Texto: Marcelo Leite
Saber navegar, tirando o melhor proveito das tecnologias disponíveis, é determinante em grandes viagens.
Hoje, além das várias opções com base em tecnologias de GPS, existem excelentes opções de aplicativos com capacidade de operação off-line como o Google Maps (sim!). Esses dois mundos podem ser complementares como veremos adiante.
NAVEGAÇÃO VIA GPS
Aqui entre nós, só tem um fabricante de aparelhos GPS com diversas opções de cartografia de mercado, adequados para uso em uma expedição de verdade. É a Garmin (*), claro, mas a escolha do modelo é uma questão de bolso e gosto pessoal.
Uma opção óbvia de aparelho é a linha ZUMO, projetados para uso por motociclistas.
MAPAS GPS
Além do aparelho, é fundamental que você tenha mapas GPS de qualidade para uma boa navegação. Eu não tenho nenhuma dúvida de recomendar: não gaste 1 centavo em mapas!
Há uma organização colaborativa chamada “OSM – Open Street Maps” (http://garmin.openstreetmap.nl) que disponibiliza os melhores mapas de qualquer lugar do planeta. Basta escolher o país ou região que você deseja e baixar o respectivo mapa. Esses mapas costumam ser atualizados a cada semana e têm um nível de detalhe muito melhor que os mapas comerciais. Os mapas OSM cobrem o mundo todo. Até o Google Maps usa os mapas OSM como base. Além de tudo são de uso gratuito. Não há o que pensar!
Se você pretende planejar detalhadamente suas rotas em seu computador, é bom baixar o programa Base Camp (gratuito). Dá para viver sem ele e montar as rotas, pontos de interesse e destino diretamente no aparelho GPS, mas no ambiente de seu computador é muito mais fácil. Vale a pena!
APLICATIVOS COM CAPACIDADE OFF-LINE
Praticamente todos nós utilizamos aplicativos como Google Maps e/ou Maps.Me, mas pouca gente sabe que é possível baixar cada rota em modo off-line para depois usar na estrada, mesmo sem qualquer conexão.
Esses Aplicativos são ótimos, mas não dá para contar com o uso de celulares em ambientes de viagem (chuva, areia, quedas…) como com os aparelhos GPS, bem mais robustos.
O FUTURO CHEGOU
Nas novas Honda CRF1100l AfricaTwin, que em breve estarão rodando no nosso país, você pode conectar seu celular e com isso navegar com uso do GoogleMaps direto no painel, um TFT de 6,5”, sem necessidade de suportes, alimentação, etc… É a tendência e provavelmente a melhor solução.
Como dica final, eu diria que navegar é uma questão de experiência e cada um tem suas “manhas” e preferências. Se você ainda não se sente muito seguro, invista algumas horas treinando antes de sair para uma grande viagem. Não é difícil e depois de algumas horas você vai ter domínio suficiente para rodar em toda segurança. Bora lá rodar!
(*) Obs.: – Eu não tenho, e nunca tive, nenhuma relação com a Garmin
Marcelo Leite é engenheiro, palestrante e autor de “Estrada para os sonhos”. Para saber mais: www.marcelo-leite.com