Fundada em 2010 por Fred Jourden e Hugo Jézégabel, a Blitz é uma oficina de customização em Paris de onde saem motos únicas e artesanais; uma mais incrível que o outra. Cada projeto busca inspiração no passado enquanto conta uma história nova, e muito própria.
Texto: Guigo Pinheiro e Hugo Renault
Fotos: Laurent Nivalle (BLITZ Motorcycles for GQ)
Segundo Fred, tudo começou quando ele decidiu fazer a manutenção em sua moto, uma BMW R60 / 2 ano 1961. Essa foi sua primeira moto, e a responsável por despertar seu interesse em mecânica. Enquanto isso, Hugo já atuava na área fazendo revisões em Vespas antigas. Quando começaram a trabalhar juntos, ambos tinham outros empregos durante o horário comercial e se encontravam à noite para fazer a manutenção em suas próprias motos. Depois, começaram a trabalhar em motos de amigos, em seguida, em motos de amigos dos amigos e assim por diante, sempre depois do expediente e nos fins de semana. Após anos fazendo tudo de graça, decidiram que era hora de cobrar por esses serviços e largar seus empregos. Assim, em fevereiro de 2011, surgia a Blitz Motorcycles.
Desde então, já foram customizadas mais de cinquenta motos usando como base diversas Yamaha, Kawasaki, BMW e outras. Todas com estilo único, sempre simples, nunca sobrecarregadas de detalhes. Não é raro encontrar elementos misturados nas motos que são feitas lá. Isso acarreta em projetos “Frankenstein” que dificilmente seriam vistos em outros lugares. Tanque de combustível Jawa em Kawasaki, chassi e motor BMW acompanhados de um tanque de Yamaha XT500… Nada é inusitado demais para a dupla francesa.
Quando reconstruíram a Suzuki DR 650 ano 1994, novamente o característico estilo simples e despojado foi aplicado. Para esse projeto o motor foi completamente reformado. Pintura termostática foi aplicada e um novo escapamento foi construído. Instalaram um guidão antigo da Triumph e o tanque da Suzuki GT 125 disponível no mercado europeu. Dessa maneira a moto passa a pesar 140 kg, 26 kg a menos que original. O resultado é uma moto elegante e provavelmente fácil de ser pilotada tanto na cidade quanto na estrada.
Contrariando todas as possibilidades Fred e Hugo tornaram a Blitz uma das oficinas de maior renome no atual cenário de customização de motocicletas na Europa. Com toda a mistura de elementos e costumes até então não convencionais na arte de customizar, a dupla faz funcionar combinações que supostamente não deveriam funcionar juntas, mas funcionam. E parecem muito divertidas de serem pilotadas.