteiro e ampliou a sua vantagem no campeonato. Viñales soma 26 pontos a mais que o novo vice-líder e, com isso, garante a sua permanência na liderança independente do resultado da próxima rodada.
Já o seu companheiro de equipe, Valentino Rossi, foi o quarto mais rápido no GP da Itália. E para quem era dúvida ainda na véspera da rodada, este resultado foi muito positivo. Rossi se recuperava de uma queda sofrida num treino de motocross. O piloto recebeu alta apenas na quinta-feira (1ª), um dia antes dos primeiros treinos livres.
VEJA TAMBÉM: AGV traz novas réplicas de pilotos internacionais.
Seguindo o resultado final em Mugello, Alvaro Bautista (#19), da equipe Pull&Bear Aspar Team, completou o Top-5 e complicou ainda mais a vida de Marc Márquez (#93), da Repsol Honda Team. O atual campeão mundial não conseguiu a ultrapassagem sobre o adversário e ficou apenas na sexta colocação.
Sem intervalos, o Mundial de Motovelocidade se prepara para a sua 7ª rodada, prova que será realizada no Circuito da Catalunha no próximo final de semana. Os treinos para o GP da Espanha ocorrem nos dias 9 e 10 de junho, e a largada, no dia 11, domingo.
VEJA TAMBÉM: Viagem de moto por Alemanha, Áustria, Itália, Liechtenstein e Suíça.
Confira abaixo a classificação final com os 10 primeiros colocados da categoria MotoGP:
1º – Andrea DOVIZIOSO (#4), da Ducati Team
2º – Maverick VIÑALES (#25), da Movistar Yamaha MotoGP
3º – Danilo PETRUCCI (#9), da OCTO Pramac Racing
4º – Valentino ROSSI (#46), da Movistar Yamaha MotoGP
5º – Alvaro BAUTISTA (#19), da Pull&Bear Aspar Team
6º – Marc MARQUEZ (#93), da Repsol Honda Team
7º – Johann ZARCO (#5), da Monster Yamaha Tech 3
8º – Jorge LORENZO (#99), da Ducati Team
9º – Michele PIRRO (#51), da Ducati Team
10º – Andrea IANNONE (#29), da Team SUZUKI ECSTAR
Veja a classificação geral após seis etapas:
1º – Maverick VIÑALES (#25), da Movistar Yamaha MotoGP – 105 pontos
2º – Andrea DOVIZIOSO (#4), da Ducati Team – 79
3º – Valentino ROSSI (#46), da Movistar Yamaha MotoGP – 75
4º – Marc MARQUEZ (#93), da Repsol Honda Team – 68
5º – Dani PEDROSA (#26), da Repsol Honda Team –68
6º – Johann ZARCO (#5), da Monster Yamaha Tech 3 – 64
7º – Jorge LORENZO (#99), da Ducati Team – 46
8º -Danilo PETRUCCI (#9), da OCTO Pramac Racing – 42
9º – Jonas FOLGER (#94), da Monster Yamaha Tech 3 – 41
10º – Cal CRUTCHLOW (#35), da LCR Honda – 40
Fonte: #FalaPiloto