Pirelli

Parceria entre a fabricante italiana de pneus e a categoria de motos de produção se confirma como a mais longa da história do esporte a motor

Texto: Redação
Fotos: Divulgação

Motul Fim Superbike World Championship

A Pirelli foi confirmada pela Dorna, promotora e organizadora do Campeonato Mundial e com a Federação Internacional de Motociclismo (FIM), como a fornecedora oficial de pneus para todas as categorias do MOTUL FIM Superbike World Championship para as temporadas 2019 e 2020. A empresa italiana de pneus prorrogou o atual contrato de fornecimento, que expira em 2018, por mais duas temporadas.

Iniciado em 2004 e agora em sua 14ª temporada consecutiva, a parceria técnica estabelecida pela Pirelli com a Federação, o promotor, as equipes e os pilotos do MOTUL FIM Superbike World Championship já pode aumentar ainda mais o recorde de acordo de fornecimento de pneus da história do esporte a motor. A fórmula de pneu único proposta pela Pirelli foi inicialmente projetada para conter os custos globais de execução do campeonato e, ao mesmo tempo, aumentar a competitividade ano após ano, oferecendo aos pilotos e equipes as mesmas oportunidades para competir pela vitória, por meio do suprimento de pneus justo e idêntico para todos.

A Pirelli, desde o início, também percebeu que as séries derivadas das motos de produção poderiam ser uma ótima plataforma de desenvolvimento para seus pneus e, por isso, definiu fornecer pneus de produção para o evento e não produtos protótipos. Essa escolha provou ser uma das melhores com base no lema: “Nós vendemos o que corremos, e corremos com o que vendemos”.

Ao longo destes anos, a Pirelli disponibilizou para os motociclistas produtos com raízes nos seus respectivos segmentos, vencendo os testes comparativos mais importantes e colocando-se como pontos de referência de mercado. Para permanecer fiel à filosofia que sempre caracterizou o compromisso e a estratégia da Pirelli no MOTUL FIM Superbike World Championship, ou seja, usar a produção de pneus não protótipos, a Pirelli, em 2013, tornou-se a primeira marca a abandonar tamanhos de 16,5 polegadas, apresentando uma nova medida de 17 polegadas do pneu DIABLOSuperbike, um tamanho mais utilizado comumente nas ruas.

VEJA TAMBÉM: De Porto Velho a La Paz: viagem de moto pela Estrada da Morte.