rally-dakar-2023-vai-comecar-a-maior-prova-do-off-road-mundial

Prova acontecerá pela quarta vez na Arábia Saudita, de 31 de Dezembro de 2022 a 15 de Janeiro de 2023 e cobre quase 5.000 Km de especiais com várias novidades.

Os detalhes desta 45ª edição do Rali mais duro do mundo foram revelados num programa de apresentação que contou com a participação de Adrien Van Beveren e Sébastien Loeb, a convite do Diretor de Prova, David Castera.  

rally-dakar-2023-vai-comecar-a-maior-prova-do-off-road-mundial

Os dois pretendentes a um primeiro título no Dakar puderam descobrir o amplo desafio desportivo que os espera e comentar um percurso entre dois mares, composto por 15 dias de corrida, incluindo uma incursão de quatro dias ao Empty Quarter (literalmente, quadrante vazio!), tomando a distância total a percorrer de 8.549 km, dos quais 4.706 km em contrarrelógio.

São esperados 365 veículos na linha de partida, instalados numa praia do Mar Vermelho.

À margem das batalhas pelos títulos da disciplina de rally-raid, veremos também uma centena de veículos como parte do Dakar Classic, a corrida pela consistência reservada aos veículos dos anos 80 e 90, cujo patrono este ano é Jacky Ickx.

O entusiasmo aumenta à medida que o grande desafio se aproxima, o que também é suscetível de dar aos pilotos, co-pilotos e tripulações algumas borboletas no estômago.

O programa anunciado oferece um total de quinze dias e catorze etapas, precedidas por um prólogo disputado em torno do Sea Camp (Campo do Mar), uma nova característica do dia-a-dia do rali.

rally-dakar-2023-vai-comecar-a-maior-prova-do-off-road-mundial

Embora já tenham encontrado às margens do Mar Vermelho desde 2020, pela primeira vez os concorrentes serão reunidos durante todo o período de disputas num acampamento gigante, no que promete ser uma atmosfera única e amigável.

Depois, irão enfrentar o desafio desportivo à medida que se familiarizam com os locais já conhecidos de AlUla, Ha’il ou Riad, antes de passarem, no que lhes diz respeito, quatro dias no ainda inexplorado deserto do citado “Quadrante Vazio”: “esta gigantesca zona em que a areia é rei, especialmente na sua forma mais majestosa: as dunas”, insiste David Castera. A areia será bem e verdadeiramente o ingrediente dominante no menu, cuja sobremesa será servida numa praia, em Dammam, mas desta vez nas margens do Golfo Árabe.

É provável que ao final da batalha a disputa já tenha sido decidida entre as KTM de Kevin Benavides e Matthias Walkner, as GasGas do detentor do título Sam Sunderland e o seu companheiro de equipe Dany Sanders, as Honda de Adrien Van Beveren, Ricky Brabec ou Pablo Quintanilla, ou ainda a Husqvarna pilotada por Skyler Howes ou a Sherco de Lorenzo Santolino.

rally-dakar-2023-vai-comecar-a-maior-prova-do-off-road-mundial