Equilíbrio marca 4ª edição do Rally Serra Azul, em São Manuel. Elias Folly (motos), Daniel Martinez (quadris) e Rodrigo Varela (UTVs) faturaram o título da competição válida pelo Campeonato Brasileiro de Rally Baja. Acompanhe!

TEXTO: DONI CASTILHO

FOTOS: NICOLAS GAVLAK

A 4ª edição do Rally Serra Azul foi realizada na cidade de São Manuel, interior de São Paulo. Com um grid formado por 44 veículos, entre motos, quadriciclos e UTVs, as disputas foram realizadas em mais de 270 km de percurso entre especiais cronometradas e deslocamentos em dois dias de prova, no feriado da sexta-feira, dia 12 de outubro, e no sábado, 13. O parque de apoio do rali, vistorias, briefings, largadas, parque fechado e premiação foram montados no Recinto Mário Covas, tradicional ponto de eventos da cidade.

1º DIA

Entre as motocicletas, Elias Campideli Folly, com uma KTM 450 garantiu a primeira posição na geral entre as motos. “Foi uma especial rápida e muito gostosa. Vamos revisar o equipamento e buscar o lugar mais alto do pódio neste sábado”, disse o piloto da equipe Bianchini Rally. A equipe, aliás, fez a dobradinha com o experiente piloto Fabricio Bianchini, que chegou em segundo.

Dobradinha também nos UTVs, desta vez da equipe Can-Am/Divino Fogão. Rodrigo Varela conquistou sua quinta vitória na temporada e mantém a liderança do Campeonato Brasileiro de Rally Baja. A segunda posição ficou com o seu pai, Reinaldo Varela, enquanto o irmão, Bruno Varela, deixou de ficar em terceiro por milésimos de segundo em relação a André Hort. “Foi uma Especial incrível, no meio do canavial e com piso de areia que segura bem o UTV. Agora, quero ampliar ainda mais vantagem na pontuação”, comemorou Rodrigo Varela, que comanda o Can-Am Maverick X3.

Reinaldo Varela (Can-Am/Divino Fogão), vencedor do Rally Dakar 2018, estava muito feliz com o resultado de sua terceira corrida de Rally Baja. O experiente piloto obteve a terceira vitória consecutiva na categoria UTV Over 45 e segunda posição na classificação geral da etapa. “Estou estranhando bastante andar sozinho, sem navegador. Tem que pilotar muito rápido, sem errar o caminho e ainda controlar o painel, temperatura… É muito difícil, mas estou dando conta e o Can-Am Maverick X3 está me ajudando bastante com os desenvolvimentos que estamos fazendo”, contou o campeão mundial de cross country com carros.

2º DIA

O sol apareceu, elevando a temperatura, e teve poeira em alguns trechos para os competidores vindos de diversos estados do país. Mas isso não mudou nada para o paranaense Elias Campideli Folly, que comanda a KTM 450 da Bianchini Rally, e que também venceu o segundo dia, garantindo o título do Rally Serra Azul na classificação geral das Motos, com o tempo de 02h42m17s. “Estou muito feliz. Uma prova muito boa, bem organizada, bem sinalizada e prazerosa de competir”, festejou o piloto.

Entre os quadriciclos, quem venceu a prova foi Daniel Martinez, que esteve com o Yamaha 700 R, Martinez Racing, com o tempo de 03h07m07s. “Confiei bastante no equipamento e conduzi nas pontas dos dedos para fechar com esse resultado bem satisfatório”, comemora o piloto. Em segundo lugar, Eduardo Birman com Paulo Nicoletti fechando o pódio.

Rodrigo Varela, a bordo do Can-Am Maverick X3, conquistou sua sexta vitória na geral entre os UTVs no Brasileiro de Rally Baja e garantiu o título do Rally Serra Azul com o tempo de 02h31m11s. “A prova foi muito boa, bastante rápida. No primeiro dia, abri uma ótima vantagem com relação aos outros competidores e pude administrar na etapa seguinte”, contou. Ele foi campeão em 2015 e busca o segundo título brasileiro da carreira. “Agora, vou me preparar bem para as próximas etapas e tentar manter estes bons resultados. O objetivo é ficar cada vez mais perto do bicampeonato”, continuou o piloto.

O 4º Rally Serra Azul foi válido pela 6ª prova do Campeonato Brasileiro de Rally Baja. É uma realização da Prefeitura Municipal de São Manuel e através da Diretoria de Esportes e Turismo, com organização da Arena Promoções e Eventos. Tem patrocínio Can-Am e UTV Off Road, e apoio da ACESM – Associação Comercial de São Manuel. A Supervisão é da CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo.

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL (SOMA DOS DOIS DIAS):

 

Motos (cinco primeiros)

1) 4 Elias CampideliFolly, KTM 450, Bianchini Rally, (1)SPD, 02h42m17s

2) 2 Fabricio Bianchini, Husqvarna 500CC, Bianchini Rally, (1)PDA, 02h43m00s

3) 6 Manoel Cruz Malassise Neto, KTM 450, Luizinho Motos, (1)MAR, 02h56m36s

4) 16 Caie Matheus, CRF250R, Tribot Rally Team Racing, (1)REG, 02h57m17s

5) 7 Cesar Augusto Bogo, KTM EXC-F 450, Rally Lages, (2)MAR, 02h57m21s

 

Quadriciclos

1) 20 Daniel Martinez, Yamaha 700 R, Martinez Pai Racing, 03h07m07s

2) 18 Eduardo Birkman, Yamaha Raptor 700, Thunderkids, 3h19m47s

3) 19 Paulo Nicoletti, Honda, Murseta Rally Team, 3h38m33s

 

UTVs (cinco primeiros)

1) 102  Rodrigo Varela, Maverick X3, Divino Fogão Rally Team, (1)UTPE, 02h31m11s

2) 103 André Hort, Can-Am X3, MH Racing, (2)UTPE, 02h31m28s

3) 116  Reinaldo Varela, The Best X3, Divino Fogão Rally Team, (1)UT45, 02h31m39s

4) 132 Edu Piano, UTV, Território Motor Sport, (3)UTPE, 02h32m16s

5) 115 Cristiano Batista, Can-Am X3, Transmáquinas Racing/ Casarini, (3)UTPE, 2h33m18s

 

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS:

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here